Christina M. Herrmann  

Christina M. Herrmann é poeta, webdesigner. Carioca, vive atualmente na Alemanha. Comunidades no orkut: "Café Filosófico das Quatro", "Sociedade dos Pássaros-Poetas" ambos de entrevista e "Orkultural" em parceria com Blocos Online.
Blog: <http://www.chrish.weblogger.terra.com.br>. Página pessoal no Orkut : <http://www.orkut.com/profile.aspx?uid=3958990305271197129>

Coluna 08 - 2 ª quinzena de dezembro
próxima coluna: 8/1 (irá ao ar dia 9/1, a partir das 21 h.)

Hoje é vespera de Natal e também um período que religiosos ou não o comemoram promovendo a união e harmonia e, como não poderia deixar de ser, também no portal Orkut.com isso tem se manifestado através de mensagens trocadas em comunidades e os famosos ‚scraps'.

Aproveitamos a data para agradecer o interesse, carinho e apoio dos leitores, membros e donos de comunidades desde a primeira edição da nossa coluna "Orkultural“ " e também o apoio à nossa comunidade homônima.

Acompanhem nesta edição mais algumas novidades desse "universo orkultural“ que lhes trazemos com muito prazer, como anúncio de comunidades, eventos, poemas, pesquisas e os comentários de literatura da Prof. Solange Firmino.

E desejamos a vocês todos Boas Festas e um 2006 de realizações e esperança, principalmente que toda essa gama de informação, cultura e interação do nosso "mundo moderno“ sirva para mobilizá-lo e melhorá-lo de algum modo, começando por nós mesmos.

Até a próxima edição, pessoal!

 

C O M U N I D A D E S   D A   Q U I N Z E N A:

Comunidade: Discutindo Literatura

"Entra! O verso- é uma pousada!
Castro Alves
Este espaço foi criado para os amantes das letras: poetas, escritores e afins. Como temário discutiremos literatura e suas relações com a vida.
Aqui vamos compartilhar nossos textos e nossas idéias, num clima amistoso.
O título da comunidade é uma homenagem à revista Discutindo Literatura -publicada pela Escala Educacional. Vamos acompanhar sua trajetória?

 

Comunidade: Amantes do Romance Policial

Criei essa comunidade para quem curte esse tipo de literatura.
Dedicado ao amantes do Doyle, Agatha Christhie, Simenon, Poe, P.D James, Raymond Chandler, entre outros. Para participar basta gostar do gênero.


Comunidade: Escritoras

Comunidade dedicada a escritoras. Seja vc uma ou simplesmente apreciadora de nomes como: Lispector, Hilda Hilst, Cecília Meireles, Cora Coralina, Simone de Beauvoir, Marguerite Duras, Jane Austen...
Homens são bem-vindos !
Foto da comunidade: Obra de Picasso

 

P O E M A S    D A    Q U I N Z E N A

Eu vi o mundo na palavra homem, anônimo, homúnculo, menos que número, povoando a Terra. Vi ser humano fabricado, nascimento negado, futuro condenado, menino armado nas galas da florescência. Vi nos fragmentos de jornais: gritos, retratos, estatísticas, violência, atentados sanguinolentos, intolerância, resto de pó da miséria humana.
Então, eu quis o mundo na palavra verbo: amar, respeitar, unir, harmonizar. E descobri que posso reinventar a história, como disse Drummond: “entre coisas e palavras principalmente entre palavras – circulamos, vivemos, morremos, e palavras somos".
A vida é cara, mas não é sentença. Eu e o outro não temos que ser trevas. Podemos ser caçadores de estrelas. De mãos dadas semearemos pelo mundo aquilo que convém ser semeado: diálogos de paz. E trabalharemos pela colheita.
Anularemos as palavras desassossegadas: ódio, negligência, abandono, injustiça, culpa.
Eu vi o mundo na palavra esperança. Ó abre alas que eu quero passar. Na linha ponho a isca de um sonho. Pesco uma estrelinha.
Luciana Pessanha Pires

 

ILUSÃO
Acabou o que nunca existiu,
O amor!
Chega um aperto no peito
A tristeza!
Evaporam-se do choro
As lágrimas!
Surge do vazio
A mágoa!
Transforma-se em frustração
A esperança!
Perdeu-se no tempo
A ilusão!
Conquista-se da solidão
O medo!
E no olhar distante
O brilho!

Nerize

 

MENINO DE RUA

Menino de rua
Pele escura e nua
Grande guerreiro
Delinqüente
Da cidade grande
Sobrevivente
Herói entre os mendigos
Vive desafiando o perigo
Sua "oca" é a estrada
Índio da mata civilizada
Tua tribo é tua gangue
Índio da cidade grande
Perdido na selva de concreto
Não sabe o caminho certo
Nem faz questão de aprender
Só conhece o lado escuro da vida
Da favela de tudo desprovida
Que de uma certa maneira é mais unida
Do que muitas comunidades sadias

Cleide  


V A I    A C O N T E C E R

Sarau "Noite Cultural em Taboão da Serra"

Data: Terça-feira, 27 de Dezembro de 2005
Hora: 18:00
Local: CEMUR Pça Nicola vivilechio s/n, largo do Taboão
Cidade: Taboão da Serra    
Detalhes: Projeto "Noite Cultural em Taboão da Serra", no qual haverão exposições de Pintura, Escultura, Fotografia e Literatura de Cordel, Recital de Poesia, Teatro Comédia, lançamento do meu livro de poesia e após a sessão cultural muita música com a animação de DJs.  Informações 8132-9833 ou 3532-0243, pelos e-mails:professormae@ig.com.br ou teachermae@hotmail.com ou ainda pelo Orkut: Prof Marco Ant.

Por: Prof Marco Ant Euzébio

 

Vivência Terapéutico-Musical/Ano Novo
Data: Sábado, 31 de Dezembro de 2005
Hora: 20:00
Local: Pousada Rio Acima
Cidade: Itamonte-MG
Detalhes: A pousada rioacima, uma antiga centro de terapias do Osho estara oferecendo neste final de ano uma vivência terapéutico-musical para limpeza e sutilização se energias com o músico Vagner Nazareth pesquisador de flautas nativas e das tradições étnicas juntamente com o percussionista e terapéuta Alexandre Calori.
Tel. contato 3591138367
www.rioacima.com.br
Por: Vagner Nazareth 

 

ARTETERAPIA - uma proposta vivencial
Data: sábado, 31 de dezembro de 2005
Hora: 10:00
Local: Vila Nova Conceição
Cidade: São Paulo
Detalhes:Pessoal,
Dois grandes talentos, Dr. Gilberto Ferreira Dr. em Psicologia e Renata Gil Artista Plástica estarão juntos num projeto maravilhoso. Segue algumas informações abaixo:
Arteterapia
A Arteterapia diz respeito à utilização de recursos artísticos e expressivos no processo terapêutico, em um contexto artístico que possibilite resgatar a auto-estima, dar outro significado a conflitos emocionais, elaborar novos projetos, expressar sensações e emoções, criar e transformar, com amadurecimento interno e maior contato, consciência e criatividade.
Destinado A: todas as pessoas, de qualquer idade adultos, que buscam o auto-conhecimento e gostam de utilizar recursos artísticos.
Duração: 2 horas semanais
n° de vagas: 10
duração: 16 encontros a cada 4 meses em média um grupo novo começa - tem sempre um grupo novo começando / ligar para saber disponibilidade de horário e dia
dia e horário: quinta-feira das 20h às 22h ou sexta-feira das 10h às 12h
local: R. Bastos Pereira, 58 – Orion – Vila Nova Conceição
Profissionais responsáveis:
prof. Dr. Gilberto Ferreira psicólogo clínico e Dr. em psicologia clínica / trabalhos grupais e criatividade pela USP, prof. da Faap, do Instituto Sedes e da Alquimiart
Renata Gil – Artista Plástica 20 anos de experiência com grupos, prof. de cerâmica.
® Mais informações011 3663-3929 / 9906-2993 – Dr. Gilberto Ferreira
011 5096-1960 – Renata Gil

Por: Stella Costa

 

Maratona de Férias Coda/RJ  
Data: Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2006
Hora: 08:00
Local: RJ
Cidade: RJ
Detalhes: Aproveite as férias para investir em você!
Palestras, oficinas e cursos de qualidade.
Inscrições: de 19/12/2005 até 06/01/2006 de 2ª feira à 6ª feira de 9h às 17h
Coda Consultoria Educacional
Rua Lucídio Lago, 232/209 - Méier - RJ
Informações: 21 2261-0398/ 21 7824-6615/ 21 7824-9844
Vagas limitadas em 10 alunos por turma. Garanta já a sua!

Por: Patricia Coda

 

Oficina de Psicanálise Lacaniana
Data: Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2006
Hora: 19:00
cidade: SP
Detalhes: Estagio Permission em Clínica Escola
A Oficina de Psicanálise Lacaniana
Convida a conhecer:
O Espaço de Estudos à Letra',você encontra o Estagio Permission, um local para graduados que tenham interesse em aprofundar seus estudos e pesquisas em psicanálise com o respaldo prático clínico e o teórico aulas e debates na produção do seu projeto clínico.
Site: www.lacaniana.com
Telefone: 1130979753

Por: Celia S

 

P E S Q U I S A : ”O QUE VOCÊ ENCONTROU NO ORKUT?“

Também tinha recebido vários convites 02/11/2005 06:08
Mas não conseguia preencher pois era em inglês, de tanto tentar acabei conseguindo, até que um dia consegui passar p/ o português, então nunca mais deixei de participar e convidar mais amigos, inclusive consegui que meu filho tb entrasse, estou gostando pois aprendo coisas novas com as comunidades, escolho sempre as melhores, sei que tem muita coisa ruim,mas ignoro, o saldo final é sempre mais positivo do que negativo e é isso que vale....

Ivone

 

05/11/2005 12:28
É praticamente o único lugar onde posso discutir, aprender e ensinar alguma coisa sobre história, a qual me dedico como amador. Além de outros interesses meus, com os quais näo tenho com quem discutir, coisas que não interessam a mais ninguém à minha volta.

Lucas

 

Resistência! 06/11/2005 06:36
Parece ser este o ponto em comum entre todas as opiniões!
Tambem eu resisti!
Participava, e paticipo, de alguns grupos na Yahoo sobre preservação do ambiente e direitos e defesa dos animais, nos quais, todos ou quase todos, se associaram ao orkut.
Falava-se muito nas comunidades bandidas e na necessidade de enfrentá-las.
Acabei cedendo e amei.
O Orkut, apesar de algus contrapontos, tem muito a oferecer.
Criei minha própria comunidade visando despertar consciências jovens e não jovens para a questão.
Como na parábola do Mestre, sai a semear.
Umas sementes caem entre as pedras, outras entre os espinhos, mas ainda umas outras, em solo fértil e assim vamos aumentando o número daqueles que querem ajudar a fazer desse mundo, um mundo melhor!
Um grande beijo!

Kahena

 

O Orkut ainda está me devendo... 06/11/2005 15:58
Nunca tive qualquer tipo de resistência para aderir ao Orkut. Mas nunca tive um retorno que compensasse a lentidão e o bad, bad server. Ao contrário do que escuto falar, encontrei pouquíssimos antigos amigos. Muitas comunidades inúteis, vazias. Apenas recentemente descobri ótimas comunidades, como o CF4 e a SPP, onde percebo de cara que há pessoas ótimas, muito talentosas, onde talvez eu consiga fazer amigos. E o Orkultural eu acabo de conhecer...

João Claudio

 

11/12/2005 02:06
SANTA CATARINA DE SIENA,disse um dia:Assim como os pés transportam o corpo,os afetos transportam a alma.esta frase para mim é a cara do ORKUT; sem o auxilio dos pés estou sempre junto dos meus amigos.Eu adoro esse tele-transporte!!

