Coluna 86
"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se lutar por crianças ou idosos.
Queridos leitores,
Como disse anteriormente, resolvi colocar textos e curiosidade sobre diversos animais, não apenas cães e gatos - que são minhas paixões, não nego... mas existem outros tão apaixonantes quanto.
Hoje trago um texto com curiosidades em relação aos pássaros. Animais belíssimos, nobres e tão mal tratados pelo ser humano que não tem idéia de sua importância. São livres, voam, muitos cantam, naturalmente belos, misturam sensibilidade e força!
Adoro os pássaros e não posso admitir que vivam engaiolados... isso é um crime, eles precisam da natureza, das árvores, da liberdade!
Por favor, vamos admira-los de longe, fascinados por sua beleza voando por aí - o CÉU estará sempre aberto para eles...
Espero que gostem,
abraços rasantes.
Fonte: http://www.passarosbrasil.hpg.ig.com.br/curiosidades.htm
CURIOSIDADES SOBRE AVES
O que são aves?
São animais com a pele coberta de penas, membros anteriores transformados em asas, boca prolongada em bico e sem dentes e bexiga. A maioria das aves têm de 1500 a 3000 penas.
O joão-de-barro
O joão de barro aprende a identificar a direção do vento ao longo de sua vida.
Na época de reprodução, o pássaro constrói seu ninho na direção contrária ao vento para que a fêmea e os filhotes fiquem protegidos da chuva e das ventanias. Constrói o seu ninho em 3 a 5 dias com barro e saliva, chegando a realizar de 500 a 2000 viagens para carregar o material necessário.
O pica-pau
O pica-pau não fica com dor de cabeça de tanto bicar as árvores, pois a cabeça dessa ave tem pequenas bolsas de ar que amortecem o impacto das batidas no crânio.
É capaz de dar 100 bicadas por minuto numa árvore e a velocidade do impacto alcança até 21 quilômetros por hora. Ele coloca a língua no buraco aberto para apanhar larvas de insetos embaixo da casca da árvore. Como seu ouvido é muito apurado, na maior parte das vezes localiza as larvas pelo som, furando a árvore no ponto certo.
Por quê a pomba branca simboliza a paz?
São duas histórias com raízes religiosas. Quando João Batista estava batizando Jesus, o Espírito Santo apareceu na forma de uma pomba.
A outra história diz que, após o dilúvio, Noé soltou um corvo e depois uma pomba. Do corvo não se ouviu mais falar e a pomba voltou porque não encontrou lugar para pousar. Uma semana depois, a ave foi solta novamente e voltou com uma folha verde de oliveira no bico. Isso era sinal de que já havia terra firma em algum lugar. Como o branco simboliza virgindade, paz, harmonia, uniu-se a pomba à cor branca e assim surgiu o símbolo da paz.
Por que os pássaros não tomam choque quando pousam nos fios?
O choque é a sensação da corrente elétrica que passa de um corpo para outro por meio de um terceiro corpo condutor. Quando um pássaro pousa num fio, os dois ficam com o mesmo potencial elétrico (equilíbrio entre o número de prótons - cargas positivas - e elétrons - cargas negativas). O pássaro tomará choque se ele, pousado no fio, encostar em um outro corpo com potencial elétrico diferente. Nesse caso, ele se tornaria intermediário entre as cargas do fio e de uma árvore, por exemplo.
Por que os pássaros voam numa formação em V?
Esse tipo de formação ajuda os pássaros a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro mais descansado.
O Pardal
Provavelmente trouxeram o pardal de Portugal em 1908, pois nessa época havia uma epidemia de febre amarela no Brasil e acreditava-se que essas aves comeriam os mosquitos transmissores da doença. Ainda não se sabia que eles comem apenas grãos e sementes. O pássaro se adaptou às cidades porque era onde havia mais comida.
O Pavão
O macho tem entre 150 e 200 penas longas e coloridas, que podem chegar a 1,5 metro de comprimento.
O Avestruz
Por uma curiosidade natural, o avestruz pode engolir um objeto brilhante. Mas essa voracidade sai caro: a ave quase sempre morre depois disso.
O Beija-flor
É a menor ave da natureza. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum e uma ninhada cabe dentro de uma colher de chá. Seu coração bate mil vezes por minuto, enquanto o de uma baleia-azul e o de um elefante chegam a bater 25 vezes no mesmo período. Podem bater as asas 80 vezes por segundo. É a única ave que pode voar para trás.
O menor ovo de ave é o do Beija-flor zumbidor (Mellisuga helenae) que mede 11,4 mm de comprimento, 88 mm de diâmetro e peso de 0,5 g.
O Beija-flor zumbidor (Mellisuga helenae), é a menor ave do mundo. Tem uma envergadura de 28,4 mm, um comprimento de 58 mm e peso de 2 g.
A Coruja
As corujas dormem de dia porque são nictalopes, ou seja, seus olhos não enxergam direito durante o dia. Quando a noite chega, elas saem para caçar e enxergam melhor que nós em pleno dia.
O Falcão
Quando avista uma presa, o falcão se lança num vôo tão rápido, que chega a atingir uma velocidade de 350 quilômetros por hora.
O Flamingo
O flamingo mede 1,30 metro e dorme de pé. Se ele se deitasse, não conseguiria mais levantar, porque suas patas são longas demais.
O Pombo-correio
O pombo-correio pode voar 800 quilômetros num único dia e alcança velocidades entre 60 e 70 quilômetros por hora. Eles conseguem voltar à sua própria casa. Durante as guerras, os pombos-correios eram levados até um país inimigo. Ao serem soltos, com uma mensagem, voltavam para seu país de origem.
O Urubu
O choque de um urubu de 2 quilos com um avião a 300 quilômetros por hora, já em procedimento de descida, produz um impacto equivalente a 7 toneladas. Em 1986, um urubu entrou na turbina de um jato Mirage da Força Aérea Brasileira, causando um prejuízo de 10 milhões de dólares.
O Gavião
Alguns Gaviões possuem uma acuidade visual superior em oito vezes a do homem, podendo distinguir pequenos animais a um ou mais quilômetros de distância.
No Brasil existem cerca de 1676 espécies de aves.
O maior ovo de uma ave é o do Avestruz, o exemplar, em média, tem de 15 a 20 cm de comprimento, 10 a 15 cm de diâmetro e peso de 1780 a 11650 g (volume equivalente ao de duas dúzias de ovos de galinha) e a casca tem 15,8 mm de espessura.
As Andorinhas e os Andorinhões voam normalmente cerca de 1500 a 1800m em vôos migratórios a uma altura de 3000 a 6000m.
No Pantanal existem cerca de 714 espécies de aves. Sendo considerado o ecossistema mais diversificado em aves no mundo.
No Amazonas os Sabiás são conhecidos por caruxué.
A palavra Curió é de origem indígena e significa amigo do homem.
Pedido de ajuda:
A Dra. Andréa faz um trabalho maravilhoso salvando vidas... ela tem vários animais para adoção (um mais lindo que o outro) e vários em tratamento!
Pessoal,
Mais uma vez preciso da ajuda de vocês para cirurgia de uma gatinha do Campo de Santana.
A gatinha está com hérnia de diafragma, com deslocamento de intestino e fígado para região torácica. Ela vai ser operada na quarta-feira e o custo da cirurgia é 60 reais, um preço bem camarada para ajudar os gatinhos do Campo de Santana. Além da hérnia de diafragma a gatinha tem varias costelas quebradas, pelo quadro provavelmente levou um chute (fotos das radiografias e da gatinha anexo). Então precisamos de ajuda para cobrir os custos da operação e outras despesas. A cirurgia é de alto risco e o quadro hepático da gatinha não é nada bom, por favor torçam por ela. Para ajudar podem depositar qualquer quantia na banco Itaú, na conta corrente abaixo ou entrar em contato com andrealambert@terra.com.br ou 9632-8115.
A gatinha está comendo Royal Feline Hepatic e também precisamos de doação desta ração.
Banco Itaú - Ag 0703
Conta corrente 29426-4
Andréa de Jesus Lambert
Andréa Lambert
ANIDA - Rio de Janeiro
andrealambert@terra.com.br
http://www.gatosdocampodesantana.kit.net
http://fotolog.net/campodesantana
http://www.animaisemrodeio.com.br
http://fotolog.terra.com.br/ong_anida
Esta coluna é atualizada
todas às segundas-feiras