Ecolalia
O ex-cirurgião plástico Alex Hoffmeister observava a janela atrás do neurologista com um olhar perdido enquanto cacarejava e latia.
— Como você pode ver no resultado da tomografia, a lesão situa-se no giro angular e córtex adjacente da fissura sylviana posterior do hemisfério dominante...
— Eu não agüento mais esta situação. — respondeu lambendo o dedo indicador direito e dando tapas na própria cabeça com a palma da mão esquerda.
— Você deve se preparar, Alex. Vai experimentar esses transtornos de desagregação do eu e de linguagem...
— Eu sou jovem, tenho a vida inteira pela frente. Não quero mais passar por isso. Não vou cuidar de você. - disse entre sorvos e assovios, ajeitando as canetas sobre a mesa por ordem de tamanho e cor.
— Sentirá dificuldade em se relacionar com os outros, incapacidade de compartilhar sentimentos, gostos, emoções. Vai ter problemas para coordenar idéias...
— Eu vou te deixar! Eu vou te deixar! — gritou Alex batendo os pés e as mãos freneticamente ao mesmo tempo em que rodava os olhos.
— Tenha paciência. Através de um tratamento neurolinguístico poderá aprender controlar estes impulsos...
— Quero que você saia de casa. Vou ficar com a Toyota e o apartamento em Punta. — sussurrou trincando os dentes e dando sacudidelas com a cabeça.
O choque entre os veículos nem foi tão grave. O problema aconteceu porque o air-bag do Volvo explodiu no seu crânio. Saiu do consultório beijando a recepcionista e o segurança e seguiu pela Dr. Timóteo gorgolejando e dando voltas em si mesmo. Andou algumas quadras batendo palmas até chegar em casa. Antes de abrir a porta, retrocedeu alguns passos, agachou e pulou para frente. Catarina estava esperando com as malas dele já prontas e perguntou demonstrando um ar complacente diante das cuspidas que Alex deu sobre piso de mármore.
— Pensou no que eu disse mais cedo? Não vou voltar atrás.
Alex respondeu estirando a língua e batendo com a cabeça no marco da porta;
— Como você pode ver no resultado da tomografia, a lesão situa-se no giro angular e córtex adjacente da fissura sylviana posterior do hemisfério dominante...
Marcelo Niederauer