Mesmo que você esteja correto, não é bom ficar zangado.
Mesmo que o outro esteja errado, você não deve suscitar sentimentos negativos, nem proferir más palavras. Pode haver quem pense: "Estou correto e é natural que fique zangado", mas, por mais correto que você esteja, por mais malvado que o outro seja, se suscitar sentimento de ira, reunir-se-ão ao seu redor ondas destrutivas, atraindo naturalmente acontecimento infelizes, porque a ira é um desejo de acabar com o outro e emite ondas mentais destrutivas. Assim, se você plantar sementes de pensamentos destrutivos, colherá fatos destrutivos.
Imagine milhões de pessoas lançando pensamentos negativos, principalmente nestes tempos de uma guerra em eminência. Nem é preciso dizer o quanto o nosso planeta já está poluído com tantas irradiações impuras de ódio, de medo, de ansiedade. E o que vocês acham que nós vamos colher?
Vivemos num mundo magnífico de pensamentos, e o que semearmos em nossa vida, através dos nossos pensamentos, isto será o que colheremos.
É neste sentido que Jesus, em seu sermão da montanha, dizia que não devíamos ter raiva de nossos inimigos, não maldizer aqueles que nos são contrários, que devemos oferecer a outra face. Porque o problema não está no outro, mas sim no que atraímos para a nossa vida diante de cada atitude que temos neste mundo. Cada ação uma reação.
Krsna no Gita, falando sobre as pessoas negativas (demoníacas), diz: "Tanta riqueza eu tenho hoje, e vou ganhar mais conforme meus planos. Tenho tanto agora e isto aumentará mais e mais no futuro. matei esse meu inimigo, e meus outros inimigos também serão mortos. Eu sou o snhor de tudo. Eu sou o desfrutador. Sou perfeito, poderoso e feliz. Sou o homem mais rico, rodeado por parentes aristocráticos. Não há niguém tão poderoso e feliz como eu. Executarei sacrifícios, farei alguma caridade, e com isso ficarei contente. Desta maneira, eles são iludidos pela ignorância. Refugiando-se na luxúria insaciável e absortos na presunção própria do orgulho e do falso prestígio, os demoníacos, nessa ilusão, estão sempre comprometidos com o trabalho sujo, atraídos pelo impermanente."
Ficamos muito acomodados pensando: "Não ligo muito. A guerra para mim é só uma questão de notícia. Ela está acontecendo lá do outro lado do mundo. Não vai atingir a gente." Mas não é assim. Este desinteresse é pior do que tudo. Porque as guerras agora se movimentam nos interesses globais, e significa que toda a humanidade está envolvida.
Por isso, toda a humanidade deve se envolver também, imediatamente, no envio de bons pensamentos, de orações que fortaleçam o bom coração das pessoas envolvidas. Temos que combater este malefício do poder com as ondas energéticas da união fraterna dos homens a nível mundial. Temos que ser positivos todos os dias, obrigatoriamente, para o nosso próprio bem e para o bem do mundo, que está precisando demais desta força positiva atualmente.
Podemos ver agora, nesta provável guerra do Iraque e dos Estados Unidos a quantidade de ódio, de medo, mal, de raiva, que estão sendo lançados no mundo do pensamento. Assim, tudo se torna destrutivo, negativo e aterrorizante. Toda esta violência, toda esta dor, vai gerar condições muito nefastas para a humanidade, porque o ódio só gera mais ódio.
As pessoas esqueceram de amar, de perdoar, de
serem fraternas. Elas se tornaram egoístas, seja a nível
individual ou a nível de nação, e sempre querem conquistar
os outros, matar os outros, ter orgulho de ser melhor. E tudo isto está
gerando uma humanidade recalcada, sem sentido, embaraçada e perdida
em suas questões existenciais e mais simples. Os países mais
pobres e necessitados estão sendo relegados a um quinto plano, e
vemos todos os dias milhares de pessoas morrerem em pleno desinteresse
mundial. Isto quando, dentro de um próprio país que tem boas
condições, certas pessoas
inescrupulosas estão roubando estas boas
condições para seus interesses pessoais e dos seus associados.
Que mundo é este?
Vamos parar com todos estes pensamentos. Não vamos ficar do lado do Iraque, nem dos Estados Unidos. Vamos ficar do lado do amor, do bem, dos bons pensamentos que constróem uma humanidade mais fraterna.
O mundo já sofreu demais, e vários seres elevados, de luz, já vieram e estão vindo a este planeta para nos ensinar a melhor conduta do espírito, o jeito correto de encontrar a fraternidade entre todos, que só acontece no plano espiritual quando paramos com todas estas designações e condicionamentos materiais, seja social, político, nacional ou religioso. A solução de tudo é somente ter mais consciência, mais entendimento das leis sutis que regem todo o universo. E a base destas leis está na emissão de pensamentos puros de uma forma constante.
Estamos numa era em que devemos pensar globalmente, onde as pessoas devem se ajudar mutuamente para avançar em direção a um propósito superior. Mas estamos esquecidos de tudo isto, e continuamos vivendo em nosso mundo mesquinho de medos, de dúvidas, de acumular o quanto mais for possível. Nossas metas terminam na aposentadoria. Mas o espírito nunca se aposenta porque ele é eterno. E é nele que devemos concentrar nossas energias. É nele que devemos encontrar sempre os bons pensamentos que nos guiam na direção da meta suprema e do amor ao próximo, seja este próximo um ser humano, um animal, um vegetal, um mineral.
Assim, não é bom você ficar
zangado, nem mesmo por um minuto, porque se você está com
raiva você está desequilibrado, em desarmonia. E na desarmonia
a pessoa se torna um imã que atrai apenas coisas destrutivas e negativas
para si mesmo, da mesma maneira como toda uma nação em desarmonia
pode fazer isto também para ela mesma. É nesta inconsciência
que podemos ver milhões e milhões de pessoas e nações
todos os dias sofrendo inumeráveis tipos de problemas e obstáculos
em suas vidas. Entendem? Elas estão simplesmente
zangadas e insatisfeitas com tudo.
Então, todos os dias acorde, não com esperança, mas com convicção e fé, que os seus bons pensamentos, as suas palavras de amor, vão impregnar o mundo mental com qualidades superiores e divinas. Ore com toda a fé do seu coração pela paz do mundo. Passe este e-mail para todos aqueles que podem ajudar no plano de reforçar esta condição de amor e de carinho pelo planeta em que vivemos, para o despertar da paz no coração de toda uma humanidade que está perdida em suas condições de ira, de ódio e de insatisfação com os tempos atuais.
Lembremos em nosso íntimo que uma pequena luz, mesmo que seja mínima, pode dissipar uma grande quantidade de escuridão. Unamos nossas luzes em favor de um mundo mais construtivo e elevado. Sejamos sempre uma luz brilhando bons e elevados pensamentos. Que o cantar de Hare Krsna se torne uma força a irradiar de todo coração devoto que zela com carinho pelo bem de toda esta humanidade ainda sofredora e na infância.
Que Krsna guie, ilumine e proteja o caminho de todos
Ivaldo Gomes