OS CLONES

               Geron e Advanced são dois embriões clonados e muito preocupados com o futuro. Experiências genéticas atuais aperfeiçoaram suas células implantadas no útero de uma americana do meio-oeste. Dizem que o óbvulo desta mulher é "limpo" de DNA. Os cientistas querem que Geron e Advanced estejam convictos de sua humanidade. Geron e Advanced sabem que existem para fins puramente experimentais, eles ainda sabem que já estão condenados por aqueles que acreditam que a vida humana começa no instante da concepção. Não obstante, os dois sabem também que estão sendo patrocinados por entidades particulares que avançam na nova tecnologia da clonagem. Geron e Advanced estão convictos de que não são nada.
               Em primeiro lugar eles demonstraram estremecidas considerações sobre a censura do governo americano que proibiu o uso de fundos públicos para financiar suas clonagens por aí. Aqui vão algumas considerações entre Geron e Advanced:
                – Como é, Geron, você nasce ou não nasce?
                – Não se espante, Advanced, mas ando me sentindo muito clonado ultimamente, é um óvulo aqui outro ali. Cinco ou dez dias de vida e ploft... lá entro eu em outro útero novamente.
                – Lembre-se que o útero agora é apenas simbólico, Geron. Pior é quando enxertarem a gente em óvulo de vaca.
                – Nem me fale disso, Advanced, porque dadas as condições que vivemos, pode chegar aqui um cientista maluco, olhar no fundo das nossas células durante uns dois minutos, em seguida e bem rápido, ele dirá alguma coisa do tipo: "A vida só existe a partir da formação do cérebro e do sistema nervoso, que só ocorre após várias semanas, portanto vou pegar você e enxertá0lo numa lagartixa russa". Aí...
                – Pois é. Haverá clones por todos os lados - disse Geron
                – Geron, pensando melhor, e se quando eu nascer e depois gemer e depois sucumbir e chamar o tal cientista de meu querido e adorável papai, e ficar tudo esclarecido entre o clone e o seu criador. O que você acha?
                – É uma pena, Advanced, mas você será sempre um clone.
                – Puxa! Será que você precisa ficar me lembrando a evolução das coisas o tempo todo?
                – Ou você é um clone obcecado com a vida ou você é um clone convicto dos seus conflitos, do tipo angustiado pela sua clonagem eterna. Não tem cura isso.
                – Olha só, Geron, você está é com inveja porque vai ser clonado para outros fins.
               Desentendimentoentre Geron e Advanced:
                – Eu??? Coitado de você, Advanced, eu tenho lá minhas dúvidas se você vai ser enxertado mesmo num útero humano ou num óvulo de um ornitorrinco fêmea.
               –  Mas, Geron, como é que você tem coragem de me dizer uma coisa dessas? Desse jeito você será um bebê-clone muito malvado!
               – Que coisa, não é, Advanced? Devem ser as novas tecnologias embrionárias que me deixam assim, doidão.
               – Sei não, acho que não quero nascer.
               – Sai dessa, um clone maluco já é meio caminho andado.

Cristina Guedes

Do livo: Quando riem as maçãs, Edições O Sebo Cultural, 2005, PB

« Voltar