Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.

Coluna 58

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot

 

"Os animais são meus amigos... e eu não como meus amigos."
(George Bernard Shaw, Nobel 1925)


Olá queridos leitores,

Hoje trago pra vocês uma notícia, uma matéria, um fotolog de doação de animais abandonados e sites de ajuda gratuita para Humanos e “não-humanos”... vamos explorar e trabalhar melhor nossa solidariedade?

Mais uma vez o lucro falando mais alto... a matéria sempre vencendo o espírito, a compaixão, o amor! A vida está cada vez valendo menos... se não estamos nem aí para o que ingerimos, se aceitamos certas campanhas como a Pró Carne como verdade absoluta, como podemos mudar o mundo?! O governo e os frigoríficos têm muito interesse que a população coma muita carne, que tenhamos indigestão de cadáveres para que eles tenham indigestão de dinheiro! Agora, vieram com uma maluquice ainda maior - as crianças que não ingerem carne terão um QI inferior a quem come... só rindo, pra não chorar, ter que ler tamanha loucura!

Deveriam começar uma campanha para comermos nossa própria carne, da nossa espécie, também deve ser saborosa e até mais nutritiva... vocês devem achar que estou sendo muito radical e que isso é um absurdo... mas se pensarem bem, não é... a única diferença é que o mundo gritaria a nosso favor, pois nós temos o dom da palavra e não permitiríamos tamanho genocídio e também porque ninguém come, por falta de costume. Mas os dois, tanto nós, como a galinha, o boi, o cabrito, o peixe, etc assassinados ou não, viram cadáver e apodrecem no organismo de quem os come!

Desculpem o discurso cruel e indigesto, mas é como estou me sentindo... mais uma vez a voz do ser humano vai oprimir , escravizar e assassinar milhares de seres inocentes e que não tem a mínima chance de se defender e pedir uma chance... tudo isso em prol da ganância!

Abraços indignados.

 

Campanha Pró carne

Uma campanha em nível nacional, com o lema "você gosta, você pode, você precisa", deve incrementar o consumo de carne em todo o país, informou o pecuarista Carlos Viacava, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (15) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Justificando o slogan, Viacava disse que o brasileiro consumirá mais porque prefere carne bovina a outros tipos, o preço está acessível e a proteína animal é importante para a saúde.

— Gestantes e crianças com até dois anos devem comer carne; está provado que crianças que não têm uma alimentação rica em carne possui quociente de inteligência (QI) mais baixo — defendeu Viacava.

A audiência foi convocada por requerimento (13/2005) do senador Delcidio Amaral (PT-MS) com a finalidade de debater os critérios utilizados para definir o preço da carne bovina no Brasil ao longo da cadeia produtiva. O presidente da CRA, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), salientou que, ao esclarecer os critérios de definição do preço da carne, a Comissão pode contribuir para que o mercado atue num sistema equilibrado, em que prevaleça a concorrência e que ofereça à sociedade um produto pelo qual os consumidores possam pagar.

O auditor fiscal da Previdência Social Ronaldo de Lima Macedo informou que os produtores efetivamente pagam a contribuição ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), mas essa contribuição não chega aos cofres públicos, porque algum elo da cadeia não está repassando os valores recolhidos. Ele lamentou que o INSS não tenha condições de fiscalizar a totalidade das empresas.

O deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul, sugeriu que se priorize a fiscalização nas grandes empresas, que contribuem com 80% da arrecadação. Ele também sugeriu a criação de uma subcomissão específica para tratar da questão da carne, visando equilibrar forças entre os elos da cadeia produtiva e colocar o produtor em melhores condições.

A senadora Ana Julia Carepa (PT-PA) defendeu a continuidade da discussão em outro patamar, para que o consumidor final possa ser beneficiado. O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) sugeriu que representantes dos consumidores também participem da discussão.

A audiência contou ainda com o representante da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e coordenador geral do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte, Antenor de Amorim Nogueira; o consultor da Associação Brasileira dos supermercados, Milton Dallari; o diretor de comercialização do Pão de Açúcar, Wilson Barquila; o vice-presidente do Frigorífico Independência, Miguel Grazian Russo; o presidente da Fundação Cândido Rondon, Ido Luiz Michels; e o auditor-fiscal da Previdência Social André Fernandes Massaro.

O presidente da CRA informou que, nesta quinta-feira (16), às 10 horas, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), será realizada audiência pública com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A audiência tem o objetivo de avaliar e debater os mais recentes índices de desmatamento da Amazônia - a perda de 26.130 quilômetros quadrados de floresta entre agosto de 2003 e agosto de 2004.

Pecuaristas defendem mudanças na política cambial para garantir as exportações de carne.

Mais uma matéria assustadora:

A pandemia de gripe vem aí

Pedro Dória
www.nominimo.com.br

25.06.2005 |  O termo em português é gripe, mas não custa nada chamar de influenza. É que gripe parece tão à toa que não dá idéia da crise.

A qualquer momento, entre agora e os próximos dez anos, haverá uma pandemia de gripe que poderá paralisar a economia mundial, causar pânico e, durante o período de um a três anos, matar algo entre 180 e 360 milhões de pessoas. Há dúvidas, claro: não é certo quantos serão os mortos, qual a medida do impacto econômico. Mas outras coisas não estão em dúvida.

A pandemia virá.

A pandemia de gripe costuma ser assunto recorrente na imprensa mundial, dá boas capas de revista, e esta é uma das preocupações dos homens encarregados de tratar dela. Porque, quando o surto de gripe vier da Ásia - é de onde virá - a imprensa vai tratar dele com algum estardalhaço e ninguém vai ligar muito até que as primeiras centenas de milhares de mortes comecem a aparecer nos meses iniciais. Aí virá o pânico, a corrida para vacinas, remédios antivirais e antibióticos, o fechamento de fronteiras, a montagem de hospitais de emergência em todo mundo.

Existem três tipos de gripe, A, B e C. B e C não são problema, o problema é aquela de tipo A, porque tanto pássaros quanto mamíferos se contaminam com ela. Mas humanos não pegam gripe de aves. Porcos pegam. Porcos pegam gripe de humanos e gripe de aves. E se um determinado porco pega gripe de gente e gripe de galinha ao mesmo tempo, e se os vírus forem parecidos, é possível que eles se fundam no interior do suíno. E é possível que o resultado final seja um vírus altamente contagioso entre pessoas. Só que como é um vírus novo, ninguém terá qualquer defesa.

O maior risco do momento é a gripe H5N1, que surgiu ano passado no Vietnã. Ela é perigosa, mas não é altamente contagiosa. Pode ficar, pode não - é um jogo estatístico sobre o qual ninguém tem controle, por isso a importância de erradicar tantas galinhas contaminadas quanto possível antes que ele tenha alguma chance.

Pandemias de influenza são cíclicas. No século 20, foram três. A Gripe Espanhola, entre 1918 e 19, a Asiática, em 57, e a de Hong Kong, em 1968. A primeira foi catastrófica. É impossível dizer quantos morreram, mas foram mais do que as vítimas da Primeira Guerra. Nas contas apresentadas na última edição da revista "Foreign Affairs" pelo doutor Michael Osterholm, diretor do Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas dos EUA, a Gripe Espanhola matou algo entre 50 e 100 milhões de pessoas. A próxima pandemia também matará na casa dos milhões.

Um dos motivos é que há 6,5 bilhões de humanos hoje, mais que três vezes a população em 1918. No jogo estatístico simples, mesmo uma pandemia leve terá um efeito catastrófico. Outro motivo é que viagens são fáceis demais, a circulação de pessoas pelo globo, em velocidades muito grandes, é intensa.

Veja-se o caso da SARS, em 2003. A síndrome não era uma gripe, portanto não tinha o mesmo grau absurdo de contágio. Em cinco meses, 8.000 pessoas pegaram a doença e 10% delas morreram. Tão logo a doença foi percebida na China, em 24 horas já havia se espalhado por cinco países, entre eles o Canadá. O resultado para os países onde a doença chegou foi catastrófico. No próprio Canadá, onde uma única pessoa doente chegou vinda de Hong Kong, houve 43 mortes e o país teve um repentino decréscimo de vôos que custou 419 milhões de
dólares em perda com turismo, sem contar com outros 763 milhões gastos pelo sistema de saúde. Por 43 mortos. Ao longo de 2003, apenas metade dos aviões voaram para Hong Kong, quando comparado ao ano anterior.

A gripe à toa que circula o mundo todo inverno mata anualmente 1,5 milhão de pessoas.

O resultado de uma pandemia de gripe seria uma SARS em muitas vezes ampliada, deixaria qualquer ameaça terrorista como perigo secundário.
O impacto imediato seria o fechamento de fronteiras para tentar impedir o contágio. O fechamento de fronteiras impediria o fluxo comercial e levaria à recessão o mundo todo. Pior: numa economia global, matéria-prima vem dos mais diversos locais. Então, não só toda a indústria e comércio sofreriam com escassez de materiais como
o próprio setor farmacêutico teria dificuldades de ampliar sua produção de vacinas, remédios e antibióticos.

Antibióticos são importantes porque, muitas vezes, não se morre de gripe. Mas a doença deixa o organismo tão enfraquecido que bactérias oportunistas tomam-no de assalto. As gripes pandêmicas são particularmente cruéis: gostam de pessoas entre 18 e 45 anos, justamente aquelas consideradas no auge da saúde.

Nos seus primeiros 25 anos, a Aids matou 25 milhões de pessoas. A Gripe Espanhola matou o mesmo em setembro de 1918 - este é o tamanho de uma pandemia de gripe séria. Estudos recentes indicam que a Peste Negra que dizimou um terço da população européia na Idade Média não era, como se supunha, peste bubônica, mas sim uma gripe agravada pela pouca higiene e, portanto, sujeita a bactérias que terminavam o serviço. O vírus da gripe, que mal pode ser considerado um organismo vivo de tão primitivo, é o maior genocida que há.

Na última pandemia, de 1968 e 69, havia 790 milhões de chineses e 5,3 milhões de porcos na China. Hoje, são 1,3 bilhões de chineses que convivem com 13 milhões de porcos. Estas doenças surgem na Ásia por conta do tipo de convívio, íntimo e pouco higiênico, entre tanta gente, tantos porcos e tantas aves, o que facilita o surgimento de
novas cepas.

Segundo o doutor Osterholm, o mundo hoje está tão preparado para uma pandemia de influenza quanto estava no final dos anos 60. Foi por sorte, e não por capacidade de reação à emergência, que ela não foi tão séria quanto a gripe de após a Primeira Guerra. Mas a facilidade de trânsito atual é coisa jamais vista, e facilitará a transmissão
antes que a pandemia seja percebida.

A pandemia virá porque sempre veio.

Abraços pitagóricos,
 
Marly Winckler
mwinckler@terra.com.br
www.vegetarianismo.com.br
www.svb.org.br
www.ivu.org/portuguese/latin-america.html
 
1 de outubro: Dia Internacional do Vegetarianismo
1 de novembro: Dia Internacional do Veganismo

Por favor peço que divulguem o blog da minha amiga e protetora Sonia, lá tem vários cães para adoção! http://sonhadogs.fotoblog.uol.com.br

 


Vamos ajudar... não custa nada!

AJUDA - SITES DE DOAÇÃO GRATUITA

Os sites a seguir fazem doações a entidades que lutam por um mundo melhor e mais justo.

É só entrar e clicar, uma vez por dia, e a doação será feita por empresas associadas ao programa (sem sair dinheiro de seu bolso, sem comprar nada de ninguém, nem abrir conta em banco.... não que elas sejam boazinhas, mas devem ter incentivos (fiscais ou outros).

Estes sites possuem também informações sobre entidades que necessitam de voluntários e de ‘COMO SER UM VOLUNTÁRIO'

A família “the......”, vá em qualquer um dos sites abaixo e click no botão da ajuda, em seguida dê pgdown e vc a essa os outros 4 sites de ajuda mundial (inclusive theanimalrescuesite).

