ESQUECERAM
DE QUE EXISTE ENVELHESCÊNCIA

             Se você está entre 45 e 65 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E se já passou, confira.

             Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro parte: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto, Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice existe a envelhescência.

             A envelhescência nada mais é do que uma preparação para entrar na velhice assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não antes da envelhescência. E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso.

             Nós envelhescentes, também mudamos o nosso ritmo de falas, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido, os envelhescentes querem falar lentamente.

             Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro, os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos.

             Os adolescentes não entendem os adultos  e acham que ninguém os entende. Nós envelhescentes também não os entendemos. Ninguém me entende é uma frase típica dos envelhescentes.

             Ambos adoram deitar e levantar tarde.

             O adolescente adora assistir um show de um artista envelhescente (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente adora assistir um show de um artista adolescente (Daniela Mercury).

             O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pararia qualquer preço para deixar o vício. Ambos bebem escondido.

             Adolescência vai dos 10 aos 20 anos, a envelhescência do 45 aos 65. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.

            Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer: é um eterno envelhescente! Que bom.

             SEJA BEM-VINDO À TERCEIRA IDADE!

     Mário Prata

Enviado por Isis Castro

« Voltar