Estátua de Carlos Drummond em Copacabana (Rio), de Leo Santana, com um verso do poema "Mas viveremos"


14 de Março - Dia do Poeta

Hoje é um dia oportuno para uma reflexão mais apurada sobre a necessidade da poesia. A poesia é o gênero que leva ao auto-conhecimento e ao conhecimento do outro. E estamos carentes desses olhares.  Podemos considerar que os poetas nascem uns dos outros, e que do casulo de um sai a borboleta de outro.


OS POEMAS
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...
Mario Quintana - Esconderijos do Tempo


"Escrever um poema não é brincar / de ser com palavras e sons / sobre a brancura sem defesa / do papel ou da vida que não foi vivida. / No fundo dos becos sem saída / é que o poema se encontra / lado a lado com as mortes / inumeráveis e indefinidas / na mão que o escreve. / Morre e transforma-te! / Não há outro caminho: / o poema é sempre uma autópsia."

"No lixo da praça os ossos do mundo / brilham como luas doentes. / No lixo da praça o poeta / quer ser apenas um homem / com uma canção nos gatilhos / de uma revolução necessária. / No lixo da praça os ossos do mundo / brilham como luas doentes / à espera da poesia, cadela / feroz e machucada, cadela / que ao poeta se amarra (...)"

O poeta é, tem que ser, um destruidor de destinos. / O poeta é, tem que ser, um destruidor de mitos. / O poeta é, tem que ser, um destruidor de certezas / porque ele traz o salto e não a pausa / porque ele traz a luta e não a trégua / nesta floresta de vidas e coisas transformadas / em isca para a fome dos tigres amestrados / do homem que tem dinheiro e compra / o poder de usar a humanidade inteira / de outro homem, de todos os outros homens. / Entre a escuridão das vozes e o soterrado azul / a poesia nada entre os pedaços do mundo / naufragado..."
           Moacyr Félix

Sonhador, faze espada de combate!           
         Antero de Quental

Um dia cheio de poesia para você.

Luciana Pessanha Pires

« Voltar