Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.

Coluna 80

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot

Amo
um gato
Como é difícil
Foge
Se esconde
Lindo
Arrisco
Arisco
Livre
Sempre volta. 

Bárbara Bandeira


Leitores queridos,

Resolvi nessa coluna fazer uma homenagem aos gatos, esses felinos tão amados por uns e tão odiados e desprezados por outros. São tantos preconceitos ao redor deles, sofrem maus tratos e não são compreendidos por muita gente. Tenho cachorro, nunca tive um gato, mas convivo com um em especial e com outros esporadicamente e só tenho coisas boas pra falar. Esses belos animais são tão fofos, adoráveis, amorosos e amigos como qualquer outro. A única diferença é que o cão demonstra com mais facilidade seu amor, é mais “dado”, o felino, por temperamento, é desconfiado, demora um pouco para se doar, ama igual, mas nem sempre está com vontade de dar e receber carinho. Gosta muito do dono, é extremamente curioso, dengoso, independente, livre, higiênico e adora sua privacidade... quem não gosta?

Nas próximas colunas falarei sobre mitologia e animais, homenageando os cães e todos os animais... trazendo sempre curiosidades e mostrando como são MARAVILHOSOS!

Abraços

Texto retirado do site Homens & Animais
http://www.geocities.com/RainForest/Andes/8032/page7.html

Os animais nas artes plásticas e literatura

Dentre os animais pintados e esculpidos no que hoje chamamos de "arte" (fine-art), o gato talvez seja o mais constantes, o rei, a rainha, o sábio, a musa, enfim, o Deus de pintores e escultores. São incontáveis os artistas que o desenharam, pintaram, grafaram, esculpiram, fotografaram - dos desenhos animados (Garfield, Manda-Chuva, Tom e Frajola, Félix, o Gato de Botas etc) às telas famosas de Van Gogh, Cézanne, Renoir, Degas, Monet, Di Cavalcante, às peças de Camille Claudel etc, todos retrataram seus encantos.

Na literatura, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Manuel Bandeira, Raquel de Queirós, Charles Baudelaire, T.S.Eliot entre outros o cantaram em verso e prosa. Eliot, autor dos poemas que deram origem ao musical Cats, há anos em cartaz na Broadway - NY, jamais imaginou tamanho sucesso quando os publicou. Para os amantes da modernidade, outra prosa de sucesso é "Internet for Cats", livrinho da moda entre os americanos, onde o felino protagonista navega empolgadamente pela Internet. Um pouco mais sério é o Siamês Akhenaton, narrador de "Uma história do homem contada por um gato" (Ed.Siciliano), traduzido do siamês pelo historiador francês Gérard Vincent. Fantástico.

Sem dúvida outros animais foram pintados, "romanceados", fotografados, esculpidos, mas o gato....

     


Mulher com Gato - Renoir

Uma das maiores homenagens já feitas a um gato, e por extensão a todos os gatos enquanto seres inspiradores de beleza e arte - entre outras coisas - é o Museu do Gato (Cat Cabinet) em Amsterdam - Holanda. O "Cat Cabinet" foi aberto em 1990, fundado por Bob Meijer, em memória de seu John Pierpont Morgan (1967-1984), um belo felino. É o único museu do mundo a mostrar uma coleção de objetos de arte totalmente centrados no tema do "gato", e tem como objetivo uma mostra do gato na arte e cultura através dos séculos. A Galeria tem um valioso acervo que vai de antiguidades de grande valor histórico e monetário a peças de artistas contemporâneos.

Cat Cabinet

 


Curiosidades felinas retiradas do site: http://www.petsite.com.br

Gatos são muito especiais e observá- los por alguns minutos nos traz admiração e prazer em estar na companhia de amigos tão cheios de códigos e mistérios. Vamos conhecer alguns deles?

Gatos e lugares altos
Os gatos são animais que adoram fiscalizar tudo o que acontece em seu território e nada melhor do que um lugar alto, seguro e com uma excelente visibilidade de toda a casa.

Gatos que roçam em tudo e em todos
Esta atitude é significativa de posse, onde nosso amigo felino por meio de glândulas especiais localizadas na testa, em volta da boca, sob o queixo e perto das orelhas, vai deixando seu cheiro individual e marcando as pessoas e os locais.

Gatos, sacos e sacolas
Você chega em casa cheia de compras e deixa os sacos e sacolas em um canto. Pronto seu gato já o elege como um perfeito esconderijo, acolhedor, protegido e com ruídos que deixam nosso felino extasiado e feliz.

Gatos e a nossa leitura
Já reparou como eles adoram deitar em nossos jornais e revistas justamente na hora em que vamos ler? Por que fazem isso? Não só para chamar a atenção, mas por que eles querem! Não são adoráveis nosso felinos?


Texto retirado do site Vida de Cão. Vamos parar de preconceito contra os gatos.

O que você deve saber sobre o gato para tê-lo como animal de estimação ...

Os felinos são animais adoráveis e muito independentes. Essa independência faz com que algumas pessoas que desconhecem essa espécie tenham idéias erradas sobre eles. É comum ouvir que : "o gato não se apega ao dono e sim à casa" ou "os gatos são muito traiçoeiros".

Quem convive com esses felinos sabe que isso não é verdade. Para escolher um gato como animal de estimação, deve-se ter em mente que eles agem de maneira diferente dos cães e tem hábitos diferentes. Essa diferença não significa que os gatos são pouco amigos do dono, como dizem alguns.

Os gatos podem se adaptar bem a apartamentos, e são animais muito limpos e silenciosos. Acostumam-se bem a ficar sozinhos, muito mais do que os cães. O tempo de vida médio de um gato é 10 anos. Alguns vivem bem mais do que isso. Existe uma grande variedade de raças de pêlos curtos e longos. O gato SRD (sem raça definida, ou vira-lata), é muito popular como animal de estimação.

Pela intensa vida reprodutiva dos gatos, para mantê-los como animal de estimação há a necessidade de castração, tanto em machos como fêmeas. Isso evitará os miados intensos das fêmeas durante o cio, e o hábito dos gatos urinarem pela casa toda para marcar seu território. Além disso, gatos criados em casa costumam sair em busca de parceiros, e podem não voltar mais quando não castrados.

Para quem mora em apartamento, é necessária a colocação de redes de proteção nas janelas (ou mantê-las fechadas), pois não são raros os gatos que caem de grandes alturas. Os gatos são muito curiosos e exploram todos os locais. Embora tenham grande equilíbrio, podem cair.

Por ser um animal muito limpo, os banhos são bem menos freqüentes que nos cães. Os gatos fazem suas necessidades fisiológicas (cocô e xixi) numa bandeja com "areia" (granulado) especial para gatos. Normalmente, não é necessário ensinar o gato a fazer no local certo. Instintivamente, ele procura um local onde poderá enterrar seus dejetos.

Se você está procurando um animal que necessita de menos cuidados que o cão e pode ser tão amigo quanto ele, um gato é a escolha certa!

Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)
silvia.parisi@vidadecao.com.br

Vida de cão...
www.vidadecao.com.br


Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras