Ontem cheguei a triste conclusão que no Brasil não vale a máxima: todos são inocentes até prova em contrário. Aqui, antes de tudo, somos todos culpados. Culpados pelas falcatruas usuais , da burocracia cruel e desrespeitosa. Pagamos o pato e a conta.
A prova dos nove.
Fui renovar a minha carteira de habilitação. No mesmo lugar que há 20 anos faço. Uma empresa idônea com 50 anos no mercado . Levei os documentos, fiz o exame médico e qual não foi minha surpresa de que deveria comparecer no DETRAN para tirar conferir os documentos, já conferidos, tirar as digitais , assinar na frente do funcionário e tirar uma foto.
Bem, lei é lei, se bem que...bem... bico calado.
Fui com hora marcada. Trânsito terrível. Cheguei pontualmente. No DETRAN fila, no sol, sem lugar para sentar, o bebedouro em outro andar , alias, não era um bebedouro era um chafariz , quando tiver sede vá de capa de chuva..AH! banheiros: filas. Aconselho fraldão.
Dessa fila no sol, você é encaminhado para outro recinto, com outra fila. Você apresenta os documentos: todos originais, mais um xerox de cada um deles: carteira de habilitação, de identidade, CPF e prova de residência, em seu nome. Caso a conta esteja no nome do pai, do filho, ou do espírito santo, deve apresentar uma declaração com firma reconhecida. E se o xerox apresentar um burrão, não aceitam, tem que tirar outra, duas quadras adiante.
Os documentos são examinados atentamente. Olham pra sua cara pra ver se a sua cara bate com a da foto. Feito isso enviam você para um outro recinto, outra senha. Fica sentada esperando a senha aparecer no painel. Novamente entrega todos os documentos que são examinados atentamente, pela segunda vez, inclusive o xerox. Feito isso mandam você para um outro lugar da sala , outra senha, outro painel. Novamente os documentos são examinados, tiram uma foto, e as digitais dos 10 dedos e mandam você de volta para o lugar onde fez o exame médico para tirar uma outra digital, agora simplificando, só do dedão, perguntei por perguntar: se era do dedão do pé.
Você volta pra o lugar onde fez o exame médico tira a digital , assina outros documentos e pronto, sua odisséia acabou.
Ficou uma pergunta no ar :qual a razão do xerox se você leva a original e o DETRAN não fica com nenhum dos documentos? Já pensaram a quantidade de papél que fica ao Deus dará? Vou perguntar pro vigário!!!
Sandra Falcone , inconformada !
Sandra Falcone