Coluna 63
"Quando se é capaz
de lutar por animais, também se é capaz de se lutar
por crianças ou idosos.
Não há bons
ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais
fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot
Hoje presenteio vocês com uma notícia especial que segue abaixo, relativa à matéria que coloquei na coluna da semana passada sobre o Instituto Rã – bugio – provando que resta alguma esperança. Segue uma enquete e pedidos de ajuda. E um lindo poema da escritora, protetora e apaixonada por animais, Clarice Villac. Realmente, existem pessoas maravilhosas que estão nessa luta, seria muito injusto de minha parte se apenas jogasse pedras no Ser Humano. Embora existam pessoas perversas, sem sensibilidade alguma, existem também outras que tem amor, dedicação, força e abnegação de sobra. Fico muito orgulhosa de existirem pessoas como esse casal citado abaixo, e diversos outros exemplos, alguns citados nessa coluna e outros não, mas que sempre me orgulham! Agradeço, mais uma vez, à Leila Miccolis por me ceder esse espaço, onde posso me expressar livremente, colocando tudo que penso e podendo ajudar muitos animais!"Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece a sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir e evita ferir toda a coisa que vive." - Albert Schweitzer (1875-1965)
Apesar de não ser tão ativa como gostaria, por motivos alheios a minha vontade, estou sempre por dentro do que está acontecendo no mundo animal e fazendo o que posso, dentro das minhas possibilidades. Agora, uma coisa posso afirmar com convicção, depois que entrei para esse universo dos protetores, vi o quanto era ignorante, como não refletia, como estava desinformada sobre o que acontecia ao meu redor. Apesar de muitas vezes ter ficado triste, indignada, revoltada com as notícias, pude constatar como somos desrespeitosos com natureza e pude mudar. Sofri muito, mas foi bom para enxergar o óbvio e me modificar. Com certeza sou outra pessoa, com outros objetivos e ideais. E quanto mais conheço a beleza da natureza e os animais, mais eu me apaixono por eles e percebo que, por eles, vale a pena qualquer coisa!
Abraços
Setilhas auzen relativas
Clarice Villac
quando personificarmos
amiga simplicidade
que nos dedica um cão
saberemos de verdade
valorizar os momentos
purificar sentimentos
numa zen-humanidade
e que toda essa bagagem
da construída cultura
seja bem leve e dinâmica
numa fluida tessitura
com Gandhi, o Mahatma
a soprar em nossa alma
os lampejos da ternura
Clarice Villac
24.07.2005
Notícia maravilhosa
MEC adota livro que contém artigo de Germano e Elza Woehl, dirigentes do Instituto Rã-bugio
O MEC (Ministério da Educação) adotou e já está distribuindo em todo o Brasil, desde o início do ano, o livro (da Coleção de Ciências, Editora Moderna) que publicou o artigo: “Pererecas Protetoras da Mata Atlântica sob Ameaça”, de autoria de Germano & Elza Woehl, originalmente publicado na revista Ciência Hoje, em 2000. O artigo, com belíssimas ilustrações da perereca Filomedusa, ocupa 2 páginas inteiras (pág. 56 e 57) do livro da coleção (“Links da Ciência”) que é destinado aos alunos da 6ª série do ensino fundamental.
Neste artigo há uma descrição detalhada sobre a curiosa estratégia de reprodução da filomedusa e menciona-se alguns dos problemas que os anfíbios estão enfrentando devido aos desmatamentos, poluição dos rios, destruição dos banhados...
A tiragem é de milhões de exemplares (a editora ficou de fornecer o número exato, pois isso depende de quantas escolas adotaram este livro, informa Germano).
A região do vale do Itapocu, sobretudo o Município de Guaramirim é citada no artigo. “Fizemos uma boa divulgação da fauna de nossa região em todo o País e demos uma pequena contribuição para o ensino de ciências, para os milhares de brasileirinhos conhecerem e valorizarem nosso patrimônio natural, que é a nossa rica e exuberante biodiversidade, e, conseqüentemente, estimular o interesse deles pela conservação da natureza”, afirma Germano.
Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Guaramirim, Santa Catarina
www.ra-bugio.org.br
tel. (47) 373-3087
ENQUETE
Você é a favor de animais silvestres em cativeiro?
Entrem no site... votem NÃO... está empatado.
http://www.ibama.gov.br/
Bem adequada a o tema dessa enquete, Leila me enviou uma "piada" muito inteligente, repassada pela leitora de Blocos, Mariesse Paim:
Um motociclista ia a 140 km/h numa estrada. De repente deu de encontro com um passarinho e não conseguiu esquivar-se: "POFF!!!" Pelo retrovisor, o cara ainda viu o bichinho dando 1000 piruetas no asfalto até ficar estendido. Não contendo o remorso ecológico, ele parou a moto e voltou para socorrer o bichinho. O passarinho estava inconsciente, quase morto. Era tal a angústia do motociclista que ele recolheu a pequena ave. Levou-a ao veterinário, onde foi tratada e medicada, comprou uma gaiolinha e a levou para casa, tendo o cuidado de deixar um pouquinho de pão e água para o acidentado. No dia seguinte, o passarinho recupera a consciência. Ao despertar, vendo-se preso, cercado por grades, com o pedaço de pão e a vasilha de água no canto, o bicho põe as asinhas na cabeça e grita, alarmado:
— MEU DEUS! MATEI O MOTOQUEIRO!!!
Pedidos de ajuda
Ajudem, entrem no site... elas ajudam muitos gatos abandonados, entre outros animais! Estão precisando muito de nós...
Visite os sites:
SOS Felinos: http://sosfelinos.atspace.com
FBAV: http://www.geocities.com/Petsburgh/8205/
Rosely: (21) 9962-1526
Paula: (21) 9997-4332
Email enviado pela protetora Carmem Senna, que está precisando muito de ajuda com a despesa dos cavalos que resgatou!
No início de abril deste ano, fiz uma parceria com o CCZ do RJ e fiquei com a TUTELA de 21 cavalos para ADOÇÃO, com a ajuda da Drª Claudia Magalhães ex-diretora do CCZ, esta parceria deu certo.
Lamentei a saída da Drª Claudia, pois como Diretora do CCZ batalhava muito pelos animais.
Continuando, para a mensagem não ficar longa, preciso explicar alguns fatos.
Muitos cavalos foram encaminhados para bons locais e faço acompanhamento e visita — mesmo no período em que estive doente, duas pessoas amigas continuaram o trabalho... somos 3 apenas.
Eu tinha um local para receber os animais como LAR PROVISÓRIO e, fora os do CCZ, ainda recebi 5 cavalos de maus tratos... fora os que já estão comigo em outra cidade que são 5....
Os do CCZ, conforme requerimento que a pessoa assina, o adotante, eu poderia retirar o animal caso eu percebesse que não estava sendo bem tratado... aconteceu com dois adotantes... retirei 2 potros de um senhor que "largou" os cavalos em um local que "tinha" pasto mais acabou e ele nada providenciou, levei os dois potros para o LOCAL que eu TINHA, outro caso foi de um cavalo que estava muito magro e o adotante resolveu devolver o animal, tudo bem retirei imediatamente, fora esses dois casos todos ficaram bem... eu fiquei com uma égua ceguinha de um olho não tive coragem de colocar para adoção, um potrinha que era bem pequena e estava muiiiiito debilitada, um potrinho que estava amadrinhado com a pequena, um cavalinho velhinho e ceguinho de um olho, e mais os 5 que eu recebi... ACONTECE que, pasmem, no local onde eu estava deixando os 9 cavalinhos tentaram roubar os animais - tinha um senhor tomando conta e uma noite me avisou desse ACIDENTE. Pronto, começou uma insegurança total, resolvi retirá-los deste lugar e não é fácil ficar deslocando cavalos de um lugar para outro, mais eu não quis arriscar... mesmo eles fracos e em tratamento tentaram ROUBAR.
