Confissões do padre Teotônio

A cidade é pequena ele sabe; a dificuldade é imensa; ele tem certeza. Padre Teotônio é daqueles que não gosta de ficar muito tempo parado em um lugar. Começou muito cedo a estudar, estudou de tudo, desde canto até astronomia. sim, ele é astrônomo, mas não usa nada de astronomia para desvendar os mistérios do céu porque segundo ele "Deus é quem manda lá em cima".

Ele vive em Miramar há muitos anos, desde quando sua mãe o colocou no catecismo, e ele passou todos os processos da liturgia por ali mesmo, desde muito novo.

No começo relutou bastante, não queria ser padre, mas com um tempo acabou usando mais uma vez a sabedoria divina que o explicou sobre os astros " Deus é quem manda lá em cima" e acrescentou um "aqui embaixo também".

Sua rotina é a mesma há 20 anos. Acorda cedo, ainda sem o sol de Miramar, e muito antes do galo cantar. Faz seu café e reza o primeiro terço, dos mais 20 que "pagará" até à noitinha. São ao todo 5 missas e inúmeras passagens pelo confissionário durante o dia. Fora batismos, falecimentos, casamentos e etc...

Mas agora Teotônio está cansado, e parece não querer esconder de ninguém isso. Ele não quer saber de batismos, não se interessa mais às festas juninas da paróquia, muito menos do casamento da filha do prefeito.

O padreco anda rabugento e costuma agora dormir no confissionário demonstrando total descaso pelos pecados ali contados.

E quando chega a hora de dormir ele fala com Deus como de praxe, e dizem em Miramar que já chegou a pedir ao padroeiro para que possa se aposentar antes mesmo do natal...

Mas todo mundo sabe, Teotônio bom vigário como o é, sempre no final do dia vai dormir reclamando consigo mesmo  " Deus manda nas coisas daqui debaixo, lá de cima e de todos lugares... Não tem mesmo jeito"...

Simone Ribeiro


 
 

« Voltar