CADÊ O ANIVERSARIANTE?
Os símbolos do Natal estão cada vez menos cristãos, a vida está cada vez menos cristã, com as pessoas mais voltadas para si mesmas, e o consumismo exacerbado desta época acaba por esvaziar os significados natalinos de paz, harmonia, equilíbrio, fraternidade, compreensão. É que Jesus tem se tornado um estranho para nós.
Lembro-me que em Criciúma, cidade de Santa Catarina, três anos atrás (2008), um cachorro de rua conseguiu tocar os corações humanos por escolher um presépio erguido em praça pública, como local de paz, serenidade, aconchego e segurança para o seu sono, aos pés de Jesus.
@ Foto de Kiko
Della Giustina
Este cadela - era fêmea -, mais do que ninguém, entendia e vivia plenamente o significado do Natal, até porque Cristo nasceu em um estábulo, cercado de animais. É uma das imagens natalinas mais bonitas e expressivas que conheço, por ela ser tão simples e dizer tanto. E para ela o milagre aconteceu: soube depois, pela Internet, que fora adotada. Pelo menos para este animal o tempo foi de milagres! Enquanto isso, para os humanos, o tempo é de presentes caros e faustosas ceias, em que todos brindam eufóricos, sem sequer pereceberem a ausência do aniversariante.
Leila Míccolis
|