Home » ABL em Blocos » Eventos » Outubro de 2009  
       
  Academia Brasileira de Letras
Programação Cultural do mês de outubro de 2009
 
   
 

6 - 3 ª feira
17h30min - 6º Ciclo de Conferências: "Centenário de Morte de Euclides da Cunha". Coordenação: Alberto Venancio Filho. José Carlos Barreto Santana: "Os fundamentos científicos em Euclides da Cunha". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

13 - 3 ª feira
17h30min - 6º Ciclo de Conferências: "Centenário de Morte de Euclides da Cunha". Coordenação: Alberto Venancio Filho. Moacyr Scliar: "A medicina nos tempos de Euclides da Cunha". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

15 - 5ª feira
17h30min - Mesa Redonda sobre "A Atualidade de Euclides da Cunha". Coordenação: Alberto Venancio Filho. Palestrantes: Márcio José Lauria, José Arthur Rios e Gláucia Villas Bôas. Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

20 - 3 ª feira
17h30min - 6º Ciclo de Conferências: "Centenário de Morte de Euclides da Cunha". Coordenação: Cícero Sandroni: "Euclides da Cunha jornalista". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

27 - 3 ª feira
17h30min - 6º Ciclo de Conferências: "Centenário de Morte de Euclides da Cunha". Coordenação: Alberto Venancio Filho. O próprio Coordenador abordará o tema: "A recepção de Os Sertões". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

29 - 3 ª feira
17h30min - 6º Ciclo de Conferências: "Centenário de Morte de Euclides da Cunha". Coordenação: Alberto Venancio Filho. Ricardo Ventura Santos: "A antropologia de Os Sertões". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO:

A ABL inaugura exposição "Euclides, Um Brasileiro" em homenagem ao centenário de morte do autor de "Os Sertões" Em comemoração ao centenário de morte do Acadêmico e escritor Euclides da Cunha, a Academia Brasileira de Letras inaugurou no dia 27 de agosto, a exposição "Euclides da Cunha, um brasileiro", que ficará abrigada no Centro Cultura da ABL até o final de outubro.
A mostra contará com documentos que registram os dois anos e meio em que Euclides ocupou a Cadeira nº 7 da Academia, assim como constará da exibição de vídeos e de painéis iconográficos, de textos de Euclides da Cunha, ou sobre ele, correspondência (com  Machado de Assis, Afonso Celso, Max Fleuiss, Gustavo Masson. José Verísssimo, entre outros), além de objetos pessoais, cartões postais manuscritos (quando de sua viagem de reconhecimento ao  Purus e Alto Juruá), fotos e também espadas,  facões, projéteis  recolhidos em Canudos.