Home » ABL em Blocos » Eventos » Outubro de 2012  
       
  Academia Brasileira de Letras
Programação Cultural do mês de outubro de 2012
 
   
 

02 - 3ª feira
17h30min - 8º Ciclo de Conferências: "Visões da História". Coordenador: Acadêmico  José Murilo de Carvalho. Acadêmico Tarcísio Padilha: "História e historicidade em Santo Agostinho" . Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

09 - 3ª feira
17h30min - 8º Ciclo de Conferências: "Visões da História". Coordenador: Acadêmico  José Murilo de Carvalho. Arno Wehling: "A História como sistema em Ortega y Gasset". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

11 - 5ª feira
Homenagem aos 80 anos do Acadêmico Eduardo Portella
Dia 11 de outubro, quinta-feira, às 17h30min
Local: Salão Nobre do Petit Trianon
Coordenação: Acadêmico Domício Proença Filho
Palestrantes: 
Beatriz Resende (UFRJ) - "Eduardo Portella, o ensaísta"
Carlos Alberto Sepúlveda (UFRJ) - "Eduardo portella, o crítico literário"
Manuel Antonio de Castro (UFRJ) - "Eduardo Portella, o professor"
Carlos Guilherme Mota (USP) - "Eduardo Portella, as questões de método (interdisciplinariedade)"
Emmanuel Carneiro Leão (UFRJ) - "Eduardo Portella e Tempo Brasileiro"
Barbara Freitag (UnB) - "Eduardo Portella, a questão da cidade"
Vamireh Chacon (UnB) - "Eduardo Portella, política externa e cooperação internacional"

16 - 3 ª feira
17h30min - 8º Ciclo de Conferências: "Visões da História". Coordenador: Acadêmico  José Murilo de Carvalho. Acadêmico Sergio Paulo Rouanet: "O fim da História?". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

17 - 4ª feira
12h30min - MPB na ABL - O show denominado “A volta das cantoras do rádio” terá a participação de: Doris Monteiro, Adelaide Chiozzo, Lana Bittencourt e Sônia Delfino, tendo o jornalista e musicólogo Ricardo Cravo Albin como apresentador. Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. A série “MPB na ABL”, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal.

23 - 3ª feira
17h30min - 8º Ciclo de Conferências: "Visões da História". Coordenador: Acadêmico  José Murilo de Carvalho. Acadêmico Marco Lucchesi: "A História em Giambattista Vico". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

25 - 5ª feira
17h30min - Seminário Brasil, Brasis. "Conversa de botequim: bar, boemia e intelectuais".. Coordenador: Acadêmico Domício Proença Filho. Com a presença de Carlos Lessa, Paulo Thiago de Mello, Sérgio Cabral Santos e Hermínio Belo de Carvalho. Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

30 - 3ª feira
17h30min - 9º Ciclo de Conferências: A crítica sob suspeição?. Coordenador: Acadêmico  Ivan Junqueira. Acadêmico Eduardo Portella: "A teoria literária em questão". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.

31 - 4ª feira
17h30min - 7 Vozes de Drummond - Com roteiro, direção e interpretação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, a Academia Brasileira de Letras promove o recital de poesias denominado “Sete vozes de Drummond”, em comemoração ao aniversário de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, que completaria 110 anos em 2012. As sete vozes e os poemas que serão interpretados são: A voz da infância (Infância, Procurar o quê, Ele e Aula de português); A voz da Poesia (Brinde no banquete das musas, Apelo aos meus semelhantes em favor da paz e Legado); A voz da família (Comunhão, Retrato de família e Distinção); A voz da solidão (A bruxa, Viver e Passagem da noite); A voz do amor (Memória, Caso do vestido e Amar); A voz da morte (Cemitério de bolso, Carta e Para sempre); A voz da sociedade (Canção amiga, Congresso internacional do medo, Paredão, Alta cirurgia e Retrato de uma cidade – fragmento). Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

 
 
 
   
     
 

« Voltar