Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.

Coluna 65

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot

"O que não concebo é degolar um cabrito, asfixiar uma pomba, cortar a nuca de uma galinha, ou dar punhaladas em um porco para que eu coma seus restos. Não é por uma questão de química biológica o motivo de eu ter passado para as fileiras do ovo-lacto-vegetarianismo, mas pelo imperativo moral de que minha vida não seja mantida às custas da vida de outros seres."

                                                        (Dr. Eduardo Alfonso, médico naturalista espanhol)

 

Poema de Clarice Villac

Intimidade

na grande cidade
o catador de papel e seu cachorro
sorte compartilhada

Queridos leitores,

Mais uma semana e mais notícias, uma da semana passada - foi votado, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei que proíbe a exploração animal em circos - recebi da Leila Miccolis e sei que já foi colocada a na blocos. Fico muito feliz com esta conquista, mas sabemos que temos um longo caminho a trilhar, porque as leis nesse País não são cumpridas, pelo menos aquelas favorecendo os animais. Enquanto a proibição de alguns cães de porte maior saírem sà ruas e sofrerem todo tipo de preconceito, essa é colocada em prática como poucas, com todo fervor!

Trago também uma matéria que mostra como esta “iguaria”, o patê de “foie-gras”, é produzido, com requintes de crueldade que nenhum ser humano com o mínimo de sensibilidade pode suportar. Realmente, não temos limites, não sabemos até que ponto pode chegar a perversidade humana.

Não bastando tudo que os animais sofrem, agora temos várias comunidades no Orkut incentivando e ensinando como se tortura-los. Chego a ter pena desse tipo de “Ser”, mas ao mesmo tempo repudio com todas as minhas forças. Como alguém pode torturar e matar um ser vivo que não tem a menor chance de se defender? Além de não ter piedade, quem faz isso ainda é covarde... muito triste!... Mas não desisto, continuo denunciando, repassando, gritando e vou até o fim!

Abaixo trago alguns pedidos de ajuda, a maioria muito urgente e gostaria que vocês pudessem divulgar para o máximo de pessoas possível. E uma notícia gravíssima sobre as carrocinhas voltarem a atuar no RJ! Isso nunca!... vamos nos mexer, escrever, fazer passeata. Vamos mostrar que não aceitamos esse retrocesso, que não aceitamos que o estado se livre dos nossos animais de rua como se fossem estorvos, lixo, amontoando todos em um CCZ que não tem a menor condição de recebe-los como deveriam. E sabemos muito bem qual será o fim deles.

E isso em vez de trabalhar em campanhas de conscientização, castrando esses animais em massa, etc. Enfim, cansa, mas podemos fazer nossa parte que é fundamental, reivindicar nossos direitos e nosso poder de VOTO, boicotando!!!!

Abraços tristes

Notícia gravíssima – Vamos contestar!!! E-mail enviado por Fátima Borges

Fiquei sabendo pelo jornal O GLOBO de 16/08 que o prefeito e o Fasano estão trazendo para o Rio de Janeiro as malfadadas carrocinhas. É claro que questionados pelos protetores disseram que não é nada disso, mas é impossível RECOLHER ANIMAIS E COLOCAR NO CCZ ( CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES), pois sabemos que aquilo é uma imundície e não tem condições de hospedar animais de rua de jeito nenhum, acredito que já estejam pensando em "limpeza" para o PAN, como fizeram na Grécia (exterminaram centenas de animais de rua na época das Olimíadas).
Bem, peço-lhes que escrevam um e-mail para os endereços abaixo questionando do Fasano se isso é real e externando desagrado pela notícia e peçam a seus contatos que façam o mesmo, pois precisamos fazer pressão!
Mandei uma mensagem para o jornal repudiando as CARROCINHAS  e sutilmente dizendo que ninguém deve FINANCIAR ( com o pagamento de seus impostos) a morte de ANIMAIS inocentes, mas acho que não vão publicar.

