A preciosa Tiradentes
Em Minas Gerais estão localizadas as mais importantes cidades históricas do Brasil, como Diamantina, São João del-Rei, Ouro Preto e Tiradentes.
No final do século XVIII, essa região foi cenário de um dos fatos mais importantes na história do Brasil, o movimento contra o domínio português chamado de Inconfidência Mineira . Preso e condenado, um dos participantes desse movimento era o alferes Joaquim José da Silva Xavier, chamado de Tiradentes, considerado o mártir da república brasileira. Com a proclamação da República, a vila de São José teve seu nome trocado para Tiradentes.
Tiradentes é cercada de grutas, cachoeiras e serras magníficas, mas a cidade é mais conhecida como um dos centros históricos de arte barroca mais bem preservados do Brasil, com igrejas centenárias e casarões históricos. A Igreja Matriz de Santo Antônio (no topo da fotografia acima), construída no século XVIII, é uma das mais belas construções barrocas do país.
A Estrada de Ferro Oeste de Minas foi inaugurada em 1881, com a presença do Imperador Dom Pedro II. Atualmente o trecho de doze quilômetros que liga São João del-Rei a Tiradentes ainda funciona, embora as atuais locomotivas a vapor sejam do início do século XX.
Devido à exploração de suas minas, Tiradentes viveu altos e baixos. Quando as extrações de ouro diminuíram, sua população também diminuiu. Talvez seu acervo esteja tão bem preservado por ter ficado escondido muito tempo.
De longe parece uma cidade pacata perdida na serra de São José, mas ao mesmo tempo Tiradentes é muito sofisticada, e abriga vários eventos importantes que lotam suas ruas, como Festival Internacional de Gastronomia e Cultura e Mostra de Cinema.
Tiradentes renasceu em 1938, quando seu conjunto arquitetônico foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Desde então, os visitantes não param de chegar. Talvez queiram ouvir pelas ruas os ecos dos Inconfidentes que secretamente buscavam a liberdade do país.
Solange Firmino