OS PARADOXOS
Vovó Maria era adorada pelos netos e pelos filhos, sempre foi considerada mulher honrada e caridosa. Todo fim de semana, acostumava a fazer doces e salgadinhos para os netos, comprava também brinquedos para todos. No dia da feira, andava com seus passos lentos e carregava sempre uma enorme bolsa azul, que era sua companheira inseparável.
– Esses mendigos que ficam estragando a beleza da cidade, porque não arrumam um emprego, em vez, de ficar vadiando. Vão lavar roupa suja, lavar janela ou fazer uma faxina. Para mim, essas pestes deveriam se exterminadas para sempre. Eles não tem salvação. São um câncer para sociedade.
Todo dia de manhã cedo, vovó Maria regava as plantas, lia a bíblia e escutava o seu radio AM. Os vizinhos que passavam em frente à sua casa, pensavam: - Essa velhinha é tão simpática e bonitinha. Gostaria de ter uma avó assim, super meiga.
– Outro dia passeando de carro, com meu filho, observei um condomínio de casas muito bonitas. Mas, ao lado, existe uma favela horrível. Eu acho um absurdo construírem uma favela ao lado desse condomínio, vai desvalorizar o lugar. Essa favela tem que ser tirada daí, Todo mundo fala que não pode fazer favelas na área de risco, mas esse povinho insiste em fazer. Essa gente é burra!
Na época de natal, a casa da vovó ficava cheia de parentes, filhos, netos, genros e noras. Ela sempre comprava um vestido novo para receber os parentes e amigos. Adorava exercer o papel da grande matriarca. Na estante da sala, onde estava a televisão e o rádio, colocava a foto do seu falecido marido e ao lado uma rosa branca. Sua mesa era posta com muito requinte, vinhos, frutas, rabanadas, castanhas, nozes, bombons, arranjos de flores e etc. Sentia-se feliz em mostrar fartura nos períodos de festas, e realizar os desejos dos filhos e netos.
– Eu não tenho nada contra os negros, mas um homem branco deve casar com uma mulher branca e um homem negro deve se casar com uma mulher negra. A mistura prejudica, basta vê o Brasil, tantas raças misturadas que tornaram o país uma bagunça. Não sei como uma mulher ou um homem podem beijar na boca dessa gente que parece \"macaco\".
O vizinhos ficaram muito triste, com a notícia de que a vovó Maria passou mal e ficou internada no hospital. Iam visitá-la com flores e fruta, e, intimamente diziam: - Pobre senhora.– A vovó Maria era considerada, perante aos vizinhos e familiares, uma verdadeira santa.
– Deus me livre de ter um filho maluco ou retardado, dá muito trabalho e não há esperança de melhora. Teria vergonha de andar na rua com ele. Graças a Deus! Os meus filhos e netos são fortes e saudáveis.
Parentes e vizinhos estavam no cemitério, para dar o último adeus à vovó Maria. Todos se emocionaram com o discurso do padre da paróquia sobre a bondade, a honradez e o amor que a vovó Maria se dedicou a sua família.
Eduardo Oliveira Freire