• http://eptv.globo.com/promocoes/
• www.theanimalrescuesite.com - ajuda aos animais abandonados
• www.therainforestsite.com - ajuda à preservação das florestas
• http://www.thechildhealthsite.com/ - ajuda às crianças no mundo
• http://www.thehungersite.com/ - doação de alimentos (mundial)
• http://www.thebreastcancersite.com/ - ajuda a mulheres p/ detecção do câncer de mama
• http://pets.care2.com/i?p=471617347 à doação para animais
• http://www.giveusahome.com/banners/banner1.htm - doação de ração p/ animais em abrigos
• http://oceans.care2.com/ - doação para salva os golfinhos
• http://www.ecologyfund.com/ecology/_ecology.html - várias ajudas para o planeta
• http://www.veggiedirectory.com/ - doação p/ o término das fazendas de criação (go vegan)
• http://www.cancerdemama.com.br/ - ajuda a custear mamografias
• http://www.clickfome.com.br/ - contra a fome
• http://www.doegratis.com.br - ajuda a entidades beneficientes
• http://www.clickdoe.com.br/ - crianças com aids
• http://www.bebaleite.com.br - doação de leite para entidades carentes
• http://www.pratiqueleite.com.br/scripts/doeleite/ - doação de leite para entidades carentes
• http://www.clickajuda.com.br/ - doação a várias entidades: idosos, crianças, contra a fome
• http://www.imar.org.br - ajuda famílias carentes
• http://www.cliquesemiarido.org.br/ - ajuda às famílias do semi-arido
• http://www.fundamar.com/ - crianças e adolescentes
• http://www.sitedafome.com.br/ - site da fome
• http://www.porloschicos.com/ - ajuda as crianças da Argentina
• http://www.jazzcidadania.org/colo/ - ajuda a crianças em Portugal
• http://www.hungrychildren.com/index.html - ajuda a crianças
• http://solidariedade.oikos.pt/click.asp - ajuda p/ Angola
• http://bigcats.care2.com/ - ajuda aos grandes felinos em extinção
• www.clickarvore.com.br - fundação mata atlantica
• www.fisgada.com.br - repovoamento de rios e lagos no Brasil
• http://www.filantropia.com.br - seja voluntário, ajude a entidades beneficientes
• www.adotacao.com.br - site sobre doação de animais
• www.vidadecao.com.br - site sobre doação de animais
• www.inforum.insite.com.br/330 - site sobre doação e ajuda aos animais
www.cachorrinho.com.br - idem
• www.apasfa.org - site que contem muitas matérias sobre os animais: entidades, doação, sofrimentos, leis etc.... MUITO BOM
• www.reeencontros.com.br - divulga muitos outros sites de ajuda voluntária e ainda pela valorização das vidas dos animais e natureza
• http://www.carrocinhanuncamais.com/ - informações sobre centro de zoonoses e campanhas
• http://www.geocities.com/caocidadao/ - "Organização Cão Cidadão" Entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo promover uma maior integração do cão na sociedade. Eles criaram também  o Projeto Cão Terapeuta, que realiza  visitas semanais a crianças que estão com câncer. Um projeto nobre, cujo exemplo deveria ser seguido por todos nós.



COMPRA DE MEDICAMENTOS NÃO FABRICADOS NO BRASIL SEM CUSTOS DE TRANSPORTE E DE SERVIÇO DE COMPRA (PAGA-SE APENAS O PREÇO DO REMÉDIO). Eu confirmei, é verdade.

A Fundação Ruben Berta em conjunto com a Varig, prestam um serviço de caráter humanitário na compra de medicamentos não fabricados no Brasil sem qualquer Bônus quanto aos serviços de compra e transporte, ficando acargo do solicitante o custo somente do medicamento.

Assim, queiram tomar nota do contato deste serviço de utilidade púublica, a saber:

Setor de Medicamentos
http://www.rubenberta.org.br/medicinaexterior.html
Fone: (11)5091-2250 – Leiva/Jorge
Fone: (21) 2468-4818/4820 - Sr. Leandro.



Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras