Coluna 67
"Quando se é capaz
de lutar por animais, também se é capaz de se lutar
por crianças ou idosos.
Não há bons
ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais
fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot
"Pode alguém considerar um ser vivente como propriedade, investimento, um pedaço de carne, uma "coisa" , sem degenerar em crueldade contra essa criatura?" - Karen Davis, PhD (Prisoned Chickens, Poisoned Eggs, 1996)" A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra.
Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente.
Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem. "
( MONTEIRO LOBATO - Miscelânea, 1946 )
Olá leitores sempre fiéis e queridos,
Estou mais uma segunda feira trazendo notícia muito boa, que recebi da amiga, protetora e escritora Clarice Villac sobre o Gaar (Grupo de Apoio ao Animal de Rua) –ele sofreu mudanças, tenho certeza que positivas, e no sentido de fazer ainda mais pelos nossos animais tão queridos!
Abaixo segue um, dos milhares de pedidos de ajuda que recebo, para uma protetora e amiga que precisa muito de apoio e os animais agradecem! E assinem a petição em defesa dos nossos amigos!
Outros pedidos são doações de cachorrinhos e gatinhos lindos, cada um mais fofo que o outro... mais uma vez porque os humanos, com seus problemas, abandonam quem mais os ama e precisa deles! Como tenho fotos, caso alguém se interesse, mande e-mail para mim que eu envio as imagens dos fofuchos.
Estava conversando com uma amiga, que ama muito os animais, como a maioria que lê essa coluna, e ela me contou que além dos seus dois cachorrinhos está com mais um membro na família - um jabuti, que ela adotou, pois seria abandonada... não devemos ter animais silvestres em casa mas, nesse caso, uma vida foi salva e ela está com uma dona muito especial! uma menina linda, que já foi adotada pela sua cachorrinha!
Fico comovida como os animais são abnegados, puros e sem nenhum preconceito... eles são ciumentos, como os humanos, mas quando sentem que aquele novo ser é tão indefeso quanto eles e que não está ali para lhes fazer mal logo o acolhe como se fosse da sua família, mesmo sendo diferente ou feio... isso não importa, e sim o amor, a aceitação do novo, como se aquele novo membro da família precisasse da sua acolhida, da segurança! Por isso os animais acabam tendo uma percepção, uma sensibilidade, muito maior que a nossa! Nós, humanos, estamos muito “ocupados” com nós mesmos...
Abraços
Pedido de ajuda
Pessoal,
Agora mais do que nunca preciso de vocês.
Cada um ajudando um pouquinho eu posso continuar meu trabalho.
Não sou veterinária, por isso meu gasto é ainda maior, pois estes serviços são pagos, podem ser parcelados, mas são pagos. São animais resgatados, felinos e caninos, e as emergências que vivo atualmente (última : gatinha atropelada, fratura de coluna, paraplégica).
Nunca abandonei animal algum, nem nunca deixei que cruzassem, por isso todos são oriundos das ruas, maus tratos, abandono... animais rejeitados !!!
Infelizmente atuo em áreas pesadas do subúrbio, como Bonsucesso, e adjacências e as favelas como Perereca, etc. São locais com pessoas ignorantes e cruéis ao extremo, tira-se uma ou outra realmente boa. Moro nas redondezas, e antes trabalhava em uma empresa na Rodovia Presidente Dutra. Mesmo não estando mais lá, retornei e resgatei 2 cães!!! Cães que padeciam há 3 dias em pele e osso!!! Um deles - a cadela - ainda comigo. E nem carro tenho!!! Estou tentando fechar um espaço para acomodar melhor estes animais, principalmente os gatos. Ninguém tem obrigação, mas muito abdiquei em minha vida por esta luta e não posso desistir agora. Parece que ficou tudo PIOR, o abandono aumentou e ainda tenho um encargo de castrar os animais nas comunidades carentes (um colega ajuda, marcando e levando de bicicleta os gatos, quando pode), mas eu que agito, eu que corro atrás, e combino tudo. Tudo isso, mais este trabalho, para que ninhadas são sejam jogadas em valões ou afins. SÃO VIDAS!
Por isso, não apenas os já resgatados, mas os que ainda estão nas colônias ou
espalhados na região precisam deste auxílio!
Doações de remédios:
uso humano : Xantinon b12 inj, Leucogem líq., Biamotil pomada oftálmica (SEM cortizona), AZI (azitrominicina), Amoxilina líq. 250 mg, etc uso veterinário : Duotril inj ou comp., Flotril inj ou comp. , Aminomix pet em pó, Shotapen LA, Remédio para pulgas / carrapatos (My Pet / Frontline), vermífugos, etc.
Alimentos: rações de filhotes felinos principalmente e/ou canino, A/D ração calórica em lata da HILLS, ração em lata para felinos (top cat, chanin, etc), para cães., arroz de cachorro, etc.
Doações em espécie para ajudar nas despesas médicas.
Doações de tijolo, cimento, etc (para começar urgente o espaço deles).
Outros: jornais, etc.
End. Postal:
Caixa Postal 8169
21032-970, Rio de Janeiro, RJ
(021-9962-1526)
Comprando a SUPER RIFA:
http://gatosdorio.sites.uol.com.br/rifasosfelinos.htm
Visite o site:
http://sosfelinos.atspace.com
e-mail: sosfelinos @ yahoo com br
MUITO OBRIGADA!
Pelo fim da vivissecção!
Adote / Castre, pela posse responsável de animais !
Deposite na conta da Rosely, por favor:
ROSELI ACOSTA BASTOS
Banco: Itaú
Agência 0407
Conta corrente: 28564-2
Uma boa notícia
A todos os simpatizantes do GAAR
Há 6 anos nascia em Barão Geraldo um sonho.
Um sonho que até então ficara quietinho nos corações de um grupo pequeno de pessoas.
Um sonho que imaginava um mundo menos cruel, mais tolerante para os animais da cidade.
Cansados de tanto ver bicho faminto, acuado, doente e desesperançado, decidimos que não dava mais para esperar.
E bem devagarzinho começamos a agir.
Usando nossos recursos,começamos a esterilizar as fêmeas que circulavam no distrito. Esterilização de animais ainda era tabu, até mesmo para os veterinários que se espantavam com nossa determinação. E de repente, castração virou moda. E loucos que fomos, colocamos nossos telefones à disposição da comunidade. Choviam telefonemas.
Todo mundo querendo castrar através do GAAR. Imprudentes, resolvemos dar um nome ao sonho e achamos que GAAR – Grupo de Apoio ao Animal de Rua – soava tão bem... só que a cidade inteira também achou que os problemas que tinha com cães e gatos, a partir de então, teriam solução.
E nossas vidas, um tanto pacatas, foram profundamente transformadas.
E o sonho vira uma ONG com CNPJ, registro em cartório, conta em banco, contas a pagar, enfim, as burocracias inerentes a tudo que cresce e toma forma.
E assim o GAAR virou camiseta, virou site, virou adesivo, virou lista e marcou em definitivo a luta pelo bem-estar animal em Campinas.
Seis anos de intensa devoção, única palavra que me ocorre para definir o trabalho frenético dos voluntários do GAAR. Seres especiais que, no anonimato, foram responsáveis pela salvação de mais de 4.000 animais da cidade. É um constante recolher, cuidar, castrar, fazer feiras semanais, doar o bichinho e o bichão com aperto no peito, aceitar a devolução, ouvir desaforos e começar outra vez a recolher, cuidar, etc., etc.
Guerreiros que, além da fibra, demonstram imensa ternura e solidariedade.
Devoção que se manifesta de maneiras diversas, com gente emprestando o talento para criar imagens (nosso site com milhares de visitantes), versos, textos que descortinam o esforço diário para salvar vidas.
Chega 2005 e o GAAR resolve dar um novo salto, rumo a uma maior estruturação.
Respondendo à iniciativa governamental para profissionalizar as ONG's, o GAAR se torna uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e deixa de ser GAAR (que pena!) para ser I V V A – Instituto de Valorização da Vida Animal (que forte!).
Mas por favor, não se assustem. Só mudamos o nome para agregar mais valor à nossa ação. Uma OSCIP pretende cobrir as lacunas na área social, para as quais o poder público não consegue ou não quer oferecer solução – bem o caso dos animais abandonados!!!
Assim, uma OSCIP pode receber aportes financeiros oficiais e oferece às empresas que colaborarem, o benefício de desconto no Imposto de Renda. Hoje, essa qualificação é de extrema relevância para o desenvolvimento do trabalho voluntário.
Numa época em que se exige maior transparência, nada melhor para uma ONG, do que receber essa qualificação. E o IVVA é a única OSCIP voltada para a questão animal, na região metropolitana de Campinas. Essa titulação já está nos trazendo dividendos. Aumentaram significativamente os pedidos de empresas, universidades, escolas, hipermercados que querem saber mais de nossas atividades e se interessam em fazer parcerias.
E a causa animal não pode prescindir desse suporte.
Assim, todos vocês que, como nós, voluntários, gostavam tanto do GAAR, prestigiem com o mesmo carinho, o IVVA.
Por dentro, continuamos os mesmos. É a mesma dedicação, o mesmo empenho. O que mudou foi nossa aparência.
Sejam bem-vindos ao IVVA! O apoio de cada um de vocês, que foi fundamental para o sucesso do GAAR, será igualmente importante para a consolidação do nome do IVVA.
Muito obrigada a todos que nos acompanharam nesses anos de GAAR. Estamos esperando todos agora no IVVA.
Em breve publicaremos a nova diretoria e informações de interesse de todos.
Sonia Regina Pequeno
Presidente do GAAR
E vice-presidente do IVVA
Justiça, dignidade e respeito aos animais em Campinas !
http://www.petitiononline.com/ivva8205/petition.html
Amigos dos Animais,
pedimos que apóiem esta iniciativa, e assinem esta Petição - Petition online endereçada à Prefeitura Municipal de Campinas SP para que efetivamente sejam tomadas providências em favor dos animais que sofrem nas ruas e no CCZ da cidade !
A situação é gravíssima e amplamente divulgada pela imprensa local. Mais informações no texto do abaixo-assinado, vejam no link acima.
Vamos usar a internet para mudar esta situação de descaso e penúria!
atenciosamente,
IVVA - Instituto de Valorização da Vida Animal
A Primeira OSCIP da Região Metropolitana de Campinas que tem como uma de
suas missões proteger e cuidar de animais domésticos e silvestres
Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras