Santo de casa não faz milagre

Na página 03 (três) do Caderno Cultura e Lazer do Diário do Grande ABC do dia 11 de março de 2009 há uma manchete que me deixa deveras incomodado, “ Cultura além do coreto nas sete cidades”. Estaria o jornalista elogiando de forma contundente o espetáculo de Thiago Lacerda? Aí seria um jogo de retórica, ou pior que isso, o jornalista desvaloriza a produção local em detrimento da que vem de fora das sete cidades.
Há muito tempo sinto neste caderno de nosso jornal regional, uma crítica muito forte em relação a nossa produção, digo nossa, pois produzo cultura também. Nada é suficientemente bom para merecer ao menos uma nota de rodapé. Artistas da região angariam prêmios pelo Brasil afora, pessoas sediadas na região são suficientemente boas para estar em produções de renome em teatros de São Paulo e até na Rede Globo, mas por aqui, não são nada. Recentemente vários artistas do Grande ABC foram expoentes no Mapa Cultural Paulista, e sequer foram citados por este jornal.
Talvez nosso jornal, tão querido e necessário, devesse também olhar para dentro do coreto, quem sabe tivesse grandes surpresas. Uma região que já produziu um presidente da república, pode muito bem produzir artistas de renome, ou não. Devemos em tempos de selvagem globalização valorizar talentos que podem com reconhecimento desabrochar. A resistência cultural se faz de guerrilhas poéticas. Em tempos de massificação cultural, descobrir que temos também um patrimônio cultural imaterial, talvez seja o caminho para a tal propalada identidade que falta ao Grande ABC.

Edson Bueno de Camargo

« Volta