Destemidos cowboys, louras falsas, morenas faceiras, cavalos, touros, shows musicais, espetáculos circenses, som de violas e berrantes, fivelas reluzentes, botas e esporas, chapéu na cabeça, jeans e coletes de couro, concursos e, é claro, muita alegria.
Esta é a primeira visão que se tem quando se chega à Festa do Peão, evento realizado anualmente, pelo quadragésimo oitavo ano, na cidade de Barretos, no Estado de São Paulo.
(Vista parcial da arena)
No ar paira um clima completamente western. O Parque do Peão é uma pequena cidade country, suprido de uma arena moderníssima, com telões gigantes, arquibancadas e camarotes vips; só a arena, em si, possui capacidade para 45 mil pessoas.
O parque é cercado de restaurantes, boates, camelôs, circo, parque de diversões, parque infantil, campings e ranchos, heliporto, farmácia, correios, mini-hospital e guarda-volumes, enfim uma pequena cidade dentro de Barretos.
Impossível conhecer tudo em um só dia, devido ao número de atrações que prendem a atenção dos visitantes.
É uma festa que começa cedo e só termina ao clarear do dia seguinte.
São competições de rodeio que acontecem diariamente, com provas em todas as modalidades do rodeio completo, complementadas por variados shows musicais, com cantores de renome nacional e internacional, bailões nos salões populares, como o “Berrantão”, e fim de noite na boate de elite Phoenix.
Vê-se de tudo em Barretos, e é difícil ficar impassível perante a diversidade de programas e da multidão que visita Barretos.
Na festa, há de tudo um pouco.
Estes são alguns fatos curiosos que chamam a atenção por sua originalidade:
Queima do alho – competição gastronômica baseada nos comboios antigos, onde os tropeiros faziam sua comida no final de um dia de trabalho, geralmente à beira das estradas. O cardápio consta praticamente de feijão tropeiro, carne de sol, arroz, e, é claro, muito tempero.
Um evento delicioso, no qual os visitantes podem comprovar, provar e
votar na melhor equipe.
|
|
Camping – em Barretos há duas áreas para acampamentos, uma designada Camping de Casados e outra, Camping de Solteiros. O curioso é que toda vez que uma mulher entra no Camping de Solteiros uma sirene é disparada anunciando que há “carne nova” no pedaço. São poucas as que se arriscam a entrar sozinhas.
Cada doido com sua mania – em uma pequena caminhada no meio da multidão, à tardinha, registrei estes originais ‘malucos’:
§ um rapaz cantando com um sabugo de milho na mão, fingindo ser microfone; e a rapaziada aplaudia o jovem talento!
§ outro dançando a dança do ventre, com uma peruca estilo anos 70, no alto de um pedestal de lata de lixo; e o público vibrava!
§ cobiçosamente o povão tentava subir no pau-de-sebo, para abocanhar o prêmio que estava no topo do mastro; e dá-lhe lama neles quando escorregavam!
§ engenhocas, como duas bicicletas soldadas que continham buzina de relinche de cavalo e um mastro com uma cabeça de boi; os donos faziam o povo morrer de rir com suas cantorias sem sentido.
§ um maluco que desfilava por entre a multidão com um sombreiro mexicano, fato curioso é que de um lado tinha pendurado um sutiã e do outro uma calcinha; e o povo gozava!
Frase que ficou marcada – é comum os homens assediarem as mulheres em Barretos, principalmente caminhando no meio da multidão, afinal tudo é festa. A frase mais original que ficou registrada na memória foi a seguinte:
“Deixa eu te dar um beijo? Se não gostar você pode me devolver!” — criativo em sua cantada o mocinho, não?
Fivelas de campeões
Cowboys americanos assediados pelo público e pela mídia – como não poderia deixar de ser, os cowboys americanos que vão competir em Barretos são assediadíssimos pela mídia e pelo público presente. Afinal, o estilo western é proveniente dos Estados Unidos, e os brasileiros são fascinados pelas técnicas e pelo estilo dos cowboys americanos.
Cowboy americano
Os cowboys levados pela BRCA — Brazilian Rodeo Cowboys Association, com sede na Flórida — foram destaques em matéria de primeira página em vários jornais e programas televisivos em nível nacional.
A diretoria organizadora de Barretos, Joana Bueno, e Angela Bretas
— em conferência internacional de imprensa
Cantores que se apresentaram em Barretos 2003:
Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Zezé de Camargo & Luciano, Vanessa Camargo, Micareta, Bruno& Marrone, Sandy & Júnior, Clube da Viola, É o Tchan, RPM, Paralamas do Sucesso, Gino & Geno, entre outros.
Portanto, se você, leitor, pensa em um dia visitar esta festa famosíssima que ocorre em solo brasileiro, não esqueça que acima de tudo deverá levar na maleta muito senso de humor e deixar de lado um pouco o moralismo.
É uma festa que certamente fará você se sentir em
um pequeno festival, como o de Woodstock. Só que dentro do
Brasil.
Aliás, não é só por causa dos rodeios que
a festa se tornou famosa, e sim por ser, acima de tudo, original e única.
Vale
a pena ver para crer!
Segura peãoooooooooooooooooooo!
Alguns flashes de Barretos 2003:
Equipe de cowboys americanos que foram competir em Barretos
Rainha Ligia e princesa Fernanda - Barretos 2003
Equipe de diretores, cowboys americanos e Angela Bretas - conferência
de imprensa
Cowboys em prece...
Micareta Peão-Folia |
Concurso de Viola - música raízes. |
Cowgirl - na prova dos três tambores |
Irmãos Power - família circense |
Fotos - www.arrastaocountry.com.br