Coluna nº 51
"Quando se é capaz
de lutar por animais, também se é capaz de se lutar
por crianças ou idosos.
Não há bons
ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais
fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot
Olá queridos leitores,
A coluna anterior foi a de número 50 e queria muito ter comemorado, não pelas notícias, pois a maioria é muito triste, mas pelo espaço cedido na Blocos, pelas pessoas maravilhosas que conheci, por poder me expressar, por receber matérias muito interessantes e com isso aprender cada vez mais, pelos poemas e textos tão lindos, etc. Aqui é minha casa, um lugar onde me sinto muito bem e compreendida. Quem lê essa coluna gosta de animais e zela por eles... alguns são capazes de morrer por eles e isso é o que faz a gente não desistir. Aqui não sou maluca, ET, exagerada, sou somente um ser humano que grita por justiça, amor, respeito e liberdade para TODOS os SERES VIVOS... se queremos respeito temos que respeitar, se queremos ser livres, temos que dar liberdade, se queremos ser amados, temos que dar amor. E por isso os animais são tão especiais, eles lidam com esses sentimentos de uma maneira tão pura, tão singela, tão simples, que comove... nós complicamos, criamos empecilhos para sermos felizes, eles não... simplesmente são!
Espero que gostem desta coluna que traz um pedido de ajuda, um texto muito bonito descrevendo o que coloquei acima e uma denúncia que, se for verdadeira, não poderá ficar impune!
Parabéns a nós todos, por continuarmos aqui, neste espaço maravilhoso... Obrigada Leila pela oportunidade, pela coluna e pela amizade! Espero que esse “casamento” seja eterno e que façamos mais 50, 100, 150 aniversários!
Abraços caninos, felinos, bovinos, etc.
Texto:
AUTOR: Adrilles Jorge
PÁGINA: http://adrillesjorge.blog.uol.com.br/
Apologia ao cão
Cães são os verdadeiros cristãos. Não, não me processem, por gentileza. Falo no bom sentido. Tenho certa estima exacerbada por cães, quase tão grande quanto a que tenho pelos cristãos e o resto da humanidade. Há algo de generosidade plena, de um sentimento de doação sem prerrogativas em um cão, que pode ser chutado por alguém e no momento seguinte perdoar o agressor e correr para ele abanando o rabinho, com a língua para fora.
Sinceramente, não conheço nenhuma alma humana, por mais caridosa que seja, capaz de um gesto de tamanha generosidade e complacência. Cães são essencialmente puros, desprovidos do pecado original. Cães não traem. Nunca houve uma cadela chamada ‘'Eva'' que ofereceu ao seu cão um ossinho conspurcado e pleno de pecado. Não há pecado canino, não há o reconhecimento metafísico do erro. Apenas a visão da virtude. Por isto, cães são os cristãos ideais.
Cães são melhores que filhos. São sentimento puro, apenas amor, sem os dissabores e inconvenientes que trazem uma relação humana. Gostam de você por afeição congênita e não exigem quase nada em troca, a não ser um mínimo de atenção. Poder-se-ia dizer que chegam às raias da falta de caráter por comportamento tão dadivoso, tão desprovido de orgulho. Mas de fato não estariam praticando a máxima que diz que devemos amar ao próximo como a nós mesmos? Pois é, os cães vão além, chegam a amar ao próximo mais que a eles mesmos. São, portanto, criaturas mais gentis e mais bem acabadas do ponto de vista amoroso que seres humanos. Amam incondicionalmente , instintivamente. Suas escolhas amorosas são simples: amam aqueles que os amam. Não fazem como nós que temos mania de amar criaturas inacessíveis, mesmo algumas que nos detestam. Cães não sofrem de amor não correspondido, porque amam fácil o primeiro que lhes dá uma porção, por mínima que seja, de amor e de ração.
Falando sobre cães, aprendemos muito mais sobre os humanos, e sobre nossa condição mais precária que a canina. Somos seres pretensamente sofisticados, criamos problemas, projetamos realizações, vivemos de passado, de futuro, quase nunca temos a menor idéia de que vivemos em um presente permanente e que passado e futuro, a rigor, não existem de um ponto de vista físico e material. Cães sabem disso sem o saber, e saboreiam cada momento como se fosse o último, com a plenitude de gozo e de felicidade que existe em cada instante. Por isto cada despedida e cada reencontro tem um aspecto epopéico para um cão, mesmo que ele te veja todos os dias. Não há cotidiano para um cão. Tudo é descoberta, mesmo que o dia seguinte seja aparentemente igual ao predecessor. A única memória canina é a afetiva. Mesmo que ele não te reencontre por anos, se ele gosta de você, o reconhecerá de imediato pelo cheiro e pelo amor. Nós, humanos, infelizmente, não temos o olfato nem o sentido amoroso tão bem aprimorados quanto o de um cão. Temos esta mania de pensar e repensar as relações amorosas, e , coincidência ou não, somos sempre mais infelizes que os cães, mesmo que cães de sarjeta, que amam mais e melhor que nós, pulguentos seres humanos.
Por favor ajudem!
Olá pessoal, estou entrando em contato de novo com vocês para pedir uma nova ajuda. Algum tempo atrás conheci uma mulher maravilhosa, chamada Carmen, essa mulher SOZINHA, mantinha um canil de 440 cães e 160 gatos, apenas se utilizando de doações e jantares que promovia, mas como todo mundo está vendo, as doações estão diminuindo e o dinheiro um dia acaba. Pois bem a Carmen está apavorada pois os animais precisam comer todo dia como nós e muitos deles possuem doenças crônicas e não podem ficar um só dia sem os medicamentos, caso contrário vão morrer, mas como comprar sem dinheiro e sem ajuda? por favor vamos fazer o possível e o impossível para ajudarmos, sei que é difícil e temos muitos lugares para ajudar mas vamos nos mobilizar mais uma vez? Conheci pessoalmente e a situação posso lhes garantir é verdadeira, Deus sabe o quanto ela luta por eles, abriu mão de toda sua vida para isso, vamos nos colocar no lugar dela, com nossos bichinhos ficando sem remédio, piorando e sem comer, é muito cruel!
Abaixo está a lista de medicamentos e donativos precisados, mas tudo será bem vindo.
CANIL E ABRIGO SALAS (existe há 15 anos)
O abrigo usa 15 toneladas por mês de ração de gato e cão, mais arroz, carne e frango para os doentes.
Material de limpeza, de construção, jornais, toalhas, cobertores, comedouros, ajuda para os mutirões de castração, transporte para as doações, divulgação do site, www.abrigosalas.com.br ou abrigosalas@ig.com.br, fone: 92196562 ou 59796062. As doações em dinheiro podem ser comunicadas por email. (Banco Real. Agencia 0719, Largo do Socorro – SP, C/C: 5725942-5).
Os animais também podem ser adotados para sua casa ou lá mesmo, dando todo o suporte necessário ao seu escolhido.
MEDICAMENTOS
Seringas, gaze, algodão, vacinas, iodo, água oxigenada, álcool
Acepran gotas
Amoxil 250
Aminofilina gotas
Anaceptil pó secante
Azium inj.
Ampicilina 500 mg
Baytril 50 mg
Benzetacil
Bactrim 400/800 mg
Benflogin gotas e comp..
Banamine 5 e 20 mg
Capstar 11,4 mg
Cobactin
Cicatrizan pomada
Combiron
Complexo B inj.
Citoneurin 1000 e 5000 inj e comp.
Cimetidina inj.
Diazepan inj.
Dientrin comp e liq.
Doxy 100
Eptesan
Enropet inj.
Fluimucil inj. E xarope
Fulcin
Furacin pomada e liq.
Flagil pediátrico
Flotril comp e inj.
Gardenal gota e comp.
Garamicina inj.
Imizol inj.
Ketofen comp e inj.
Lasix inj.
Legalon 70 drageas
Liquido de Dakin
Meticorten 5 e 20 mg
Maxidex pomada oftalmológica
Maleato de enapramil 10 mg
Nebacetin pomada
Neotron
Optacilin 500
Potenay inj.
Quadriderm pomada
Redoxon gotas
Rubranova 5000 inj.
Sol. Fisiológica Ringer Lactato de Sódio
Sulfato de atropina inj.
Stomorgil 10
Synolux 50 e 250 mg
Tramal goats
Tobradex colírio
Tobrex colírio
Vit. B12 inj.
Xantinom B12 inj.
E qualquer outro medicamento que possa ser doado. Podem entrar em contato com Carmen por fone ou e-mail ou comigo: Kátia, 38579080 ou 94421567, se você não puder levar damos um jeito de buscar. Qualquer ajuda será uma caridade e com certeza Deus te dará em dobro, triplo... Obrigada, beijos, Kátia.
Denúncia Gravíssima!
A Seção do Guarujá da UIPA, União Internacional Protetora dos Animais recebeu uma denúncia de que o navio "Joyous Land" de Hong Kong, atracado no Terminal Cargill, estaria recebendo cães para abate e consumo, mediante pagamento de U$15. A denúncia partiu de diversos moradores de uma rua que dá vista para o pier da Cargill
Segundo declarou Solange Regina dos Santos, que reside em região próxima, um cão foi levado em uma pequena embarcação até as proximidades do navio, do qual os tripulantes jogaram uma corda que foi passada em volta do pescoço do animal, que foi içado até o navio.
Conforme o relato da moradora, o animal se debateu e ganiu muito, e ao chegar a bordo, golpearam-lhe a cabeça com uma barra de ferro e arrancaram-lhe a pele. Os moradores gritaram para que a Polícia fosse acionada pelo segurança do pier, que manteve-se absolutamente inerte
A presidente da UIPA /Guarujá Rosely Teixeira Orlandi Pita chegou ao local por volta das 13:00 horas, momento em que acionou a Polícia Militar e a Polícia Federal, que chegaram ao local uma hora depois. Em razão do tempo que havia se passado, não foi realizada uma vistoria no navio.
" Não encontramos nenhum cachorro, nem nenhum vestígio do bicho no navio, como a ossada, por exemplo. O que não quer dizer que o fato relatado pelos moradores não tenha realmente acontecido. É bem provável que eles tenham comido o cachorro ou mesmo desovado o animal no mar quando entramos no navio ", afirmou o porta-voz da Polícia Federal Antônio Hadano.
De acordo com ele, será feito um Termo Circunstanciado (TC) do caso.
" Tenho que admitir que será bem difícil provarmos algo, mas temos que tomar alguma providência legal."
Muito embora estivessem cientes do que ali ocorreu, nenhum dos responsáveis pela Cargill dirigiu-se à presidente da UIPA, que no local permaneceu por mais de uma hora à espera da Polícia. Estranha-se também o fato de não ter sido a autoridade policial por tais responsáveis acionada.
Registre-se que indícios de tal fato foi noticiado ao Ministério Público pela Seção de São Paulo da UIPA, por sua advogada Vanice Teixeira Orlandi, que em setembro do ano passado, ofereceu representação ao Ministério Público requerendo a devida apuração dos fatos. Na época, a Promotoria indeferiu o pedido.
Cargill Agrícola S.A
Av. Morumbi, 8234 - Brooklin
04703-002 São Paulo
Seção do Guarujá da UIPA
União Internacional Protetora dos Animais
Esta coluna é atualizada
todas às segundas-feiras