Coluna 54
"Quando se é capaz
de lutar por animais, também se é capaz de se lutar
por crianças ou idosos.
Não há bons
ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais
fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot
Olá queridos leitores... hoje trago pra vocês uma coluna que continua o assunto Vegetarianismo - com alguns esclarecimentos muito interessantes. Esse tema tem povoado meus pensamentos. Sonho em, quem sabe um dia, quando tiver dinheiro suficiente, abrir um restaurante vegetariano, não custa nada sonhar... e vocês seriam os primeiros a saber! Abaixo também coloquei uma denúncia que recebi da lista de proteção “libertação animal”, da qual faço parte.
Falando em vegetarianismo, vou contar um caso típico que aconteceu comigo e meu namorado outro dia... Fomos a um barzinho e, como ele também não come mais carne ( sou boa de argumentos ) pedimos ao garçom que nos indicasse um bom prato que não tivesse carne, o que é difícil. Vem a pergunta – Frango vocês comem? E a resposta – não. Mais uma pergunta – então, frutos do mar, peixe? Resposta óbvia – não. Aí vem a melhor pergunta do garçom – Vocês são cristãos? Meu namorado responde - não, somos vegetarianos. Ele saiu de fininho, sem ter a mínima noção do que fosse aquilo. Talvez achasse que era outra religião, desconhecida para ele.
A situação colocada abaixo pela colega vegetariana Alessandra tem várias semelhanças com a que aconteceu conosco. Nossa cultura é a da carne, comemos sem nos darmos conta, eu mesma era assim, nunca havia parado para pensar. Nascemos e crescemos nesta cultura e isso se tornou tão banal como tomar banho ou trocar de roupa. Para pararmos de comer seres vivos, temos que conhecer o assunto, ler a respeito, pensar sobre o que comemos e ter muita força de vontade e muito amor pelos animais. Tudo que queremos, podemos... basta optarmos por não comer o que prejudica nossa saúde e nossa consciência!
Abraços
Notícia... Vocês continuarão comendo frango?
MS sacrifica 17 mil aves com doença que causa complicação respiratória
HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal eVegetal) anunciou ontem que sacrificou, no fim dasemana passada, 17 mil frangos em um aviário atingidopor um tipo de doença com sintomas de complicações respiratórias em Jaraguari (30 km de Campo Grande), em Mato Grosso do Sul.
Segundo informações da Iagro, além das 17 mil sacrificadas, cerca 6.000 aves já tinham morrido por causa da doença.
A chácara onde está localizado o aviário e outras 107 propriedades vizinhas foi interditada pelos fiscais da Iagro.
Os técnicos coletaram amostras de vísceras dos frangos, que foram enviadas ao laboratório do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Campinas (SP). O resultado dos testes que apontarão o tipo da doença deve sair amanhã.
A reportagem não conseguiu falar ontem com o delegado federal da Agricultura José Antônio Roldão, que estava em reunião durante toda a tarde. A assessoria do ministério também não localizou um técnico que pudessefalar sobre o assunto.
Barreiras
Ao menos 15 fiscais da Iagro montaram barreiras nas três estradas de acesso à propriedade. Eles fazem pulverização com desinfetante nos carros e caminhões que trafegam naqueles locais.
Outra providência foi visitar e interditar 107 propriedades vizinhas ao aviário, verificando se há casos de doenças em aves. Até ontem, nada foi constatado, mas a situação preocupa os donos de aviários.
Segundo a Iagro, essas operações são de rotina.
"Assusta a presença das barreiras sanitárias, mas nós não podemos dizer que tivemos uma doença grave ali. Nosso plantel de aves é bem saudável", afirmou a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária, Gladys Espíndola Rachel.
Os frangos foram sacrificados e enterrados dentro do aviário. Rachel disse que, também como medida de prevenção, não é aconselhável transportar aves mortas, devido ao risco de transmissão de doenças.
O diretor-presidente da Iagro, Gete Ottoño da Rosa, preferiu não divulgar o nome do proprietário do aviário que comunicou o caso na quarta-feira passada.
Segundo ele, os sintomas de complicações respiratórias nas aves apontaram para 15 possíveis tipos de doença.
"Só com o resultado do exame na quarta-feira [amanhã] vamos saber qual é."
Rosa disse que há preocupação de assustar o mercado.
"Nós tomamos cuidado com o que divulgamos. Não é sonegar informação", afirmou o diretor.
Rachel afirma que quase toda doença com frangos estárelacionada com problemas respiratórios -e não quis fazer uma previsão de qual doença pode ter atacado os frangos que tiveram de ser sacrificados.
Coréia do Sul
Em abril passado, a Coréia do Sul anunciou a importação de frango do Brasil, notícia comemorada pelo ministro Roberto Rodrigues (Agricultura). Devido à falta de um acordo sanitário, os sul-coreanos não compravam o frango brasileiro.
Nove países asiáticos são atingidos desde 2003 pela chamada gripe do frango, que provocou as mortes de 33 pessoas no Vietnã e de 12 na Tailândia.
FONTE : www.folha.com.br - 31/05/05
Esclarecimentos muito interessantes
VOCÊ MATARIA SEU BICHINHO PRA COMER?
Alessandra Nahra Leal
Quantas e quantas vezes eu tive que estragar meu almoço explicando para alguém porquê não tem carne no meu prato - quando tudo que eu queria era apenas comer tranqüilamente. E um argumento só não basta: as pessoas não entendem e tentam me converter de volta ao carnivorismo - que eu abandonei aos 14 anos.
Ah, quanta bobagem já tive que ouvir por conta dessa minha posição. As perguntas são tantas e tão entediantes ....
1) Mas galinha você come, né?
Resposta: galinha por acaso nasce em árvore? Não como nada que um dia teve uma face, pernas, caminhou por aí e me olhou.
2) Ah, mas vegetais são vivos também...
Resposta: eu sempre achei esse argumento dos mais ridículos. Claro que vegetal tem vida, mas vegetal não entra em decomposição assim que é arrancado da árvore - como carne entra em decomposição assim que morre, e vai decompor dentro da barriga de gente...vai encher de bicho sua barriga... Se não for arrancado da árvore ou do solo, o vegetal vai cumprir sua vidinha ali e se transformar, como a fruta, que fica madura e cai da árvore, voltando para o solo. Não vai sangrar, berrando, até que a morte piedosa o tire do sofrimento. Há uma diferença enorme entre colher uma maçã e cortar a garganta de uma vaca. Quando se colhe a maçã, a árvore não morre. Se você corta o galho de uma árvore, outro cresce no lugar, e isso certamente não pode ser dito de patas de animais. Os vegetais não têm sistema nervoso central como os animais, tampouco nervos ou cérebro. Eles não têm olhos que demonstram sofrimento. Não existem razões para acreditar que plantas sentem a dor que um boi sente ao ser abatido. Ou durante a sofrida existência no criadouro. Isso nos traz a outra questão que estou cansada de ouvir:
3) Ah, mas o homem é carnívoro desde os tempos das cavernas...
Resposta: é?, então faça como ele e vá caçar seu alimento. Já dizia Isaac Singer, prêmio Nobel de literatura em 1978: "As pessoas dizem que o homem sempre comeu carne, como se fosse uma justificativa para continuar fazendo isso. De acordo com essa lógica, nós não deveríamos tentar prevenir pessoas de assassinarem umas às outras, já que isso também tem sido feito desde o início dos tempos". Hoje em dia não precisamos caçar, porque criamos animais para o abate - e o sistema das fábricas de carne afasta a consciência do processo. Porque quando as pessoas vêem a picanha nas prateleiras do supermercado, aquela "comida" é completamente desconectada da sua origem. Poderia bem ser um pedaço de plástico fabricado pelo homem, porque é difícil fazer a conexão entre aquela coisa embalada para consumo e uma vaca, viva, um ser que sente.
4) Mas esses animais são feitos para isso, eles não existiriam se não fosse para alimentar os homens... (que coisa mais absurda!!!)
Resposta: esse deveria ser um argumento a favor do vegetarianismo, e não contra. Animais de abate são vistos hoje em dia como os negros eram vistos no passado: uma raça cuja única razão de existir é o serviço. E assim o absurdo da escravidão se perpetua com os animais. Porque deveríamos limitar as considerações morais e éticas apenas à raça humana? As fábricas de carne e ovos são casas de tortura. Por exemplo: "Animais sofrem extrema dor e privação nas fazendas-fábrica. Galinhas têm seus bicos cortados com lâmina quente, porcos têm seus rabos cortados e seus dentes removidos com alicate, e bois e porcos são castrados sem anestesia. Os animais vivem em espaços ínfimos e são injetados com hormônios e antibióticos para fazê-los crescer tão rápido que seus corações e órgãos freqüentemente não agüentam, tornando-os aleijados e causando ataques do coração. Finalmente, no abatedouro, eles são pendurados de cabeça para baixo e sangram até a morte, freqüentemente enquanto ainda conscientes". (People for the Ethical Treatment of Animals). Não é uma imagem bonita, né? (a PETA tem um vídeo que mostra um pouco do horror, no site MeatStinks).
Na sociedade atual, a ética quase não está entre as prioridades. Mesmo quando existe, esse tipo de consideração não inclui os animais, principalmente os criados para comida. Esses estão sujeitos a situações de extrema crueldade que seriam inaceitáveis se ocorridas com pessoas ou até mesmo com bichos de estimação. De alguma maneira, criou-se um mecanismo pelo qual os "animais-comida" puderam ser confortavelmente colocados fora do direito ao tratamento digno. Como se fossem mais "coisas" do que seres vivos.
5) Ah, mas as pessoas precisam comer carne...
Resposta: precisam nada. As pessoas estão é acostumadas a comer carne, e mudar nossos hábitos é a coisa mais difícil do mundo. Então passamos a achar argumentos para legitimar o que fazemos. Já dizia um professor meu da faculdade: certas pessoas querem mudar o mundo, mas não querem mudar uma vírgula nas suas vidas. No entanto, não se muda o mundo se não mudamos a nós mesmos... Sem querer enveredar pela questão filosófica, já foi provado que uma alimentação exclusivamente de fontes vegetais não deixa nada a perder para uma alimentação carnívora. Essa conversa de que precisamos de proteína, e que proteína só se encontra na carne, é bobagem. Claro que precisamos de proteína, mas feijão, soja, grão de bico, aveia e inúmeros outros vegetais têm proteína. Cem gramas de amêndoas, por exemplo, têm o dobro do cálcio contido em cem gramas de leite, e cem gramas de brócolis têm quase a mesma quantidade de cálcio que cem gramas de coalhada.
A maioria dos americanos come sete vezes mais proteína do que o necessário. E, ao contrário do que se acredita, o excesso de proteína pode causar osteoporose. Pesquisas demonstram que quanto maior o consumo de proteína, mais cálcio é "roubado" dos ossos. Um estudo realizado em 1983 pela Universidade de Michigan demonstrou que, aos 65 anos de idade, homens vegetarianos tinham uma perda óssea média de 3%; homens carnívoros, 18%. Entre as mulheres, as vegetarianas apresentavam 7% de perda óssea média, e as carnívoras, 35%.
Não há mais separação nos caminhos,
Todos eles se tornaram um.
Eu não passo de uma parte do todo,
pois sozinho não sou nada.
Junto com o uno, sou todas as coisas.
Permaneço impassível no lugar a min destinado
Sou parte da grande conexão e
simetria do universo.
Sou tão responsável pelo todo
quanto ele o é por mim.
Somos irmãos, somos irmãs, somos um.
Se acaso eu cair, eles me levantarão,
Se algo se lançar contra eles,
eu serei o seu escudo.
Viajarei em direção à Luz e não temerei.
Na escuridão, serei confortado
E descansarei no santuário da Luz,
Dormirei nos braços do amor.
Sou eterno, sou a Vida.
Hanumâm Ramâ.
Denúncia gravíssima
(AJUDE A DIVULGAR)
PROVIDÊNCIAS URGENTES
A QUEM PODEMOS RECORRER???
INFELIZ QUE ADOTA CÃES EM PET SHOP E OS MATA COM REQUINTES DE CRUELDADE.
A MESMA RETIRA CÃES EM FEIRINHAS DE DOAÇÕES E PET SHOPS, SE FAZ PASSAR COMO A MELHOR PESSOA DO MUNDO E APÓS LEVÁ-LOS PARA CASA MATA-OS COM REQUINTES EXTREMOS DE TORTURA E CRUELDADE.
ALGUMAS DAS FORMAS QUE A MESMA SE UTILIZA PARA ASSASSINAR OS
ANIMAIS:
PASSA FACA NO PESCOÇO DOS CÃES E ESPERA AO LADO DOS MESMOS ATÉ QUE O ANIMAL MORRA LENTAMENTE ATÉ SE ESVAIR TODO EM SANGUE.
OUTRO REQUINTE DE CRUELDADE: AMARRA O ANIMAL INTRODUZ UMA MADEIRA EM SEU ÂNUS ATÉ RASGAR O ANIMAL INTEIRO POR DENTRO E ESPERA QUE O MESMO MORRA LENTAMENTE.
ENFORCA OS MAIS FORTES SOLTANDO E PRENDENDO O LAÇO PARA QUE ELES AGONIZEM LENTAMENTE ATÉ SUA MORTE.
NO LUGAR DE ÁGUA FORNECE ÁGUA SANITÁRIA PARA OS ANIMAIS QUANDO ESTÃO QUASE MORTOS, E MUITAS OUTRAS ABERRAÇÕES INENARRÁVEIS.
JÁ FOI INDICIADA NO 57 DP DA RUA DO ORATÓRIO ATRÁS DO HOSPITAL SÃO CRISTÓVÃO, DA MÓOCA, MAS NINGUÉM TOMOU PROVIDÊNCIAS.
TODAS AS PESSOAS QUE TENTAM FALAR COM A MESMA FICAM POR HORAS TOCANDO A CAMPAINHA E ELA NÃO ATENDE DE FORMA ALGUMA, O FONE TAMBÉM NÃO.
A PESTE SÓ SAI DE CASA PARA JOGAR OS CORPOS DOS ANIMAIS NA RUA E ADOTAR MAIS QDO ELA ESTÁ SEM CÃES PARA TORTURAR.
ELA AINDA ESTÁ COM 3 ANIMAIS DENTRO DE CASA (SE É QUE JÁ NÃO FORAM MORTOS).
ESSA PESTE JÁ APANHOU ATÉ DE VIZINHOS, E MESMO ASSIM CONTINUA A MATAR E TORTURAR ANIMAIS.
A REPORTAGEM DO LATE SHOW JÁ FEZ ATÉ REPORTAGEM E A LUIZA MEL SÓ CHOROU, CHOROU E NADA FOI RESOLVIDO ATÉ O MOMENTO.
ESSA INFELIZ CONTINUA A MATAR OS ANIMAIS, EM SUA GRANDE MAIORIA TODOS OS CÃES SÃO FILHOTES!!!
A POLÍCIA CIVIL E A AMBIENTAL JÁ FORAM NO LOCAL, E TODAS ÀS VEZES É A MESMA ESTÓRIA, A PESTE NÃO ATENDE A CAMPAINHA E AS PESSOAS SE CANSAM E VÃO EMBORA. LOGO APÓS ELA SAI PARA PEGAR MAIS ANIMAIS. COMO JÁ TEM CARTAZ EM VÁRIOS LOCAIS INFORMANDO A RESPEITO DESSA MULHER PARA QUE NÃO DOEM ANIMAIS PARA A MESMA, ELA PEGA QUALQUER CÃO QUE ACHA NA RUA, LEVA PRA CASA E COMEÇA O MASSACRE NOVAMENTE.
AGORA COMO JÁ PERCEBEU QUE OS VIZINHOS ESTÃO DE OLHO ELA ESTÁ ALUGANDO A CASA E IRÁ SE MUDAR PARA OUTRO BAIRRO, POIS COMO ESTÁ MUITO CONHECIDA NESSE LOCAL, ELA NÃO ESTÁ CONSEGUINDO MUITOS CÃES COMO ELA GOSTA.
ESSA INFELIZ AINDA ESTÁ MORANDO NA RUA DO ORATÓRIO NR 2.529 - TELEFONE 6965-6253 E O NOME É ELÁDIA.
PRECISAMOS EM CARÁTER DE URGÊNCIA DE PROVIDÊNCIAS PARA VERIFICARMOS UM MEIO DE DETER ESSA PESTE, POIS SE ELA FIZESSE ISSO COM CRIANÇAS OU QUALQUER OUTRO SER HUMANO AS PROVIDÊNCIAS JÁ TERIAM SIDO TOMADAS HÁ MUITO TEMPO.
QUANTOS ANIMAIS TEREMOS QUE ESPERAR SEREM ASSASSINADOS PARA QUE ALGUÉM TOME PROVIDÊNCIAS???
ASSIM QUE ELA MUDAR DE BAIRRO, COMEÇARÁ OUTRA CARNIFICINA.
É ASSIM QUE DEIXAREMOS ESSA INFELIZ VIVER COM ESSE PRAZER MÓRBIDO SEM QUE NINGUÉM TOME PROVIDÊNCIAS???
O LUGAR DELA É NA CADEIA E SE ALEGAR INSANIDADE É NO MANICÔMIO!!!
Esta coluna é atualizada
todas às segundas-feiras