NEM TUDO É GLAMOUR: A REALIDADE ATUAL DOS SITES CULTURAIS

          Queridos amigos e amigas,
        É lamentável, muito triste mesmo quando se tem notícia do fechamento de um site que promovia nossa literatura. As dificuldades são imensas, o patrocínio não aparece, as pessoas se empenham ao máximo e suportam até onde conseguem. Mas, tudo tem limite.
         Essas pessoas, que merecem o melhor de nossos elogios, certamente são obrigadas a desistir de seu sonho com o coração apertado, com aquele sentimento de impotência de quem queria "apenas" ajudar a impulsionar a divulgação de uma cultura largada de mão pelos canais oficiais e mesmo pelas editoras.
        Nós, que escrevemos,  e por mais que já nos conheçam através da internet por estarmos neste ou naquele site de
literatura, não nos consideramos consagrados, ficamos mais uma vez de luto. Não é o primeiro nem será o último baluarte de nossa literatura que fechará seu espaço e assim vamos ficando mais pobres, mais desamparados, mais órfãos.
        Envio-lhes mensagem que recebi da amiga Editora do JORNAL DE CRÕNICAS e também  TEXTOS E CONTEXTOS. Eu vinha colaborando com alguns trabalhos já há algum tempo. Outros faziam o mesmo e ambos os sites  estavam mesmo dignos de nossos aplausos. Agora sumiram da telinha.
        Culpar alguém? Talvez essa nossa realidade que abriga políticas indiferentes, insensíveis à    importância de se manter acesas todas as chamas possíveis, capazes de iluminar as nossas esperanças. Caso contrário, algum dia só nos restará mesmo a escuridão de nossas gavetas para onde acabarão, um dia, retornando os nossos trabalhos. Nesse campo não aceito concorrentes, mas aliados, digo sempre, por isso todos devemos estar realmente de luto.
Desculpem o desabafo emocional, mas sincero, pois temo pelo agravamento dessa situação.
        Um abraço do

Francisco Simões



2.

.    Amigos e amigas...

Hoje dirijo-me a cada um de vocês para falar de um assunto que eu não gostaria de falar, mas em nome da literatura lusófona, torna-se necessário: o Grupo Cantinho do Poeta precisa urgentemente de você! Por estarmos sediados em Londres, desde o último dia 11/09, o mercado tornou-se instável e os investidores potenciais retiraram todo o apoio que haviam prometido.   
.    Desde 1998, estamos promovendo e divulgando a literatura lusófona nos 5 cantos deste planeta. Através do GCP-Grupo Cantinho do Poeta, já realizamos 2 encontros nacionais de poetas (São Paulo e Rio de Janeiro) e 1 encontro internacional (Londres), possibilitando que inúmeros amigos que até então se conheciam apenas pela Internet tivessem a oportunidade de se encontrar. Além disso, mantemos diversos websites de interesse geral, como  "Rickmarc Publishing" (http://www.rickmarc.co.uk), "Receitas da Vó Dora" (http://pages.about.com/vodora), "Cantinho do Poeta I" (http://www.geocities.com/Paris/Villa/2637), "Rickmarc Editora" (http://www.rickmarc.com) , "Cantinho do Poeta II" (http://www.fortunecity.com/victorian/pollock/1015), "Cantinho do Poeta III" (http://www.geocities.com/cantinhodopoeta), "Jogo do Saber" (http://www.geocities.com/jogodocantinho), "Memorial Dora Gomes Mischiatti" (http://www.rickmarc.co.uk/vodora.htm), "Clube Amigos dos Sims" (http://www.geocities.com/clubesims), "UK Brazil Magazine" (http://www.geocities.com/ukbrazil), "Poetry Place 2000" (http://www.geocities.com/poetryplace2000) e  "Força Total Newspaper" (http://www.angelfire.com/biz/FTNews). Também fomos os responsáveis pela abertura das homepages pessoas de Marc Fortuna (http://www.angelfire.com/wa/MarcelloFortuna), Edinaldo Santos (http://www.angelfire.com/wa/EdinaldoSantos), do ator mexicano Alejandro Tommasi e do amigo turco Ilker Cetin, entre outros Além disso, mantemos também diversas listas de discussão por email e newsletters literários, como "CantinhoNews", "Rickmarc Newsletter", "Cantinho do Poeta", "Apollo Poetry", "Ética Literária", "Receitas da  Vó Dora" e "Clube Sims". Atualmente contamos com apenas 5 associados VIPs no GCP - Grupo Cantinho do Poeta e caso não possamos contar com o apoio dos amigos neste momento de crise, teremos que finalizar todo esse trabalho que acima citamos e mesmo afastarmo-nos do universo virtual da Internet.
.    Pedimos aos amigos que durante esses anos nos ajudaram a construir essa potência literária, que uma vez mais estejam conosco. Precisamos urgentemente de parceiros para o GCP.... precisamos de vocês e dos amigos de vocês!    Com uma pequena participação de R$10,00 por mês, você estará nos ajudando a manter esse grande trabalho literário internacional e ainda torna-se VIP, usufruindo de todos os benefícios que a associação oferece, como descontos em conpras online, descontos de passagem aéreas e pacotes turísticos nacionais e internacionais, brindes surpresas todos os meses, descontos na edição de seus livros e muito... muito mais! O formulário de associação VIP ao GCP, bem como todas as informações adicionais podem ser encontrados em http://www.geocities.com/cantinhodopoeta/socio.htm .
.    Mesmo que tenhamos que parar definitivamente com os trabalhos do Grupo, quero que todos saibam que os projetos que já estavam em andamento se concretizarão. Estou pedindo um empréstimo bancário para a entrega dos 20 troféus aos indicados pelo último "Award Echo of Literature" e também para a impressão da antologia "Cantinho do Poeta 2000", resultado do I Concurso Internacional de Poesias "Cantinho do Poeta II", por nós realizado no ano passado. Abraços calorosos e esperançosos.

Marc Fortuna, Richard Price e equipe



        Lamentável, não?
        Deixei tudo de lado para agilizar o que podia. Bolei um email e o estou repassando para todas as listas e os companheiros de divulgação. Você deve estar recebendo uma cópia por aí...Me entristece profundamente, Leila, ver tanto lixo sendo amplamente divulgado pela mídia e trabalhos como o seu, do Marc e de tantos outros continuam anônimos, tendo que mendigar sócios... O meu trabalho já nem cito mais... (sorriso triste )Vou continuar pensando em soluções. Vamos nos unir e tentar reverter isso...
        Beijos: Lou

Drª Lou de Olivier

 

« Voltar