DESENHO DESANIMADO

Em janeiro (dia 16), debaixo de chuva, fui fazer uma palestra para universitários (que só me convidaram umas duas horas antes do início). Assunto: "Ética". Uma das anotações que fiz no quadro magnético era: "Zoón Politikón". Ia me referir ao ser humano como animal político. Antes disso, um universitário fez sua douta intervenção: "O que é 'Zoón POKEMÓN'?"

O desenho é animado, mas o quadro é desanimador...

II

Em outra palestra, sobre Administração, falo sobre "customização" e o quase-bacharelando relaciona a palavra a "costumes". Foi penoso ter de dizer pra ele que se tratava de "personalização" dos produtos para o consumidor ("customer", em inglês).

III

Por fim: Dói quando se vê escrito em camisetas e placas de bronze e sofisticados convites de formatura a palavra "CONCLUDENTE" como sinônimo de "CONCLUINTE" (formando, graduando, bacharelando). Não é. Concludente é só adjetivo (Ex.: "A polícia encontrou provas concludentes"). Concluinte, sim, é que é substantivo e, também, adjetivo. Portanto, enquanto os dicionaristas e o Vocabulário Oficial não substantivarem o "concludente", este não deveria ser usado para fins tão... acadêmicos, como se imagina seja a Universidade (e também escolas de Ensino Médio e Fundamental).

Se quem constitui é constituinte, se quem contribui é contribuinte, quem conclui é... concluinte. E tá concluído.

Edmilson Sanches

« Voltar