desculpem, mas ...

...é difícil fugir ao sentimento... será isso inveja, despeito... ou simplesmente uma superavaliação do meu próprio lugar no mundo... qual será o meu lugar no mundo da Literatura, haverá um lugar para mim nesse mundo? Tenho 82 anos, mais de vinte livros publicados, vários bons prêmios recebidos, muitas e várias críticas elogiosas... quais serão os livros escolhidos para figurar nas gôndolas de livrarias, quais serão os originais escolhidos para publicação pela editoras, quais serão os critérios para a seleção entre 70 escritores convidados para a Feira de Frankfurt? Volto a perguntar: será isso inveja, despeito? Por quem são escolhidos os escritores que figuram nas primeiras páginas dos jornais diários ? Quem lê os chamados "best sellers"? O que é um best seller? Como se faz um best seller?

Tenho também vergonha de estar escrevendo estas palavras, mais dignas de um consultório de terapeuta do que de um blog. Mas o blog é meu, possivelmente, ou  com certeza, um dos poucos espaços que posso considerar meu.

Seguramente ,muitos  poetas, jovens ou nem tanto, sentem o mesmo que eu mas não o confessam,  por pudor, por medo de serem menosprezados. O bom cabrito não berra, dizem. Mas, se berrar, penso eu, morrerá da mesma maneira. Só que morrerá protestando. É isso. PROTESTANDO. É o mínimo que se pode fazer.

Renata Pallottini

« Voltar