Rosa Príncipe Negro
Em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, cidade famosa por suas plantações de flores, principalmente de cravo, já não tão em moda agora, me chamou a atenção as rosas-chá e a Príncipe Negro.
A Rosa Príncipe Negro, é de um vermelho que vai se adensando até se tornar tão escuro, que suas pétalas parecem negras.
Nova Friburgo é habitada por diversas nacionalidades européias, formada originalmente por suíços, ainda na época dos Imperadores.
Agora, a colônia alemã predomina nessa cidade montanhosa e muito fria no inverno.
A colônia búlgara instituiu a geléia de rosas - a rosa, Príncipe Negro, colhida antes do Sol nascer, ainda com suas pétalas orvalhadas.
Minha mãe falava muito na Rosa Príncipe Negro, mas só vim a conhecê-la, após a morte de minha mãe, quando comprei uma casa em Nova Friburgo.
A casa que comprei tinha em seu jardim um pé de rosas-chá, que, junto com a rosa de pétalas escuras, formava um buquê deslumbrante.
Qualquer ambiente que tenha uma decoração na base de bege ou branco terá um realce fantástico se forem usadas essas rosas escuras, quase negras. Mesmo em um ambiente escuro, as rosas-chás fariam grande sucesso, tenho certeza.
Não vejo esse tipo de rosa no Rio de Janeiro, e também, infelizmente, não sei se a produção dessas flores continua muito ativa nessa cidade das montanhas.
Clarisse de Oliveira