LUTO NA LITERATURA BRASILEIRA: HOMENAGEM PÓSTUMA A PACO CAC!

É com pesar que comunico à comunidade literária o falecimento de Paco Cac (Paulo César Alves Custódio), ocorrido ontem, em 03 de abril do corrente ano.

Paco não foi apenas um escritor, com livros publicados, prêmios; foi um professor amante do ofício, um mestre que se orgulhava de partilhar o conhecimento com os alunos; um arguto estudioso da língua e da literatura; um brilhante ensaísta e um pesquisador voraz da cultura brasileira.

Sua última obra foi o monumental livro REVISTAS LITERÁRIAS BRASILEIRAS - SÉCULO XX, uma publicação de Brasília, na qual faz uma pesquisa de grande importância aos amantes das revistas literárias no Brasil.

Tive o privilégio de acompanhar um pouco do trabalho de Pac quando, em Minas Gerais/ BH, ao participarmos do evento Bel?? Poético, de Rogério Salgado e Virgilene Araújo, ele percorreu os sebos da capital mineira em busca de mais material para o livro supracitado. Nesse reencontro de 2011, já que ele morava em Brasília, comentei com ele sobre a Revista Literária da Sociedade dos Poetas Novos (SPN), da qual participei, ao lado dos poetas Carlos Figueiredo, Jairo Sabino Amparo, Márcio Coutinho, Cátia Mayrinck, Eulina Moutinho, Giselle Torres, Giselle Valadão, Marcelo Ez, no período de 2000 a 2003. A SPN era uma revista impressa, xerocada e distribuída em escolas, universidades, bares, eventos literários, etc. Fazia a cobertura da literatura da época, tendo publicado mais de 400 poetas, dentre nacionais e estrangeiros. Paco se interessou pelo material e eu lhe e nviei exemplares da extinta SPN, do Rio de Janeiro para Brasília. Gentilmente, o estudioso incluiu o nosso material no renomado livro.

A Paco Cac, o nosso muito obrigado pela amizade, pelos poemas, pela parceria literária e pela contribuição à História da Literatura Brasileira.

Luiz Otávio Oliani

« Voltar