PREFÁCIO

VIVÊNCIAS, tema da Saciedade dos Poetas Vivos Digital nº 8, prioriza o poético-vivencial, o debruçar sobre o cotidiano e também sobre a interioridade humana, captando sentimentos-matrizes e matizes sensoriais te-matizados na com-vivência de fatos, fotos e fitos – vida desdobrando-se ininterruptamente, sendo registrada e (ad)mirada. O que se desenrola, neste volume, é a maravilhosa e sempre única experiência da vida, dando-se e doando-se em sua infinita multiplicidade.

Vivência e experiência foram termos muito citados por Walter Benjamin, que inclusive nos fala de uma "progressiva atrofia da experiência" no mundo moderno, ocasionando uma ruptura entre o passado individual e o passado coletivo, e entre a memória voluntária e a involuntária. A experiência poética estaria ligada a esta última, exercitando em nós uma forma de lembrar que a sociedade pré-industrial sufoca, uma vez que a memória consciente está sempre à serviço da minimização dos contínuos choques externos a que se sujeitam os indivíduos. Ainda segundo o filósofo alemão, a atrofia da experiência transmitida ao grupo acarreta o desaparecimento do desejo; é neste sentido que a poesia, despertando-nos lembranças associativas, mágico-ritualísticas, rompe com o isolamento a que a memória voluntariamente imediatista condena e exila os seres humanos.

Participam deste olhar inquieto dezessete poetas atentos aos diversos momentos da experiência cotidiana, vivenciados em intensidade: Angela Moraes Souza, Beatriz Amaral, Djalma Silveira, Flávio Mota, Francisco Orban, Gerson Murilo, Glória Horta, José Eduardo Seregato, Líria Porto, Lúcia Constantino, Maria Helena Latini, Tania Montandon, Valéria Andrade, Virgínia Schall. Como convidados desta edição contamos com: Chacal, performista, ativista cultural, artista multimídia; Ilma Fontes, cineasta, roteirista, dramaturga, jornalista; e Renata Pallottini, conhecidíssima artista também multifacetária – um trio que dispensa maiores apresentações.

Eis a poesia, vívida, em busca de dzoé: da vida experenciada em todos os instantes de forma única e irrepetível. Vivências-trajetórias. Vivências-movimentos. Vivências-caminhos.

Urhacy Faustino e Leila Míccolis
EDITORES

Lançamento oficial: 14 de março de 2009
(Dia Nacional da Poesia)


Créditos:

Capa: Vande Rotta Gomide
Título: Eduardo Feijó Netto Machado
Seleção de textos: Leila Míccolis
Webmaster: Urhacy Faustino

Capa da Saciedade dos Poetas Vivos

Angela Moraes Souza

Melhor visualização com tela cheia

Mande seu comentário por e-mail, disponibilizaremos alguns