Ronaldo

 

 

O QUE VOCÊ INDICA?

Natal das Artes 2005 27/11/2005 17:52
Olá Ivone, em São Paulo, Embu das Artes está com uma ótima programação. Tudo Gratis. Conferir www.embu.sp.gov.br ou fone 011-4704-6565
Yara

 

curso criatividade 03/12/2005 07:15
ELEMENTOS BÁSICOS DO ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO
Para aqueles pensam em escrever para cinema e não sabem por onde começar. Ou para aqueles que querem saber mais sobre o padrão norte americano de fazer filmes, já que o curso aborda o padrão da formatação americana e os conceitos de estrutura mais famosos de Hollywood: O paradigma de Syd Field e a Jornada do Herói de C. Vogler
De 30 de janeiro a 03 de fevereiro, de segunda a sexta- feira.
Horário: das 15h30 às 17h30
CRIATIVIDADE-PARA ESCRITORES, ROTEIRISTAS E REDATORES
O curso auxilia escritores, redatores e roteiristas que enfrentam problemas com falta de criatividade e que gostariam de renovar suas atitudes e melhorar o seu nível pessoal de desempenho.
De 06 a 10 de fevereiro, de segunda a sexta-feira.
Horário: das 15h30 as 17h30
Planeta Tela Espaço Cultural
R. Humberto I, 981 – V. Mariana- São Paulo
5081 6249/ 5081 5810
www.planetatela.com.br

Andrea

 

Homenagem a Alexandre Robatto 17/12/2005 14:26
Cineasta baiano é homenageado em mostra fotográfica que agrega várias imagens feitas por ele.
Local: Galeria Pierre Verger- Biblioteca publica-Rua General Labatut,27,Barris,Salvador,Bahia.
Diariamente das 8h às 18horas.até 15/01/06

Ivone

 

O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?

O Conquistador 23/10/2005 17:45
Literatura Portuguesa....
Um romance bem irônico e divertido do Almeida Faria... Ele fala das superstições de família, histórias da nossa infância e adolescência, os primeiros amores, sexo... Muito bom...!
Beijos,
*Poetisa*

Andressa

 

Escrito em 1932... 22/11/2005 15:01
Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, até hoje é um romance que dá um choque na ética e na moral.
Vale a pena lê-lo.
Bjos.

Aline

 

O mundo de Sofia 23/11/2005 06:02
Romance da história da filosofia. Estou adorando.

Juliana

 

23/11/2005 08:14
Acabei de ler tentando entender Monterroso - Luiz Arraes... Agora estou meio perdida... ¿O que vou ler?

Fernanda

 

23/11/2005 08:15
Estou lendo "Alexis ou O Tratado do Vão Combate: Marguerite Yourcenar".
Diferente de tudo que já li, o personagem sofre um conflito interior tão grande, é incrível.
Costumo ler rápido, mas em virtude de estar enrolada com algumas coisas da faculdade estou demorando um pouco e me perdendo também. Por isso lerei tudo de novo. Mas realmente é muito bom.
Aí foi minha sugestão

Andréa

 

L I T E R A T U R A  -  S O L A N G E   F I R M I N O

       O ano está acabando. Recebemos dos amigos e familiares mensagens desejando que aproveitemos bem o próximo ano. Mesmo quem não está com espírito natalino nem a fim das tradicionais confraternizações, sempre pensa se aproveitou bem o ano e faz planos para os próximos 365 dias.

       Sabemos que o tempo é finito e a vida é breve. Mas nem sempre sabemos aproveitar bem os nossos dias.

       Há uma expressão latina nas odes do poeta Horácio que diz “Carpe Diem ”. Rubem Alves escreveu: "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente. Podemos concordar com ele, pois o passado já foi e não sabemos como será o futuro. O presente é o tempo certo e inédito para viver.

       Em todos os períodos da literatura universal, muitos escritores fizeram referência ao “Carpe Diem ”. Na Literatura Brasileira, essa idéia esteve muito presente durante os períodos do Barroco e Arcadismo.

       O homem barroco, diante da efemeridade da vida, sente o desejo de aproveitá-la, mas teme pela salvação espiritual, resultando no sentimento contraditório característico desse estilo de época. Gregório de Matos escreveu em um soneto: "Goza, goza da flor da mocidade. / Que o tempo trata a toda ligeireza / E imprime em toda a flor sua pisada."

       No Arcadismo, a mesma sensação de fugacidade do tempo e o carpe diem horaciano nas liras de Tomás Antônio Gonzaga: “Sobre as nossas cabeças,/ Sem que o possam deter, o tempo corre; / E para nós o tempo, que se passa, / Também, Marília, morre.”

       Walt Whitman escreveu um poema que começa assim : "Carpe Diem, aproveite o dia. / Não deixes que termine sem que tenhas crescido um pouco, / sem que tenhas sido um pouco mais feliz, / sem que tenhas alimentado teus sonhos."

       Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, escreveu: “Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio”.

       Mais recentemente o tema fez parte do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, de 1989. Imperdível para os estudantes de Letras, profissionais da Educação e todos os que acreditam na transformação dos valores que escravizam.

       Na época em que assisti ao filme eu tinha 17 anos, estava saindo do Curso de Formação de Professores, com sonhos de uma turma perfeita. Eu queria ser como o Professor Keating, que mandava rasgar os manuais e incentivava todos a seguirem seus sonhos. Minhas dúvidas sobre fazer Filosofia ou História se dissiparam, eu faria Letras e seria professora de Literatura.

       O que caiu no vestibular de 1990? Carpe Diem! Um texto de Tomás Antônio Gonzaga fazendo relação ao tema do filme. Ponto pra mim.

       E o tema do tempo que corre está em meus versos sempre:

“...Os dias se movimentam
em procissão contínua
águas de Heráclito
nos diferentes rios
relógios nas longas noites
siderais...”

“...As esperas parecem incontáveis
nas horas que escorrem.
São Relógios de Dali
que escapam entre os dedos...”

“...Perco-me nas horas do relógio
sem memória,
mas não ignoro o insistente
carpe diem
dos ponteiros...”

“...Cronos, meu Senhor,
não meça meus passos
tão rápido!
Deixa que eu ouça a voz
de Dirceu
despertando Marília.”

       Segundo a mitologia grega, Cronos, diante da ameaça de ser destronado por um dos seus filhos, come-os assim que nascem. Tudo que nasce do Tempo é devorado por ele mesmo. Um belo símbolo. Cronos é o tempo medido pelo relógio, o tempo linear que dita o ritmo das nossas vidas. Mas existe Kairos, o tempo que é vivido, o tempo qualitativo.

       No sentido mais profundo, a expressão Carpe Diem não quer dizer para só para aproveitar os instantes como se fossem os últimos e fazer coisas inconseqüentes, mas aprender a sincronizar Cronos e Kairos.

       Uma das melhores mensagens que recebi esse ano sobre o tema, atribuída a Chico Xavier, foi: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

       "Tempus fugit", o tempo foge, não esqueça de aproveitá-lo. "Carpe diem"!

       Carpe 2006!

 

COMUNIDADES PARCEIRAS DA COLUNA ORKULTURAL

Orkultural:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4952440
Café Filosófico "Das Quatro":
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1190640
Sociedade dos Pássaros-Poetas:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2419882
Filosofia da Arte:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2033033
Filosofia para Não-Filósofos:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=64968
Rubem Alves:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=54986
O Legado Clássico:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=740284
Manoel de Barros:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=847355
Ensaio sobre a Cegueira:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1022543
Pensamento Livre:
http://www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=1843580
Falando de Filmes e Livros:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4098568
Música Clássica:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5906753
Christina Magalhães Herrmann:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1982546
USINA - Grupo de [es]Tudos:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1211806
Pensamento e Cinema:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=398894
Sade: Est/Ética&Política:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=362383
Elias Canetti:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=597913
Pierre Klossowski:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=935185
Discutindo Literatura:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3332336

Voltar