Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.

Coluna 97

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot

Animais são terapeutas sem saber, curam, ajudam até quem não quer. Sábios, sensíveis e instintivos percebem muito mais. Benditos sejam nossos Terapeutas de quatro patas! (Bárbara Bandeira)

Hoje trago para vocês as fases emocionais do cão, retirado do Blog do amigo e parceiro de Projeto em TAA (e precursor no Rio de Janeiro), o estudante de Veterinária Heverton Gonçalves. Muito interessante para conhecer o desenvolvimento dos cães. Vou sempre passar para vocês como está o andamento do Projeto e artigos sobre o assunto.

Que nossos aumigos sejam protegidos de todos os males, que continuem nos ajudando a sermos mais felizes, menos egoístas, mais ativos, mais perceptivos e amorosos. Que não sejam mais escravizados, pois não existem nesse Planeta para nos servir... Sei que é utopia, mas se um dia pudermos viver em harmonia com o meio ambiente e perceber que fazemos parte e precisamos dele, que é vital ( talvez ainda reste tempo ) a Terra possa continuar existindo. Estamos destruindo a nós mesmos, não vamos fechar os olhos para só perceber quando faltar água e ar, aí será tarde demais! Deixo esse recado para começarmos a mudar e fazer alguma coisa HOJE!

Abraços

http://www.animaisterapeutas.globolog.com.br/

FASES EMOCIONAIS DO CÃO:

OS PERIODOS SÃO:

Período neo-natal: do nascimento até 12 dias de vida

É a fase em que o cachorrinho depende exclusivamente de sua mãe. Com esta idade ele não consegue controlar sozinho a temperatura de seu corpo, precisa de estimulação física para fazer xixi e cocô, e não vê ou ouve, mas já sente o cheiro da mãe.


Período de Transição: de 13 a 20 dias de vida

Nesta fase o filhote passa por diversas mudanças físicas. Os olhinhos abrem, ele começa a "engatinhar", ele já pode ouvir, e, por volta do 20o dia já aparece o primeiro dentinho.


Período de Reconhecimento: de 21 a 28 dias de vida

Só agora ele começa a usar os seus sentidos de audição e visão. Ele pode reconhecer movimentos, e objetos. Ele precisa muito de sua mãe e irmãozinhos para se sentir seguro e, porque estas percepções sensoriais ocorrem de forma excepcionalmente abrupta, é muito importante que o ambiente em que ele vive seja calmo e estável.


Período de Socialização Canina: de 21 a 49 dias de vida

É quando o filhotinho aprende os comportamentos específicos que fazem dele um cachorro. Por isso é tão importante não tirar o filhote da ninhada antes de 7 semanas de vida. É durante este período que ele aprende noções de higiene, respeito à hierarquia, e a ser disciplinado. Com os irmãozinhos ele aprende o jogo "dominante x dominado"


Período de Socialização com Humanos: de 7 a 12 semanas de vida

Este é o melhor período para o filhote se juntar à sua nova família. Esta também é a melhor época para introduzi-lo às coisas que farão parte da sua vida. Por exemplo, automóveis, outros animais, crianças, idosos, sons, etc. Tudo aprendido nesta fase é permanente.


Primeiro Período do Medo: de 8 a 11 semanas de vida

Neste período qualquer experiência traumática, dolorosa ou assustadora vai ter um impacto mais duradouro do que em qualquer outra fase da vida do animal.


Período do "rebelde sem causa": de 13 a 16 semanas de vida

É quando o pequeno meliante resolve testar toda a paciência dos seus donos. Ele vai tentar te morder, mesmo que pareça de brincadeira, dominar, e testar para ver quem será o lider da matilha. Este é o melhor período para iniciar o treinamento de Obediência Básica para Filhotes.


Período das "Escapadas": de 4 a 8 meses de vida

Se você ainda não ensinou ao seu filhote a vir quando chamado, este é o momento. Nesta idade ele desenvolve uma "surdez seletiva" que pode durar de poucos dias a várias semanas. É muito importante que os donos saibam como reagir nesta fase para evitar que seu cachorro se torne um eterno fujão.


Segundo Período do Medo: de 6 a 14 meses

É quando o cachorro começa a ficar relutante em se aproximar de coisas ou pessoas novas ou até mesmo já conhecidas. O mais importante é que os donos não forcem o cão nestas situações, e nem tentem consola-los, deixando que ele resolva sozinho que não há motivo para ter medo. O treinamento de obediência nesta época ajuda a construir a auto-confiança do cachorro.


Maturidade: de 1 a 4 anos de vida (varia entre as raças)

Para a maioria das raças a maturidade (inclusive a sexual) ocorre entre 1, 5 e 3 anos de idade, sendo que raças pequenas tendem a amadurecer mais cedo do que os cães gigantes.

Este período é normalmente marcado com um aumento na agressividade e um novo teste da autoridade do lider. O aumento da agressividade não é necessariamente uma coisa negativa. Muitos cães que eram excessivamente amistosos com estranhos passam a ser ótimos cães de guarda. Sem dúvida nenhuma, esta é uma ótima oportunidade para reforçar a liderança dos donos através de uma reciclagem no treinamento de Obediência Básica (agora para c ães adultos).


Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras