Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.
 

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot

"Porque os anjos têm asas como as aves.
Porque os homens têm pêlos como os bichos.
E todos nós temos alma como Deus!"
(São Francisco de Assis)

 

Olá queridos leitores... hoje trago uma matéria da querida Fátima Borges, muito triste, mas verdadeira, sobre as touradas - ela retrata a face nada glamourosa dessa festa de tortura e violência, onde o Touro, que não fez mal a ninguém, é o protagonista de um “espetáculo” que cheira a sangue, desrespeito e total falta de AMOR!

Faço também uma homenagem a São Francisco de Assis, afinal, dia 4 de outubro foi seu dia e como um Santo protetor dos animais, não poderia faltar nessa coluna... por isto coloquei uma citação dele e sua oração, que é muito bonita e comovente.

No final deixo uma notícia interessante, mostrando que, bem devagar, estamos evoluindo em alguns aspectos e nos preocupando um pouco mais com a forma como os animais são tratados, ou nesse caso, mal tratados.

Ontem, estava assistindo à televisão e no Jornal vi duas notícias que me deixaram muito feliz –

Uma aconteceu em um abrigo de cães nos EUA, onde um cão conseguia abrir a porta da grade de sua prisão e, não satisfeito, soltava seus outros amigos para fazerem a festa na cozinha... isso mostra como são espertos e inteligentes e como, a cada dia, entendemos como os animais são próximos do ser humano.

A outra, logo depois, foi de uma fêmea chipanzé que observando o trabalho dos faxineiros do zoológico começou a imita-los e a fazer o trabalho deles sem deixar nada a desejar... foi comovente! Como são inteligentes e sensíveis!

Essas duas matérias, atingindo um número bastante significativo de pessoas, vai fazer com que, pelo menos algumas delas, pensem a respeito... Como podemos maltratar tanto os animais se temos tantas provas, cada vez mais gritantes, de que eles são muito mais parecidos com os humanos do que muita gente pensa e sentem igual ou mais?! São nossos irmãos, nossos amigos, precisam muito de nós e nós muito mais deles... Várias pesquisas comprovaram que nossa qualidade de vida aumenta ao convivermos com animais domésticos.

Depois de todas essas provas ainda teremos coragem de compactuar com seus maus tratos? Pensem nisso...

 

Senhor...

Fazei-me instrumento de vossa paz
Onde houver ódio que eu leve o amor;
Onde houver ofensa que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia que eu leve união;
Onde houver dúvida que eu leve a fé;
Onde houver erro que eu leve a verdade;
Onde houver desespero que eu leve a esperança;
Onde houver tristezas que eu leve a alegria;
Onde houver trevas que eu leve a luz!

Ó Mestre!

Fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado, pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado e
É morrendo que se vive para a vida eterna!!!

Oração de São Francisco de Assis


TOURADAS, MAIS UM DESCALABRO EM NOME DA TRADIÇÃO E CULTURA

Como lutar contra a violência no mundo se os próprios humanos tratam de insensibilizar sua espécie desde a mais tenra idade?

Você sabia que os adultos iniciam seus filhos no barbarismo de uma tourada de morte?

Os inescrupulosos empresários, sedentos de sangue e poder financeiro, pouco se lixam para a educação mundial e, menos ainda com o banho de sangue derramado numa arena!

E, se alguém ainda pensa que essas figuras em trajes apertadinhos, de cores brilhantes, com capinha vermelha, carinhas limpinhas e trejeitos mimados, ávidos por fama, são heróis porque barbarizam um pobre touro sofrido, digo:

- Ainda prefiro o “Morcego Vermelho” do Tio Patinhas, este pelo menos, não ensina as crianças do mundo inteiro a matar cruelmente os animais do planeta azul!


A “ARTE” SANGRENTA DE UMA TOURADA

Não há nenhuma arte nesta aberração, sem justificativa, no mundo atual. As touradas infligem uma estúpida e desnecessária violência aos animais diante de um mundo já tão brutalizado pela miséria e ignorância.

Não há nenhum herói neste espetáculo bárbaro, pois o que a grande maioria não sabe, é que antes de entrar numa arena, o touro é brutalizado pelas providências cruéis tomadas para que não tenha condições de se safar das torturas que lhe são impostas antes da cruel carnificina.

 

FASES QUE ANTECEDEM O ESPETÁCULO MACABRO

Dias antes de uma tourada, são colocados pesos nas costas dos touros para que sintam dores e já comecem a se cansar;

Um dia antes, os touros são levados para um local escuro, onde a luz do sol não penetra. Sem água, sem alimento, são ministrados laxantes para que tenham diarréia e assim desidratem;

As pontas de seus chifres são cerradas para que se tornem sensíveis ao mais leve toque;

Em suas narinas são introduzidos algodões para obrigá-los a respirarem pela boca e assim se cansarem mais depressa;

Seus olhos são besuntados com óleo ou vaselina para dificultar-lhes a visão;

Para sair do local na hora do espetáculo, o touro sofre diversas picadas com uma lança.

Quando a porteira é aberta, o touro está fraco, debilitado, dolorido e sem visão. Aliás, as roupas brilhantes dos toureiros são providenciais, pois confundem ainda mais o animal.

Vários toureiros aparecem na Arena para “aquecer” o touro, fazem-no correr em volta da arena para que seu matador tenha a idéia exata de sua vítima. Esclareço que a capa vermelha usada pelos toureiros não é para atiçar o touro, pois o animal é daltônico(não reage a cor), mas para esconder o sangue que jorra dele.

A seguir entra o “PICADOR” a cavalo, sua tarefa é ferir os músculos do dorso do touro com uma afiada lança abrindo feridas de mais de 14cm de profundidade. Para que atinjam o pulmão, alguns usam a ferramenta como saca-rolhas aumentando os buracos. O touro leva vários golpes, o que o faz sentir dores terríveis. Enquanto o sangue jorra do seu corpo sua mobilidade é reduzida. Muitas vezes, o touro tenta se defender, mas é sempre o cavalo que, aterrorizado, leva a pior. Freqüentemente, o cavalo é derrubado e perfurado diversas vezes pelas chifradas desesperadas do touro, ficando com suas vísceras expostas numa arena. Vale esclarecer que alguns cavalos têm os olhos vendados, os ouvidos tapados e as cordas vocais cortadas para participar deste espetáculo dantesco.

Após a narrativa acima, surgem os “BANDARILHEIROS” que entram na arena com arpões, lançam as “bandarilhas” nas feridas abertas criadas pelos PICADORES, provocando assim dilaceração da carne e dos nervos do animal. Portanto, quanto mais o touro se movimenta mais estrago faz em seu corpo. Nesta altura do sangrento espetáculo, o touro já está impossibilitado de levantar a cabeça até um certo nível. Seus pulmões estão cheios de secreção e sangue, e, já não consegue respirar, golfadas de sangue começam a sair de suas narinas e boca.

 

O TOUREIRO, O MATADOR OU ASSASSINO, COMO PREFERIREM...

Entra na Arena com uma espada, provoca sua vítima, já quase sem forças, com um tecido e, tenta por várias vezes, matá-lo com a espada. É raríssimo um toureiro conseguir matar um touro com o primeiro golpe, normalmente, acerta-se os pulmões em vez do coração e, mesmo assim, o touro luta bravamente por sua sobrevivência até morrer sufocado no seu próprio sangue. Ou caso ainda esteja vivo, um punhal será também utilizado para desunir o seu nervo espinhal, paralisando-o antes de ser morto.

As orelhas, língua e /ou cauda do touro são cortadas e exibidas ao público, podendo ser atiradas ao mesmo como recordação.

Na Espanha morrem trinta mil touros e centenas de cavalos por ano para alimentar o negócio TAUROMÁQUICO!

Em Portugal, na França, no Equador, no Peru, na Armênia, também existem touradas de morte, de diferentes estilos, mas com o mesmo grau de barbarismo das touradas à espanhola. A isto chamam de ESPETÁCULO, DIVERTIMENTO, CULTURA, TRADIÇÃO. E, ainda clamam por PAZ? Por JUSTIÇA? Por AMOR?

Como diz uma amiga minha:

“- Fala sério!!!”

Fontes:
http://geocities.yahoo.com.br/animaissos/touradas.html
http://www.2kat.net/iwab/portpor.html
http://www.suipa.org/portal/crueldades_touradas.asp
http://www.geocities.com/RainForest/Andes/1084/interest.html
http://www.institutoninarosa.org.br/touradas.html

Por: Fátima Borges – Vice-presidente da Ong. DAAJ – Defesa Animal e Ambiental com Apoio Jurídico
Colaboração: Iracema Blando Hochmam

 

Schwarzenegger detona a "crise do foie gras" na Califórnia
30/09/2004


LOS ANGELES, 30 set (AFP) - O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, sancionou uma lei que acabará tirando o patê de fois gras do cardápio no Estado, ao proibir a alimentação forçada de gansos e patos
freqüentemente realizada para produzir a deliciosa iguaria francesa.

A lei, assinada na quarta-feira pelo governador, se segue aos apelos de astros como o ex-Beatle Paul McCartney e a atriz americana Kim Basinger, que são contrários à alimentação forçada.

A lei foi aprovada no mês passado pela assembléia legislativa do Estado da Califórnia e só entrará em vigor depois de 2006 para dar um prazo aos produtores para alterarem sua prática.

Mas, a longo prazo, o foie gras poderá desaparecer das mesas californianas, pois uma vez que a lei entre em vigor, os violadores serão multados em até mil dólares por cada infração e por um máximo de mil dólares por dia caso a alimentação forçada continue.

Nem tudo é más notícias.

Abraços caninos


Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras