O processo de libertação da população brasileira
do jugo daqueles que dominam a política tupiniquim, atualmente empenhada
em destruir a idéia do Estado-Nação brasileiros, segundo
as diretrizes impostas pelos organismos de representação
do capitalismo financeiro internacional, e docilmente aceitas pelos homens
no poder, com certeza muito tem a aprender com a experiência vivida
pela mulher, nesses últimos 30 anos, quando foi abalada a chamada
mística feminina.
A reflexão que se pode fazer neste 8 de março, quando
mais uma vez se comemora o Dia Internacional da Mulher, muito tem a informar
e a contribuir, se comparamos os ganhos e conquistas das mulheres, que
já foram de todo degradadas e espezinhadas, com o grau de degeneração
que vamos alcançando na vida social e política do País,
sob o domínio dos ditames do chamado homem macho caboclo —
mesmo os formados na Sorbonne ou em Harvard. Para tanto, vamos trabalhar
com informações e análises oferecidas pela psicanalista
e sexóloga Regina Navarro Lins, autora do livro Na cabeceira da
cama (Rocco), a pesquisadora francesa Michelle Perrot (Mulheres Públicas,
Unesp) e a historiadora Hannah Arendt (A vida do espírito).
As lutas que culminaram com as atuais conquistas das mulheres e a sua
crescente libertação e independência da estrutura social
nascida do poder do pai — a ideologia patriarcal, que existe há
cinco mil anos e cuja história se confunde com a própria
história da nossa civilização — muito podem colaborar
para o esclarecimento do processo vivido hoje
pelas populações excluídas no âmbito do
neoliberalismo, essa nova ideologia econômica que vem presidindo
os caminhos do ocidente neste final de milênio.
Como se vê nos dias de hoje, a mesma bestialização
e subjugação de populações inteiras —
independente das condições de classes de seus membros —
por grupos políticos que usurparam o poder político e as
manipulam e oprimem são também as características
do patriarcado, que submeteu as mulheres ao longo de séculos, fazendo-as
acreditar na sua condição de seres inferiores e subalternos,
a elas impondo o controle da fecundidade e a divisão sexual das
tarefas. O estabelecimento do sistema patriarcal na civilização
ocidental, fruto de um processo gradual que levou quase 2.500 anos, desde
cerca de 3.000 a.C., consolidando-se em 600 a.C., fomentou a sujeição
física e mental da mulher, restringindo sua sexualidade e mantendo-a
limitada a tarefas específicas.
A correlação hoje com a sujeição de populações
inteiras ao domínio de oligarquias e grupos econômicos se
daria igualmente pela promoção – via marketing nos meios
de comunicação desses grupos e oligarquias – da impressão
de que apenas os ‘‘iluminados’’ do sistema político-econômico
(o pai) seriam os predestinados a governar e a administrar a coisa pública,
em detrimento dos talentos e das autênticas lideranças surgidas
do meio do povo e dos segmentos excluídos do gerenciamento das riquezas
nascidas do trabalho e do esforço dos que, enfim, fazem a sociedade.
Especialistas da psicossomática questionam como a maioria dos
cidadãos, mesmo dispondo de luminares e estudiosos em seu meio,
se permite subjugar-se e manter-se, ao longo dos séculos, sujeitos
aos domínios dos que detêm o poder econômico, encontrando,
na atualidade, as chamadas neuroses ‘‘de caráter’’ e ‘‘de comportamento’’.
A partir do estudo de Hannah Arendt, em seu livro Eichmann em Jerusalém
(1963), que tem como subtítulo Reflexão sobre a banalidade
do mal, pode-se perceber como um comportamento de obediência, de
submissão absoluta, implicando na abolição de todo
livre arbítrio, pode levar ao estado de coisas vivido hoje nas sociedades
mantidas a ferro e fogo por pequenos grupos e oligarquias, sem que, com
isso, se ache nada ‘‘anormal’’ ou que algo esteja ‘‘fora do lugar’’, exatamente
como a submissão da mulher ao correr dos séculos aos preceitos
do sistema patriarcal.
Aqui podemos encontrar o retrato de pessoas que conosco convivem e
a explicação para comportamentos de certas figuras sociais
que, tendo há pouco apresentado um comportamento ‘‘rebelde’’ ou
‘‘de esquerda’’, são introduzidos no sistema e se transformam em
propagandistas da continuidade da ordem vigente, ou seja, do status quo.
No caso das mulheres, foram elas cúmplices durante milênios
na perpetuação do sistema patriarcal que as oprimia, acreditando
em sua inferioridade e transmitindo os mesmos valores, através das
gerações, aos filhos de ambos os sexos.
Como Eichmann, que contribuiu de forma decisiva com Hitler na matança
de seis milhões de judeus, vemos hoje multidões de pessoas
a quem foram extraídas a ‘‘faculdade de pensar’’. No Brasil, em
especial, o fato se
dá como resultado de 21 anos de ditadura militar, quando houve
uma completa despolitização e imbecilização
das massas, num processo que culmina na ‘‘normopatia’’, termo que designa
personalidades que se caracterizam por sua extrema ‘‘normalidade’’, no
sentido de conformismo com as normas de comportamento social e profissional.
‘‘Pouco fantasistas, pouco imaginativos, pouco criativos, eles costumam
ser notavelmente integrados e adaptados a uma sociedade na qual se movimentam
com desembaraço e serenidade, sem serem perturbados pela culpa,
a que são imunes, nem pela compaixão, que não lhes
concerne; como se não vissem que os outros não reagem como
eles; como se não percebessem mesmo que os outros sofrem; como se
não compreendessem porque os outros não conseguem adaptar-se
a uma sociedade cujas regras, no entanto, lhes parecem derivar do bom senso,
da evidência, da lógica natural. Sendo bem-sucedidos na sociedade
e no trabalho, os normopatas se ajustam bem ao conformismo, como num uniforme,
e portanto carecem de originalidade, de ‘personalidade’. O recurso a esse
modo de funcionamento psicoafetivo pode estar ligado à pura hipocrisia
e à perversão ou à má-fé. É o
caso de Eichmann. No fundo, a principal característica constitutiva
de sua banalidade é a sua ‘falta de personalidade’ verdadeira. Em
outras palavras, Eichmann é um normopata, e essa normopatia é
que Hannah Arendt designa pela expressão ‘banalidade do mal’.’’
Essa ausência de pensamento, que tão bem caracteriza o
homem deste final de século, entregue aos ditames da mídia,
com seus clichês, frases feitas, códigos de expressões
padronizadas e convencionais, que têm como função socialmente
reconhecida proteger da realidade, das solicitações que os
fatos e acontecimentos impõem à atenção para
sua própria existência, é também objeto de estudo
do psiquiatra e psicanalista Christophe Dejours, no livro A banalização
da injustiça social, que complementa:
‘‘Em outras palavras, encontram-se aqui, no nível dos membros
de toda uma sociedade, as três características da normopatia:
indiferença para com o mundo distal (o mundo longe da gente) e colaboração
no ‘mal tanto por omissão quanto por ação’; suspensão
da faculdade de pensar e substituição pelo recurso aos estereótipos
economicistas dominantes propostos externamente; abolição
da faculdade de julgar e da vontade de agir coletivamente contra a injustiça.”
No plano político, com a desorientação das esquerdas
e dos movimentos de emancipação coletiva que marcaram outras
épocas, Procura-se Desesperadamente por Suzy (filme de Madonna),
ou seja, por uma tábua de salvação, que, no pós-Muro,
não se sabe de onde poderá vir. E, assim, como sociedade
espoliada e degenerada, nos mantemos como a mulher do passado, vista pela
história popular, na qual uma jovem muito desejosa de viver uma
relação de amor deixa um bilhete num local onde seria fácil
de ser encontrado, no qual está escrito: ‘‘A qualquer pessoa que
encontre esse bilhete: Eu te amo’’. Não esquecer, contudo, que essa
mulher já era, viveu no passado. Hoje, há um novo tipo de
donzela...
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O autor é poeta, ensaista e jornalista de Rio
Grande do Norte (Natal).