PRISCILA SENA
Médica Veterinária do gatil da Suipa, especialista em Patologia Clínica de pequenos animais, Plantonista da Help Vet, autora e co-autora de trabalhos científicos publicados, entre eles: Diagnóstico de Tumor Venéreo Transmissível Cutâneo Canino através do Método de Punção por Agulha Fina; Determinação do Perfil Hematológico para Mico Leão Dourado, Livre de Patógenos Específicos na Reserva de Poço das Antas. |
|
ronronos e latidos
Coluna nº 6 - 22/06/2008
(próxima 11/07)
Posse Responsável
Olá pessoal,
Vamos falar hoje de Posse Responsável. Vocês sabem o que significa? Quer dizer que como responsável de algum animal vocês têm alguns deveres a serem cumpridos, os quais listo a seguir:
Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos.
Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem ficará cuidando do animal nas férias ou durante feriados prolongados.
Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados) , em vez de comprar por impulso. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa conter o animal.
Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Banhe-o, escove-o e o exercite periodicamente.
Zele pela saúde psicológica do animal. Dê-lhe atenção, carinho e ambiente adequado.
Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
Ao passear, recolha e jogue os dejetos em local apropriado.
Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local.
Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
CONSEQÜÊNCIAS DO DESCASO
A conseqüência de tal descaso gera animais abandonados pela rua, propiciando uma superpopulação. Devemos lembrar que NÃO somos DONOS de animal, e sim RESPONSÁVEIS por ele, ninguém é obrigado a adquirir um bichano, mas quando o faz tem que cuidar e zelar por ele, com carinho.
SEJAMOS CONSCIENTES.
Até a próxima.
início |
cão |
gato |