Folclore: mitos e ritos em muitas vidas artes e fadas
A cultura popular anônima construída no dia a dia de muitas gerações e raças é denominada de folclore: uma palavra de origem inglesa que significa ''conhecimento popular"'.
A voz do passado chega até nós através do registro dos relatos orais, dos hábitos e costumes conservados através do tempo e assim se faz à memória do povo brasileiro. Nem sempre de forma escrita, a maior parte se manifesta através das comemorações de eventos, com festas e comidas típicas numa agradável miscelânea de raças e costumes.
Os mitos e os ritos de tribos antigas são repassados através do relato dos velhos hábitos do povo; nos povoados e vilas, principalmente no interior, as crianças, jovens e adultos de todas as classes e etnias; resgatam cantos e danças, vestem-se de forma a relembrar e manter vivo o conhecimento popular.
Nessa releitura de hoje, o mito se faz crença, a crença se faz mito desabrochando nas danças, músicas. Assim, é contada a nossa história, não oficial, as gentes pelos próprios personagens.
O ser humano muitas vezes, no dia a dia, submetido à opressão, vítima do preconceito tem através da forma popular de manifestação, seu momento mais belo de expressão. Sem limites ou censura consegue ser ele mesmo, expressando-se através da arte, vivendo seu momento de rei, mago ou fada:
É a presença dos atores sociais nos blocos de avenida, teatros representando seu imaginário, atualizando os hábitos de sua gente, conservados de geração a geração, através dos tempos se expressando agora na arte.
E através das lendas, alimentação, artesanato, vestimenta vai aos palcos do mundo, enriquecida pelo poder que o homem tem de ser capaz de atualizar e reconstruir-se e, assim fazer cultura.
Nisso reside o trabalho de muitas vidas, artes e fadas. Com esse condão rege a orquestra da vida.
Nazilda Corrêa