INDAGAÇÕES SOBRE O CONTEMPORÂNEO
(O VERSO E O INVERSO)
Na arte contemporânea indiscutivelmente, a relação quase que direta com o espectador é levada a sério.Até que ponto esse tipo de dependência acelera ou prejudica a tarefa artística?A visão do artista é importante não só por assimilar tudo que pode ser captado em termos de informação como em mostrar a sua individualidade.
Será que podemos afirmar categoricamente que existe uma autonomia artística? A meu ver a busca no processo da criação da obra de arte requer a conscientização de confrontar-se com múltiplos processos e legados entre eles: os novos suportes que a arte contemporânea exige como o vivenciar de sítios de estranhamentos; a memória que se presentifica gerando territórios e para que haja um conteúdo onde o estilo marque a identidade do artista torna-se necessário: rever e saber administrar o verdadeiro eu.Este não deve ser substituído pelo ego,pois caso isso aconteça,o mapeamento da nossa identidade se perderá.
Os simples acontecimentos podem gerar um promissor campo de atuação da idéia.Virou hábito tentar descartar de imediato, as mais simples veias da intuição artísticas,o dia a dia,assim como a natureza não é compacta, o Homem também é um símbolo aberto.
Quais os meios de organizar um exercício de usar instrumentos ou abordagens que permitam compor um contexto? De que forma o desestruturar de significados, símbolos ou signos podem construir uma identidade?
A questão do subjetivismo não deve ser descartada na arte, porém observamos que um grande percentual, no qual se identifica com o conceito de contemporâneo, descarta a experiência estética, esconde-se no hermético como se ele pudesse legitimar a obra de arte.
A questão da linguagem deve ser vista como um elemento estrutural, é um núcleo composto de inúmeras células, estamos falando de arte, portanto de música, literatura, dança, artes plásticas. A comunicação não pode ser descartada em função apenas de "experimentações", há um elo de ligação necessário para que a reflexão seja implementada e com isso certamente o conteúdo do pensamento.
Muitos afirmam que um dos suportes da arte contemporânea foi a de aproximar a relação com o público. Será que podemos confirmar essa tese? Até que ponto o vivenciar dos novos suportes: a desconstrução dos conceitos, a ausência do Belo, o descartável são elementos reveladores. A produção artística é o registro de uma cultura e seus ciclos históricos não podem ser deixados de lado. O artista tem o dom de se expressar, porém nem sempre seu objetivo é alcançado. Há formas particulares de compreensão e apreensão da "realidade.
Os mecanismos da arte não podem ser apenas citados nos exemplos retirados de grandes artistas e pensadores, eles estão atrelados em vários casos em uma situação especifica, simples que investiga algo muito particular, belo e essencial a compreensão da vida da mesma forma que o imaginário. A revelação não é o dom do artista o crítico por sua vez é um criador.
Vicente de Percia