Resultado:
3 estão em Itaboraí na casa de um amigo.... provisoriamente mais vão para ADOÇÃO só quando ficarem totalmente recuperados, aliás, apenas 2 - o cavalinho idoso e ceguinho de 1 olho — não vai... o APACHE e a eguinha ceguinha de um olho, chamada MEL, está em um outro local.
6 estão em outra cidade... inclusive o PAQUETÁ, que consegui retirar da ILHA, foi o único que consegui e que está vivo, vai ficar comigo também.
Estou assumindo com todas as despesas, ração, remédio, vitaminas, hospedagem e ajuda financeira para duas pessoas que estão tomando conta dos animais em dois locais.
E ainda sábado vou resgatar um cavalo que abandonaram para morrer pelo estado do animal debaixo do viaduto da linha amarela... está sendo cuidado próximo do lugar... mas tenho prazo e também não quero deixa-lo lá, sei que muitos podem pensar o que adianta salvar 10... 11 se existem milhares de cavalos abandonados e NADA... MAIS NADA MESMO É FEITO... o número de cavalos abandonados está demais na cidade mais não vou virar as costas para os animais tento fazer o que posso e como posso - é muito triste ver o olhar de um cavalo abandonado... sem forças e muitas vezes indo em direção as avenidas e sendo atropelados... porque já se acostumaram com o barulho dos carros e vão tranqüilamente para as pistas e SOFREM... muito por serem grandes e terem mais dificuldades para se virar.
Fiquei pensando em uma forma de pedir ajuda, coisa que não gosto de fazer... mais a situação está desse jeito e não sei o que fazer... neste momento, porque a estrutura que eu criei desmoronou.
Um saco de ração tipo da corcelina está 23,00 40 kg
ração girassol sai por 21,00 a corcelina é melhor
Sal mineral não é caro, 4,00 o kilo eles precisam muito Farelo tb. Vermífugo eu tenho. Glicopan a vitamina que eu dou é cara.... mas é melhor para eles sai a uns 40,00. Alguém gostaria de apadrinhar um cavalo?
Ou ajudar com a ração... porque os locais citados não tem muito capim, e quem conhece cavalos sabem que eles comem muiiiiito capim e acaba logo se não tiver capineira ou troca de pasto...
a despesa está alta... e não estou conseguindo manter como eu deveria... e não tenho ajuda de nenhum órgão público ou empresa... nada... nada... uma pessoa me ajuda, um amigo me doando um saco de ração de 40 kg por mês apenas isso para os que estão em Itaboraí, não dá...
Bom qualquer ajuda é bem vinda e fico constrangida em estar pedindo isso, mas não é para mim... e no momento não posso doa-los com pressa, por causa desse problema, não seria JUSTO!!
Se alguém quiser ADOTAR os critérios são alguns: tem que ser conhecido da pessoa, tenho que visitar o local... algumas vezes... assinar um termo de responsabilidade... e muito cuidado, porque cavalo tem poder econômico e podem querer vender... repassar... colocar em carroça enfim todo cuidado É POUCO!!
Agradeço por eles.... e sou muito grata aos cavalos, quando fiquei doente e tive a semi-paralisia nos braços foi dando banho... escovando alguns deles que fui recuperando as forças... e eles pacientemente pareciam que entendiam e deixavam eu escovar... alisar... dar banho.... fiz isso várias vezes durante dois meses e recuperei totalmente os movimentos e ainda faço até hoje, como fisioterapeuta tive com eles uma lição de vida e eles foram meus terapeutas... no final eu precisei da ajuda deles... e eles com certeza me ajudaram muito. Depois eu conto melhor essa rica experiência com os cavalos.
Obrigada
Carmen Senna
DAAJ - RJ
"CAVALOS, VAMOS COMBATER A CRUELDADE CONTRA ESSES BELOS ANIMAIS"
VISITEM O SITE
http://geocities.yahoo.com.br/daaj2004
Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras