Coluna 75
"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se lutar por crianças ou idosos.“Os animais não precisam das suas desculpas. Eles precisam de você”
Shell, ativista norte-americana
Queridos leitores,
Não sei aonde vamos parar. Tenho sentido um enorme aperto no coração porque o País, pelo menos que eu me lembre, nunca esteve tão caótico como agora. E não só o Brasil, com sua roubalheira, o desmatamento desenfreado, as mudanças climáticas, febre aftosa, animais selvagens aparecendo e atacando onde não deviam, etc. Mas o mundo todo está passando por um momento de desestruturação - a gripe aviária que pode virar uma pandemia, furacões com poder de destruição inimaginável surgindo de forma constante, etc Se não tomarmos consciência do que estamos fazendo com o Planeta, poluindo, destruindo o ecossistema e não começarmos a fazer nossa parte, reivindicando das autoridades o que não estiver ao nosso alcance resolver, não percxebo um bom prognóstico...
Nós tomamos o espaço da natureza e ela está reagindo a isso - o saldo é um desequilíbrio natural, através do qual grande parte dos seres vivos desaparecerão, seja por epidemias de vírus para o qual não teremos imunidade ou por desastres ambientais. Aqui no Brasil, o mais comum – as enchentes.
A fúria da natureza consegue ser pior que a dos Homens!
Abraços caninos
Uma matéria emocionante, de um casal extraordinário, que dá valor à vida! Quando penso que não existe mais esperança e solução para o caos que estamos caminhando... recebo essa notícia!
Jornal de Santa Catarina, 21 out 2005 Anjos da naturezaPaixão pelo meio ambiente faz casal de Guaramirim criar ONG de preservação e virar referência nacional na área
JÔNATAS KOSMANN/ Agência RBS
jonatas.kosmann@diario.com.br
Elza Nishimura e Germano Woehl Júnior se conheceram no batizado de um sobrinho dela, em Curitiba (PR). Corria o ano de 1981, e, em pouco tempo, já namoravam. Na época, o programa preferido era passar os finais de semana no Pico Marumbi, reduto da Mata Atlântica no Litoral paranaense. Casaram-se em 1983 e, até hoje, vivem a preservar a natureza.
- Queríamos mostrar que os anfíbios são bonitos e convencer as crianças que os anuros (rãs ou sapos) são apenas os bichos mais difamados da natureza e que quem se reconcilia com eles está pronto para fazer as pazes com toda a floresta - lembra o atual doutor em Física pela Unicamp e funcionário do Departamento de Fotônica do Instituto de Estudos Avançados do Centro Técnico Aeroespacial de São José dos Campos (SP).
Tudo começou em 1998, depois de o casal ter gasto cerca de dois anos construindo uma casa no terreno de cinco hectares comprado em Guaramirim. Enquanto Germano dava expediente em São José dos Campos, Elza peregrinava pelas escolas da cidade, mostrando fotografias de anfíbios e anuros. O sucesso da exposição resultou no caminho contrário, e os estudantes passaram a visitar o terreno do casal para conhecer a mata.
Até hoje, mais de 10 mil alunos, 600 professores e 1,6 mil visitantes avulsos passaram pelos cerca de 200 metros de trilhas onde Germano classificou 41 espécies de anuros.
As fotografias deste catarinense de Itaiópolis formam uma coleção de 70 retratos de sapos, rãs e pererecas que já circulou por 120 cidades de Santa Catarina, em exposições itinerantes vistas por 25 mil pessoas.
- Filhos? Cada criança que vem aqui conhecer a floresta é como se fosse meu filho - conta a professora de Educação Física.
O crescimento do projeto de preservação resultou em uma ONG, o Instituto Rã-Bugio. Germano ainda trabalha em São José dos Campos e, nas folgas vence, sempre de ônibus, os 670 quilômetros que separam o sítio do emprego.
O casal investe as economias na compra de nacos de floresta. Hoje, já possuem mais de 126 hectares de florestas na cidade natal de Germano. De quebra, a prefeitura de Jaraguá do Sul cedeu um terreno de 40,6 hectares para a instalação de um Centro Interpretativo da Mata Atlântica. A experiência de Germano e Elza é patrocinada pela Fundação O Boticário desde 1999.
Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
www.ra-bugio.org.br
Jaraguá do Sul, SC
Pedido de ajuda:
Gente,
Estamos com um carcará perdido no bairro do Humaitá/RJ.
Ele se chama Cacau, é manso e não sabe se alimentar por conta própria.
Tem um defeito na pata e vive com uma protetora há muito tempo.
Fugiu hoje pela manhã cedo ou ontem de madrugada. Desde então, está desaparecido.
Quem souber notícias, por favor entre em contato, é urgente.
CONTATO: Cecilia - 3183-8192 / 9779-4954
Vamos ajudar a Carmem Senna, essa protetora maravilhosa a combater essa crueldade contra esses belos animais! Escrevam, eu já fiz minha parte!
A lista
Hoje saiu no JORNAL O GLOBO uma matéria com a ONG-DAAJ sobre carroças na cidade e cavalos abandonados no caderno de bairros.
A reportagem fala da quantidade imensa de CARROÇAS NA ZONA OESTE E CAVALOS ABANDONADOS e no final pede para comentar sobre o assunto.
PEÇO UM GRANDE FAVOR MESMO QUEM NÃO LEU BASICAMENTE É SOBRE O NUMERO DE CARROÇAS E CAVALOS QUE A ONG DAAJ RESGATA CUIDA E ENCAMINHA PARA ADOÇÃO DIZ AINDA que o SUBPREFEITO DE JACAREPAGUA TENTOU FAZER ALGO MAIS NÃO CONSEGUIU....
POR FAVOR DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE ESSE ABSURDO DE CARROÇAS E CAVALOS ABANDONADOS QUE ESTÃO AOS MILHARES PELA CIDADE, SE O ASSUNTO INTERESSAR ELES VOLTAM A FALAR SOBRE A MATÉRIA.
UM MINUTINHO DO TEMPO DE VCS....PARA QUE A MÍDIA SE INTERESSE EM EXPLORAR MAIS ESSE ASSUNTO, FAÇAM UM COMENTÁRIO POR FAVOR.
falabarra@oglobo.com.br
DEIXE SEU RECADO E AJUDE AOS CAVALOS!!
se puder enviar com cópia para meu e-mail
defesanimal@terra.com.br
obrigada
abraços,
Carmen Senna
DAAJ - RJ
VISITEM O SITE ANTIGO
http://geocities.yahoo.com.br/daaj2004/
NOVO SITE EM CONSTRUÇÃO
www.daaj.org.br
"CAVALOS, VAMOS COMBATER A CRUELDADE CONTRA ESSES BELOS ANIMAIS"
"NÃO BASTA TER COMPAIXÃO É PRECISO AGIR" - PARAMAHANSA YOGANANDA
Mais um animalzinho para ser doado...
Achei um site onde encontrei a foto de uma linda cadelinha chamada Pretinha que está trancafiada em uma jaula de uma clínica (no Rio de Janeiro) esperando para ser adotada. Por favor vamos repassar para arrumarmos um lar para esta doçura.
http://www.protetoresvoluntarios.com.br/portal/index.php
Obs:é a cadelinha preta, registrada na data de 22/10
Vamos ajudar esta instituição? É do RJ e está com muitos animais para serem doados, inclusive um pit Bull super manso!
Endereço SOZED
Avenida Paulo de Frontin, 499 - Rio Comprido
Cep: 20261-240 Rio de Janeiro - RJ
Tel: (0xx21) 2273-8233
E-mail: sozed@sozed.org.br
Nossa clínica funciona todos os dias, das 9 às 17 horas
Pra quem pensa que Pit Bull é violento...
http://fs5.deviantart.com/f/2004/335/4/8/pitflashportuguese.swf
http://www.dapbt.org/American_Pit_Bull_Terriers/flash_detected.html
Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras