Home » ABL em Blocos » Eventos » 2005  
       
  Academia Brasileira de Letras
Programação Cultural do mês de julho de 2005
 
   
 

05 - 3ª feira
17h30min - 5º Ciclo de Conferências, coordenação de Cícero Sandroni: "Intérpretes do Brasil", com José Murilo de Carvalho: "Eduardo Prado e o debate entre iberismo e americanismo". Sala José de Alencar.

07 - 5ª feira
17h30min - Mesa-redonda: “Sesquicentenário de Junqueira Freire”. Coordenação: Ivan Junqueira. Com Alberto Venancio Filho, Fábio Lucas, Carlos Nejar e Alexei Bueno. Salão Nobre.

12 - 3ª feira
17h30min - 5º Ciclo de Conferências, coordenação de Cícero Sandroni: "Intérpretes do Brasil", com Bárbara Freitag: "Florestan Fernandes: revisitado". Sala José de Alencar.

14 - 5ª feira
17h30min - Mesa-redonda: “Centenário de Jean-Paul Sartre”. Coordenação Ivan Junqueira. Com Eduardo Portella, Sergio Paulo Rouanet e Carlos Nelson Coutinho. Salão Nobre.

19 - 3ª feira
17h30min - 5º Ciclo de Conferências, coordenação de Cícero Sandroni: "Intérpretes do Brasil", com Marcelo Jasmin: "Uma sociologia da ausência: Raimundo Faoro e os Donos do Poder". Sala José de Alencar

20 - 4ª feira
17 horas - Festa de aniversário da ABL (108 anos). Prêmios ABL: 1) Prêmio Machado de Assis a Ferreira Gullar, pelo conjunto da obra; 2) Prêmio ABL de Poesia a Neide Archanjo por Todas as horas e antes e Vera Lucia de Oliveira por A chuva nos ruídos ; 3) Prêmio ABL de Tradução a Ivo Barroso por O teatro completo de T.S.Eliot ; 4) Prêmio ABL de Literatura Infantil a Rogério Andrade Barbosa por Contos africanos para crianças brasileiras ; 5) Prêmio ABL de Ensaio a Mario Chamie por Lavradio ; e 6) Prêmio ABL de Ficção a Cristóvão Tezza por O fotógrafo . Salão Nobre.

22 - 6ª feira
21 horas - Posse do Acadêmico Hélio Jaguaribe na cadeira nº 11, que pertenceu a Celso Furtado. Será recebido pelo Acadêmico Cândido Mendes. Salão Nobre.

26 - 3ª feira
17h30min - 5º Ciclo de Conferências, coordenação de Cícero Sandroni: "Intérpretes do Brasil", com Hélio Jaguaribe: "Celso Furtado, pensador e homem de ação". Sala José de Alencar.

28 - 5ª feira
18h30min - Lançamento da revista Comunicação e política, homenagem a Celso Furtado , do CEBELA (Centro de Estudos Latino-Americanos), com chancela da UNESCO e CNPq, e lançamento do quarto volume Globalização e integração das Américas , da coleção Hegemonia e contra-hegemonia, coordenada pelo prof. Theotonio Santos (Eduardo Portella é um dos colaboradores). Na ocasião, será prestada homenagem a Rosa Furtado que receberá o título de membro honorário da Associação Nacional de Economistas e Contadores de Cuba. Térreo.

EXPOSIÇÃO "NO SOBRADO DE CAROLINA"
De segunda a sexta-feira das 13 às 18 horas.
Informações no telefone 3974 2510, das 13 às 18 horas.

VISITA GUIADA AO PETIT TRIANON
Segundas e quartas, às 14 e às 16 horas.
Informações no telefone 3974 2526, de 9 às 18 horas.
E-mail: visita.guiada@academia.org.br