Língua Tupi : Um Patrimônio Nacional Esquecido (*)
Hoje se ouve ministros da cultura brasileira como o Gilberto Gil fazer das coisas da Bahia patrimônio da cultura nacional. Os afro-brasileiros se esquecem que a língua Tupi é a língua nativa do Brasil, e deveria ser um patrimônio nacional e ensinada nas escolas públicas como a língua mais importante do Brasil depois do Português. Sim que façam do acarajé um patrimônio nacional, porém, que não se esqueça do Tupi.
O Tupi [tu-'pi] foi o idioma indígena mais usado na costa Brasileira quando os portugueses chegaram onde hoje é o Brasil em 1500. O idioma Tupi foi usado como a l íngua franca dos colonizadores durante muito tempo. Então o Tupi a maior língua nativa do Brasil foi de fato um idioma muito importante. Muitos vocábulos dentro do Português hoje são de origem Tupi. Só depois de um decreto proibindo o uso do Tupi fez do Português a língua nacional.
Aqui vão alguns Exemplos do uso do Tupi no Português moderno. Se alguém falasse em Portugal a frase “Pare com esse nhenhenhém”, talvez os portugueses não entendessem nhenhenhém. Nhenhenhém vem to Tupi e quer dizer conversa jogada fora. Um turista brasileiro que relatasse a uma pessoa de Cabo Verde que “Chorou as pitangas” provavelmente não seria entendido. Outros bons exemplos são: “Estar Jururu”, cabelo “pixaim” e ficar na maior “pindaída” são outras expressões difíceis de entender para lusófonos não-brasileiros. Ao povo brasileiro em geral não percebe, mas, o Português que falam é em grande parte tributário do Idioma Tupi, falado pelos nativos que Pedro Álvares Cabral encontrou na Terra de Santa Cruz há 500 anos. Nada menos que 20.000 dos vocábulos dicionarizados no Brasil vem do Tupi. Porém os estudiosos da língua estão em extinção. Temos que dar um louvor ao Professor Eduardo Navarro da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo que fundou um ONG, a Tupi Aqui (que ele chama de língua Brasílica), com o qual pretende formar 100 professores do idioma até o fim de 2004 (o projeto começou já há alguns anos). Professor Eduardo diz que não será possível entender os primeiros anos da história do Brasil se essa língua se perder (fonte: revista Veja/2004).
O professor Eduardo nos diz que a língua Tupi era falada do Maranhão ao Paraná e funcionava como uma grande unidade cultural. Vocês não acham que o idioma Tupi deveria ser ensinado nas escolas públicas? Em 1955, o presidente Café Filho obrigou todas as faculdades de letras a incluir um curso de Tupi. Como o Professor Eduardo comenta: o Tupi deveria voltar a ser ensinado não para conhecer melhor os nativos que viviam no Brasil, mas, também para conhecer melhor a história do Brasil, os brasileiros e a língua Tupi o nosso verdadeiro patrimônio nacional. Esperemos que o nosso atual ministro da cultura abra os seus olhos e dê uma oportunidade para que o idioma Tupi sobreviva como patrimônio brasileiro por muitas gerações a vir.
(*) Texto escrito com a ajuda de sítios virtuais e pesquisas históricas nos meus livros de história do Brasil
Edmar Bernardes DaSilva