Ecos da Távola Nua

Contei algumas vezes esse episódio, mas vou repetir, agora, num registro de alma.
Cheguei em Belém, Pará, e sentia-me absolutamente curiosa, pois passara por lá aos dois anos, com meus pais,e agora retornava, adulta, pois meu marido, o engenheiro civil Eduardo Lopes da Silva iria trabalhar na duplicação da ALBRAS. Seria a primeira vez em que eu ficaria em outra cidade: na capital, para os filhos estudarem – no Colégio Moderno – e ele, em Barcarena, para onde viajava às quintas de manhã, depois de passar a noite em casa, chegado na quarta-feira. Retornava no sábado, e então, fazíamos compras, íamos para o Clube Lítero-Português e na segunda, ele retornava, de barco depois de lancha a motor, com seu head fone a ouvir música que despistasse o toc-toc-toc monótono de sua condução. Uma vez fui lá no feriado, e era uma maravilha a paisagem ribeirinha, pássaros, animais e casas de caboclos, canoas muitas vezes remadas por mulheres e pequeninos...

Bom, na capital, há muito o que se ver. Da minha janela de nono andar, divisava o pôr-do-sol deslumbrante, em tons alaranjados. Quando ia trabalhar, passava pela praça, onde fica o famoso  Teatro da Paz e o Waldemar Henriques. Mais tarde, meu filho Alessandro (Allez Pessoa, tocaria neste último).  Há muita Art Nouveau , estátuas fantásticas. E as mangueiras. O rio Guamá. O ver-o-Peso. Recebo um jornal virtual de poesia, onde o Mercado do Ver-O-Peso deixa meus olhos em festa. Lojas perfumadas, o cheiro de patichouli, pau-d'angola, e outros perfumes naturais da Amazônia, está sempre presente.
Cruzamos na rua com turistas ou nativos que levam preguiças ao ombro, esse animal de adorável carinha e  unhas, enormes, mas necessária à sua sustentação e locomoção em pianíssimo.
Nos Bancos, indígenas com traços tribais no rosto, alguns de terno. Às sextas feiras, quando eu rumava para o posto de Psiquiatria  do antigo INAMPS, onde trabalhava, começava-se a armar as barracas para a feira de artesanato, onde se encontra desde jóias de prata, couro de cobra ou crocodilo, muiraquitãs de pedras semi-preciosas ou barro laqueado de verde, calçados, objetos de balata, penas, camisetas com poemas, serigrafados ou estampados com aves e animais belos da fauna: afinal, Belém é "a porta da Amazônia". Não sabemos para onde olhamos primeiramente, tantos os objetos interessantes e que preenchem a necessidade de beleza e originalidade  que os seres humanos têm.

Eu estava um pouco perdida, pela primeira vez sem o marido todos os dias em casa. Fui ao banco do Brasil. Meu pagamento caíra na vala, uma vez que de S. Luiz, Maranhão, pedira transferência para S. Paulo e logo depois para Belém. Saí, meio chateada e nessas horas, a gente gosta  de se presentear. Uma espécie de compensação inconsciente. Saí na Av. Presidente Vargas, virei à esquerda e desci uma rua comprida que ia até ao Ver-o-Peso e terminava nas "Casas Pernambucanas". Logo no início, uma livraria. E meu olhar  encompridado logo alcançou um cesto de promoções. Ao  ver que livros eram, de cara encontrei Artur da Távola.

Fiquei felicíssima, pois meus livros estavam encaixotados ainda. Comprei todos, mesmo os que já possuía, pois, recuperados os meus, presentearia alguém querido com eles. Assim, fiquei para sempre com a impressão de "conversar" com Artur. Suas palavras sempre contém uma filosofia de vida marcante. Pessoa simples, apesar da merecida fama, da vida pública, da Rádio. Mandava-lhe notas e páginas de meus blogs, ele respondia, oferecia espaço. Solidário e sábio.

Hoje, apesar de tantos já terem registrado e escrito sobre sua passagem, brota-me o desejo e de escrever-lhe algo. E aqui vai, diretamente na telinha, embora eu prefira escrever no papel. Faz de conta que é.

Do Sagrado cavalheiro de seu Tempo.

Da Távola, o cavalheiro -cavalheiro sagrado
ao seu tempo de existir,
servidor de Letras e Signais,
apanha o simbolismo e o associa ao seu nome.
O Rei Arthur e sua sabedoria, o  Homem -de -Letras
e sua sinfonia, a Música decifrada dos Sígnos e andamentos,
intenções  e  força imagética,
psicodesenvolturas , palavras que incendeiem a mesmice
e se fazem pousar, ternas passarinhas, nas mãos do dono.
Destas, para os demais.
Trinados, alaridos, apontamentos, revelações,
magia.

Artur da Távola vem de despertar, enfim
e no vôo maior, deixa legado.
Subentende-se quimeras, inovações, primaveras
e invernia.

Minha alma sente aquela sala vazia
onde as almas sentavam-se para diálogo generoso,
nascido de seu monologar ofertado
aos demais.

Não sentirei, todavia, falta de conversar contigo, Artur:
estás bem vivo
em tudo que lavraste
com a pirografia sacra de teu verbo.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

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