GEEKS X NOOBS

No milênio passado existia uma coisa chamada NERD. Coisa, sim. Eram execrados e qualquer cachorro recebia melhor tratamento do que eles. Dizia-se que acumulavam informações inúteis, que o que eles sabiam não ajudava em nada em suas vidas e, na prática, perdiam tempo armazenando compulsivamente um monte de bobagens numa cachola que acabava batendo biela por sobrecarga. Dizia-se que eram deficientes, porque compensavam sua incapacidade de socialização com uma hiperfunção intelectual, pra não se sentirem tão inferiores.

Independente de seu porte físico ou fisionomia, eles eram feios. Não andavam com as roupas produzidas em série, iguaizinhos a todo mundo. Eles eram feios porque eram diferentes, eram repulsivos porque eram autênticos e rejeitados porque eram sinceros. Classificados de carentes por valorizarem a afetividade mais do que a sexualidade, não tinham amigos porque não eram interesseiros nem ansiavam por popularidade, só queriam companhia, mesmo. Eram tidos por imaturos porque não se precipitavam em viver antecipadamente as fases da vida adulta antes mesmo de entrar na adolescência. Eram presa porque não eram predadores.

Nada como um milênio depois do outro para que a ordem se estabeleça e os fatos determinem o que realmente importa. Os NERDS hoje são chamados GEEKS. Eles captam, armazenam e processam o elemento de maior valor na nossa sociedade: a informação. Sua maior paixão é a tecnologia da informação, porque ela não cessa de superar-se, renova-se com tamanha rapidez que se você não for um GEEK, você se torna obsoleto, ultrapassado, ignorante do dia para a noite. O que era HiTec ontem, hoje é sucata. Entre eles, é considerado analfabeto quem não domina alguma linguagem codificada para programação de sistemas, e se você não sabe nem o que é HTML, você já tem uma classificação: você é um NOOB. A vingança é um prato que se come frio... Com a virada do século veio a virada desse placar, e hoje, em cada grande empresa existe um posto, onde o administrador do sistema pilota o servidor, do qual dependem todos os departamentos, de todas as filiais. Cada funcionário operador destes sistemas, depende dele para executar seu trabalho e está na palma da mão de um NERD, ou melhor, um GEEK, porque agora a coisa é diferente!

Depois de milênios de humilhação e exclusão, os GEEKS olham com desprezo aos que, identificados com seu corpo, buscam afirmar-se através da sensualidade e popularidade e que, vestidos todos iguaizinhos, procuram socializar-se para garantir sua permanência no emprego. Aplicam sua política de socialização e tráfico de influência para avançar em postos com salários quase sempre muito inferiores ao que o GEEK recebe, sem ter que bater continência pra ninguém. Ele nem pode ser demitido, seja qual for a sua conduta, porque não existe muita oferta neste mercado ainda. O pior é que é necessário ter mais conhecimento que ele para poder fiscalizar seu desempenho no trabalho, o que muitas vezes faz com que ninguém sequer perceba quando ele comete um erro, e se percebe, não consegue apontar qual foi. Ele pode perfeitamente caçoar dos operadores do sistema que ele controla sem que ninguém perceba, e entre os operadores estão os executivos de alta hierarquia, incluindo o patrão! Encerro com um trecho de OPERADOR BASTARDO DO INFERNO , de Simon Travaglia, que são textos absolutamente geniais, no formato de diário, como um relatório do horário comercial de um administrador de sistemas. Se você for um NOOB, como eu, pode ser que não consiga entender alguns pequenos trechos, mas vai deixar de ser “sem noção” e começar a prestar mais atenção no que acontece à sua volta, principalmente para o caso de alguém pronunciar as palavras Newb, Newba, Nub, Waba ou as iniciais Nb ou Nba perto de você. Pelo menos agora você vai saber do que estão te chamando...

“ Uma semana na vida do:
Operador Bastardo do Inferno
Simon Travaglia
Segunda-feira - 8:05h - Usuário chama dizendo que perdeu a senha. Eu disse a ele para usar um utilitário de recuperação de senhas FDISK . Ignorante, ele me agradeceu e desligou. Meu Deus! E a gente ainda deixa essas pessoas votarem e dirigirem?

8:12h - A Contabilidade chamou para dizer que não conseguiam acessar a base de dados de relatórios de despesas. Dei a Resposta Padrão dos Administradores de Sistemas #112: Engraçado... Comigo funcionou ... . Deixei eles pastando um pouco enquanto eu desconectava minha cafeteira do no-break e conectava o servidor deles de volta. Sugeri que eles tentassem novamente. Ah... Mais um usuário feliz...

8:14h - O usuário das 8:05 chamou dizendo que recebeu a mensagem: Erro no acesso ao dispositivo . Disse a ele que isso era problema de S.O. e transferi a ligação para o microsuporte.

11:00h - Relativamente calmas as últimas horas. Decidi reconectar o telefone do suporte para ligar pra minha namorada. Ela disse que os pais dela virão pra cidade nesse fim-de-semana. Pus ela em-espera e transferi a ligação para o almoxarifado. Que é que ela está pensando? Os torneio de Halo 3 é neste fim-de-semana!

12:00h - Almoço.
15:30h - Retorno do almoço.

...

Terça-feira - ...
9:00h - Gerente de suporte chega. Quer discutir minha atitude. Cliquei no Phone Notes Smart Icon . Adoraria, mas estou ocupado , gritei enquanto pegava as linhas de suporte, que (misteriosamente) acenderam.

9:35h - O chefe da equipe de P&D precisa de ID para novos empregados. Disse a ele que precisava do formulario J-19R=3D9C9\\DARR\K1. Ele nunca tinha ouvido falar de tal formulário. Disse a ele que estava no banco de dados de FORMULÁRIOS ESPECIAIS . Ele nunca tinha ouvido falar de tal banco de dados. Transferi a ligação para o almoxarifado.

10:07h - O cara do almoxarifado passou por aqui dizendo que estava recebendo ligações estranhas ultimamente. Ofereci a ele um treino em Notes. Começando agora. Deixei ele olhando a console enquanto sai para fumar.

13:00h - Voltei da pausa para o cigarro. O almoxarife disse que os telefones ficavam tocando demais, então ele transferia as ligações pra moça da cafeteria. Começo a gostar desse cara. "

Gilda Krause

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