Obrigada!

fasano.IPLAN@pcrj.rj.gov.br
IPLAN@pcrj.rj.gov.br
cesarmaia@pcrj.rj.gov.br

Patê de Foie-gras Iguaria Chic... Os Ratos Também Adoram

Por Fátima Borges

Imagine-se um ganso, veja-se dentro de uma minúscula gaiola sem poder fazer qualquer movimento. A seguir, imagine uma comichão na sua traseira, não, não se coce e nem olhe para trás, você não tem espaço. Aos poucos sinta essa comichão transformando-se em dor, e, quando estiver doendo muito, tenha a certeza: Você está sendo comido vivo pelos ratos... Exatamente como são os gansos criados para a produção do patê. Assim começa a ser fabricado o seu FOIE-GRAS!

Infelizmente para que você possa se deliciar com esta iguaria cara, milhares de gansos são criados da maneira mais horrenda possível! Mas, o que é o FOIE-GRAS, exatamente? É o fígado inchado dos gansos que recebem alimentação forçada provocando uma distorção nos corpos dos animais, aumentando seus fígados em até 7 vezes mais do que o normal para que o lucro dos amorais seja maior. Desde que nascem, esses pobres animais recebem uma alimentação exageradamente rica em gorduras saturadas por meio de tubos que atingem diretamente seus estômagos.

Muitas vezes, elásticos são postos em suas gargantas para que não regurgitem, ou seja, VOMITEM, já que são obrigados a comerem várias vezes por dia, mesmo estando completamente repletos. Chegam à idade adulta com fígados muito mais pesados que seus corpos,perdendo assim a capacidade de movimentação, exatamente por causa disso, os ratos os atacam com freqüência, comendo-os literalmente vivos. As infecções causadas pelos canos onde são introduzidos os alimentos são constantes. O estômago quase sempre sofre ruptura, o bico fica deformado, a dificuldade para respirar é agonizante e os ferimentos no esôfago uma constante, daí muitos morrerem antes de serem assassinados pelos “criadores”.

Esse patê é desaconselhado pelos médicos por ser considerado nocivo, já que 85% deste produto constitui-se de gordura saturada, e quem consome o patê de foie-gras leva para dentro de seu corpo uma grande quantidade de gordura que vai diretamente para o fígado também.

Daí, concluo que a crueldade para com os gansos se estende até ao ser humano, pois certamente, os restaurantes de luxo jamais dirão aos seus clientes o que os ratos já sabem há muito tempo, que estão ingerindo um fígado adoecido. Após a morte dos gansos, só o monstruoso fígado é aproveitado, visto que as carcaças deles não servem para consumo, devido ao excesso de antibióticos e drogas que recebem ao longo de suas curtas vidas. Em alguns países da Europa o foie-gras está proibido.

Talvez por isso, o atual governador da Califórnia, o ator Arnold Schwarzenegger, tenha sancionado uma lei que eliminará o referido patê do cardápio no Estado, menos mal! Que sirva de exemplo para todos!

Postado em Domingo, agosto 14 @ 19:50:48 CDT


E-mails que recebi de protetores clamando por ajuda... são milhares, mas selecionei os que achei mais urgentes!

Mais um pedido urgente

A situação do CCZ de Niterói continua crítica. O local continua lotado, os animais estão em depressão, falta comida para todos. Os gatos estão comendo ração de cachorro.

Se você mora no RJ, por favor, responda a esse apelo.

Se você pode ao menos oferecer lar temporário ou apadrinhamento para algum animal, já é mais que bem vindo. O importante é tirarmos os animais do CCZ URGENTEMENTE.

Os dois dogues alemães divulgados anteriormente já estão mortos. Um morreu por "causa desconhecida", o outro, de anemia. "Estava pele e osso". O Akita "desapareceu". Não sabemos se foi roubado ou se está morto.

Galera, sei que é complicado reorganizar a vida para acolher um animal por um tempo indeterminado em casa. Mas gente, para tudo se dá um jeito. Só é necessário boa vontade! A maioria dos animais que estão lá tem altas chances de serem adotados! Porém precisamos DE TEMPO! E tempo é o que não temos no CCZ. O pastor canadense, jovem, todo branquinho, lindo, os dois rotweillers, estão magros demais. Provavelmente estão entrando em depressão e parando de comer. Dois dos filhotinhos srd já conseguiram lares permanentes, outros dois, lar temporário. Mas precisamos tirar todos de lá. SRDs de pequeno porte e poodles também estão no corredor da morte. São todos animais jovens e saudáveis, que só precisam de UMA CHANCE!

Por favor, ajudem esses cães. As fotos deles está disponível em http://sosvidanimal.multiply.com/

Não deixem mais animais morrerem de depressão, encarcerados no CCZ. Ofereçam ao menos lares temporários, até que consigamos encontrar lares permanentes para esses animais.
Se você pelo menos um desses animais, mesmo que o menorzinho, por favor, não pense duas vezes! Escreva para sos_vida_animal@yahoo.com.br ou ligue para Ana Paula: (21) 9926-5512 ou Mirella: (21) 8116-3658

A ajuda de vocês pode fazer a diferença.

 


Recebi esse email e não podia deixar de repassar. Vamos ajudar?

Safira precisa de AJUDA - CUIDADO IMAGENS FORTES

sAUve  AUmigos,
Era uma vez uma cadela, muito simpática, chamada Safira. Era uma boxer dourada, que foi comprada para iniciar um canil de boxers. Ela era muito carinhosa e bonita, e gostava muito de seus donos e da casa onde morava com seu amiguinho, um macho que foi trazido para ser seu companheiro e namorado. Então chegou o primeiro cio, e a partir daí sua vida mudou drasticamente. Sua dona passou a deixá-la cruzar com seu companheiro, e a cada cio, ela produzia filhotes para sua dona inescrupulosa. Havia se transformado numa fábrica de filhotes que a dona vendia. Os anos foram passando, e Safira foi ficando fraca e evelhecendo. Sua dona então resolveu mudar-se para longe, o que aconteceu no final de 2004. Mas Safira, já envelhecida e feia, não foi levada. Abandonaram-na à própria sorte, no quintal da casa, com um filhote que não devia ter valor para sua dona. Não tinha quem limpasse o local, nem alimentasse os dois abandonados. Só os vizinhos é que iam lá de vez em quando alimentar e dar remédios para os dois... mas logo o filhote apareceu morto, com dois tiros. E Safira seguiria ainda mais sozinha, emagrecendo e adoecendo, largada sozinha. Um dia a vizinha não aguentando mais, resolveu procurar ajuda. E ligou para Anima Vida. Ontem fomos lá, ver o que estava acontecendo com o animal. Encontramos a doce Safira, muito magra, com um imenso tumor na perna, muito
suja, fedida, mas ainda encontrava forças para rebolar como um bom boxer, demonstrando a felicidade de ter gente perto dela outra vez, que veio ajudar. Nossas cabeças doíam, nossos olhos se recusavam olhar o que encontramos, nossos estomagos se contorceram, e os corações encolheram tanto que causavam dor. Então colocamos Safira no transporte e fomos para a veterinária. Depois de um exame inicial, ela tem o enorme tumor, nesse tumor estava uma bicheira imensa, tem outro tumor menor em outra pata, tem câncer nas tetas, não tem mais os dentes inferiores, está com uma provável babésia e, como se não bastasse, está com
uma provável gravidez, pois tinha acabado de sair do cio semana passada e tinham dezenas de cães da vizinhança assediando a coitada. Como alguem poderia abandonar Safira numa situação dessas????????? Não
pudemos... então, ela ficou internada, e hoje vamos conversar com a nossa vet, a drª Marluce, sobre o que vai ser possível fazer por ela. Mas já podemos sentir o que vamos enfrentar pela frente. Mas não vamos mais deixar Safira sofrer, pois ela não merece, e mostra que quer muito viver, pois mesmo em cima da mesa do
vet, futucando a bicheira, ela encontrava alegria para ficar abanando o rabinho, feliz que estava sendo, enfim, cuidada!!
Por isso, aumigos, vamos precisar de toda ajuda que pudermos conseguir, e esperamos que cada um de vocês possa ser um a nos ajudar, pois não vai ser barato curar Safira. Se você puder ajudar, por favor me escreva e tente outras pessoas que possam ajudar tambem. Nós, Safira, Carlos e Eu, agradecemos muitíssimo.

Beijos e lambidas,
SoniaRO
http://soniaro.multiply.com

Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras