Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.

Coluna 68

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot

Somos todos ANIMAIS! liberdade e respeito - você também gosta...
Bárbara Bandeira

 

Tem certas coisas que o dinheiro não compra...

Queridos e sempre fiéis leitores,

Certo dia estava na janela da minha casa e vi seis vira-latas olhando para a portaria em frente, indóceis, querendo algo o que estava lá dentro mas sem poder entrar pra pegar. Pensei: o que será? E fiquei admirando aquela cena belíssima, em que o mundo havia parado para aqueles cães. O assunto que me contagiou de tal forma que o tempo também parou pra mim. Alguns minutos depois, saiu de lá um homem pobre, com um saco de cimento na cabeça e os cães ficaram completamente enlouquecidos, abanando os rabinhos e pulando como se estivessem ganhando a melhor comida... era a pessoa que eles admiravam, esperavam sair daquele prédio e o mundo voltou a existir! Não precisavam de mais nada só daquele amigo - e a única coisa que ele podia lhes dar era amor. Essa cena seria digna de foto na primeira página de um jornal. Isso o dinheiro não compra, não está à venda!

Você não compra afeto, amor, amizade.

Estou sempre aprendendo com eles, cada dia mais apaixonada e comovida com esses seres tão dignos e fiéis!

Não me imagino vivendo sem o abanar de rabo de um cão, sem sua alegria e companheirismo... sem a tranqüilidade, a paz e liberdade de um gato. Enfim, se eu pudesse, “abraçaria” todos os animais, os domésticos e os silvestres e selvagens! Preciso deles pra existir!

Retirei um texto belíssimo do famoso escritor português Saramago, do site do Gaar de Campinas, agora IVVA, o endereço está abaixo... e dois pedidos de ajuda!

Lindo texto

A Racionalidade Irracional 

Eu digo muitas vezes que o instinto serve melhor os animais do que a razão a nossa espécie.
E o instinto serve melhor os animais porque é conservador, defende a vida.
Se um animal come outro, come-o porque tem de comer, porque tem de viver; mas quando assistimos a cenas de lutas terríveis entre animais, o leão que persegue a gazela e que a morde e que a mata e que a devora, parece que o nosso coração sensível dirá "que coisa tão cruel".
Não: quem se comporta com crueldade é o homem, não é o animal, aquilo não é crueldade; o animal não tortura, é o homem que tortura.
Então o que eu critico é o comportamento do ser humano, um ser dotado de razão, razão disciplinadora, organizadora, mantenedora da vida, que deveria sê-lo e que não o é; o que eu critico é a facilidade com que o ser humano se corrompe, com que se torna maligno.

Aquela idéia que temos da esperança nas crianças, nos meninos e nas meninas pequenas, a idéia de que são seres aparentemente maravilhosos, de olhares puros, relativamente a essa idéia eu digo: pois sim, é tudo muito bonito, são de facto muito simpáticos, são adoráveis, mas deixemos que cresçam para sabermos quem realmente são.
E quando crescem, sabemos que infelizmente muitas dessas inocentes crianças vão modificar-se.
E por culpa de quê ?
É a sociedade a única responsável ?
Há questões de ordem hereditária ?
O que é que se passa dentro da cabeça das pessoas para serem uma coisa e passarem a ser outra?

Uma sociedade que instituiu, como valores a perseguir, esses que nós sabemos, o lucro, o êxito, o triunfo sobre o outro e todas estas coisas, essa sociedade coloca as pessoas numa situação em que acabam por pensar (se é que o dizem e não se limitam a agir) que todos os meios são bons para se alcançar aquilo que se quer.

Falamos muito ao longo destes últimos anos (e felizmente continuamos a falar) dos direitos humanos; simplesmente deixamos de falar de uma coisa muito simples, que são os deveres humanos, que são sempre deveres em relação aos outros, sobretudo.
E é essa indiferença em relação ao outro, essa espécie de desprezo do outro, que eu me pergunto se tem algum sentido numa situação ou no quadro de existência de uma espécie que se diz racional.
Isso, de facto, não posso entender, é uma das minhas grandes angústias.

José Saramago, in "Diálogos com José Saramago"
texto enviado por Sonia Pequeno

http://www.gaar-campinas.org.br

Pedidos de ajuda

Quem souber de alguém que possa ajudar, favor entrar em contato.Obrigada

QUANDO ENCONTRARAM O VICTOR NA RUA ELE ESTAVA MUITO MACHUCADO E TRISTE,
A PATINHA DE TRÁS JÁ ESTAVA TOTALMENTE COMPROMETIDA ENTÃO QUANDO LEVARAM NO VETERINÀRIO, NÃO TEVE JEITO, TEVE QUE SER AMPUTADA (O VETERINÁRIO FALOU QUE SE ELE TIVESSE SIDO SOCORRIDO ANTES PROVAVELMENTE ISSO NÃO PRECISAVA TER SIDO FEITO). A FERNANDA E A REGINA ESTÃO SEGURANDO AS PONTAS PORQUE ESTÃO APAIXONADAS POR ELE, QUE É MUITO FOFO, ESTÁ SE RECUPERANDO BEM E JÁ SE ADAPTOU TOTALMENTE COM SÓ TRES PATINHAS.
AGORA ELE PRECISA DE UM DONO! ELE ESTÁ NO TRABALHO DAS MOÇAS QUE O RESGATARAM, MAS A CHEFE DELAS DISSE QUE VAI LEVÁ-LO PARA O CCZ PORQUE "ELE NÃO VAI ARRUMAR DONO COM 3 PATAS".
DIVULGUEM!
O TEL. DA FERNANDA E DA REGINA É: 3976-5798

Amigos,

Entrem no site abaixo e vejam as carinhas dos bichinhos abandonados no CCZ do Rio.
Ajudem-nos a ajudar a Direção do CCZ a encontrar lares para esses animais. Divulguem, por favor, esse site que foi, muito carinhosamente, preparado por super defensores do direito que esses animais tem a vida com dignidade e amparo.
Vamos mudar o CCZ do Rio e fazer daquele local, apenas um centro (rápido) de triagem para os animais que, forçosamente, chegam lá.
Quem quiser e puder ajudar com ração (a deles é de péssima qualidade), vacinas, por favor, contate o dr. Regis, atual diretor. Tel. 33952142. Mais importante e extremamente necessário: ajudem a doar esses bichinhos.
Para maiores informações sobre os cães e gatos é aprisionados no CCZ do Rio: cczrio@gmail.com

Grata,
Ana

Acessem:

http://geocities.yahoo.com.br/ccz_rio/

Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras