50 dicas testadas e aprovadas para facilitar a sua vida e a dos
seus SIMS
01 - Se seus SIMS ainda não aprenderam a cozinhar e você não quer queimar a casa nem deixá-los morrer de fome, em vez de fogão, coloque uma mesa de refeições (precisa do"Fazendo a festa"). Você vai gastar um pouco mais, mas correrá menos riscos;
02 - Apertar simultaneamente as teclas CTRL ALT C e escrever "rosebud" (ou "klapaucius" para o SIMS original) faz você obter mais dinheiro. Se colocar depois destas palavras "!;!;!;!;!" terá o valor ampliado quantas vezes você usar esses (sinais até 99 vezes);
03 - Se seus SIMS estão sem ânimo, vá no modo compra, aperte Crtrl Alt Sift e escreva: move_objects on. Depois, com a mãozinha, delete o SIMS fatigado. Vá de novo no modo simulação e clique em cima do SIMS que você acaba de deletar, ele volta ao jogo "tinindo"... O move objects on serve, inclusive, para tirar, no segundo andar, o chão que cisma em não ser deletado (Dica de Renata);
04 - Quando acontecer algum desastre em alguma casa ou com algum SIMS, não entre em pânico, simplesmente saia sem salvar. Voce vai perder uma boa parte do jogo, mas, pelo menos não perderá a casa ou os seus amiguinhos; isto serve, também, antes de você "falar com o gênio, que, genioso, pode não estar em um bom dia e "conceder" catástrofes em vez de bênçãos. Aliás, justamente por causa disso, se comprar uma lâmpada, compre vários alarmes para bombeiro e ponha em todos os cômodos, inclusive nos banheiros... Nunca se sabe onde o gênio vai colocar fogo na casa (às vezes, ele põe em vários cômodos ao mesmo tempo)...;
05 - Para você ver Papai Noel (e ganhar presentes) em qualquer dia do ano, mesmo sem ser Natal, primeiro precisa de uma lareira para ele descer por ela. Depois, .você faz com que toda a gente da familia coma um pratinho de biscoitos da avó (isso no "Fazendo a festa" em diante) e que todos durmam antes das 9 horas da noite. Deixa um pratinho para o papai noel. Pode comprar um arvore de natal e deixar tudo bonitinho para a foto. Ele vem e traz um presentinho, que, se você não quiser, pode até vender...
06 - Para quem não gosta de usar "rosebud" ou "klapaucius" há um modo também de se "fazer investimento", sem usar esses cheats (macetes): compre um ou mias potes de ouro... com o tempo eles valorizam e, estando apertado, você pode vender por muito muito mais do que comprou (dica de Marc Fortuna);
07 - Um jeito dos fantasmas não atormentarem os seus SIMS é, durante a noite, colocar o jogo em velocidade máxima... Assim, eles não têm tempo para assustar ninguém;
08 - No "SIMS em férias", troque suas fichas na tendinha de objetos; mas, é preciso muitas fichas para fazer qualquer tipo de troca... ;
09 - Ainda sobre o "SIMS em férias": os postais que eles mandam, não chegam não; mas a pontuação da pessoa para quem está sendo enviado postal aumenta um ou dois pontos, como se voce tivesse telefonado para mandar alô (dica de Julia Schreiner);
10 - De noite, cuidado com as lunetas: há muito mais chance de seu SIMS ser abduzido; ele volta verde e... desempregado, pois passa três dias sumidos;
11 - No "SIMS em férias" você pode até colocar flores em torno das casas, fora dos limites do terreno, inclusive nos riozinhos que passam atrás da casa; mas eles não aparecem quando você volta para a vizinhança e tem uma visão geral de todo o bairro;
12 - Outra fonte de lucro pode ser você fazendo e vendendo anões de jardim (precisa do "Gozando a vida")... Mas, cuidado, se você chutar, eles podem explodir, e, se vocês tiverem vários, este ato pode acabar provocando um incêndio..;
13 - Para alternar o jogo com alguma tela aberta que você tenha, use ALT + TAB;
14 - Nova vizinhança: como envolve a auteração de um arquivo, faça uma cópia de segurança antes de criar uma nova vizinhança: entre em Template, depois em User DATA e faça uma cópia desta pasta (com todos os arquivos que ela contém, renomeando-a para UserData7 (ou 8, enfim o novo nÚmero da vizinhanca a ser cirada) e coloque de volta na pasta do SIMS. Você pode fazer isso até o limite de 99 vizinhanças. Renomeie as pastas UserData a partir da 6 até a 99);
15 - Cada tipo de download precisa ser colocado em uma pasta específica: papéis de paredes em WALLS; pisos em FLOORS; roupas e faces em (SKINS). E o caminho é sempre: Arquivo de programas/Maxis/The Sims/GameDate/e, por fim, uma das pastas acima..;
16 - Na hora de importar uma casa, veja primeiro se o lote daquele bairro está vazio, se não estiver e você importar, esta nova casa substituirá a antiga;
17 - Se um bebê durar três dias, sem que a assistente social a leve embora, vira criança, para sempre. Há, porém, programa a internet que a faz virar adulta. É só procurar e importar o programa, colocando na pasta de "Downloads". N nos primeiros três dias de vida, ajuda muito se você comprar um "alarde do bebê", que deve ser colocado um no quarto onde o bebê está e outros em outras áreas da casa. Quando o bebê começa a chorar, você não precisa mandar o seu Sims lá... ele pára o que esta fazendo automaticamente e vai cuidar do bebê... (Dica de Marc Fortuna);
18 - Se você importou vários itens que nunca usou e quer tirar do seu jogo para ganhar espaço, faça um download do SIMPLORER (e coloque-o na pasta de "Downloads"). Ele ajuda você a visualizar os objetos importados para você deletar os que não quiser mais. Use o SIMPLORER com a tela maximixada (aberta ao máximo). Este programa não deleta os objetos que vêm com o jogo;
19 - Se seu SIMS não quer trabalhar, sem aparente motivo, isso pode ter a ver com o "signo" que voce escolheu. Capricórnio, por exemplo, tem apenas um único ponto de atividade (quanta injustiça, logo capricórnio, tão trabalhador...). Portanto, cuidado na hora de você fazer o "perfil astrológico" de cada SIMS. Também pode ser que haja algum objeto atrapalhando a saída dele, mesmo que minúsculo. Muitas vezes o "move_objects on" resolve, colocando-o perto do carro, quando o problema for de personalidade (Dica da Renata Gatti);
20 - Para você não demorar tanto para colocar o gramado nas casas (a partir do "Fazendo a festa"), ao clicar em grama (no modo construção), clique, também em Shift. A tarefa torna-se mais rápida;
21 - Os SIMS também pegam gripe: ficam espirrando e com febre. O remédio é tomarem muito café (líquido) e dormirem muito... (dica doMarc Fortuna);
22 - Pela cor das poções você já pode prever a reação que seus SIMS vão ter, se beberem: se fizerem uma poção verde ou roxa, o jeito é tirar logo o SIMS de perto (não deixá-lo beber) e vender a mesa de laboratório ou sair sem salvar o jogo; amarelo, ele fica invisível por algum tempo, sem dano nenhum; laranja, é a poção do amor e azul, a melhor, bebendo ele se revitaliza;
23 - Se você nunca limpar a gaiola do seu guinea pig e nao alimentá-lo, o pequeno animal pode morder um dos sims que tentar brincar com ele, o resultado é que o Sim contraria uma doença e caira mortinho da silva. A doença e' contagiosa e os outros sims podem pega-la, mas pode ser curada. Caso seu sim seja contaminado deve coloca-lo para repousar e alimenta-lo constantemente. Mantenha a energia do seu sim em level alto para combater a praga. Uma outra forma de curar o doente é comprar o quadro "O esquecido guinea pig" e pendurá-lo na parede. Isso curara o doente em 16 horas (no "Fazendo a Festa") (Dica do Eddie);
24 - Tabela de compatibilidades entre os perfis, Atenção: só vale para os SIMS, não vale para gente real... (Dica do Eddie Santos);
25 - Códigos: CTRL+SHIFT+C
rosebud Vai te dar §1000
Simoleons (este código é usado também no FF ou no
Patch 1.1)
prepare_lot Checa e corrige
objetos
edit_char Modo Create-a-character
interests Mostra interesses
e personalidade
sim_log end Encerra o Sim
Logging
draw_all_frames off Desliga
frames de animação
draw_all_frames on Liga
os frames de animação
crash Trava o jogo
draw_floorable off Grid
de construção off
draw_floorable on Liga o
grid de construção
map_edit off Editor de mapas
desligado
map_edit on Editor de mapas
ligado
move_objects [on/off] Move
qualquer objet. Para ligar digite "move_objects on"; para desligar, troque
o "on" pelo "off"
tutorial off Não
gera objetos no modo tutorial
browser_failsafe Previne
problemas no browser
preview_animes off Animações
de preview desligadas
preview_animes on Animações
de preview ligadas
tile_info Estatísticas
do programador
quit Termina o jogo
rebuild_cp Dá um
rebuild no painel de controle
refresh_textures Refaz as
texturas de todos os personagens
restore_tut Restaura o tutorial
rotation [0-3] Gira a câmera
save Salva o jogo
history Salva a história
da família
plugh Dizer "plugh"
porntipsguzzardo Dizer "porntipsguzzardo"
xyzzy Dizer "xyzzy"
draw_routes on Mostra o
rastro da pessoa
draw_routes off Esconde
o rastro da pessoa
autonomy [1-100] Seleciona
a autonomia do personagem
set_hours(nº da hora)
só funciona na versão original do SIMS;
26 - Como demora muito ganhar pontos em física, através
da natação, e os SIMS desistem rápido, o jeito de
fazer com que ele faça o exercício integral é tirar
provisoriamente os ferros para ele sair da piscina; mas, assim que ele
cumprir a meta, recoloque, se não, ele não tem como sair,
pode ir à exaustão e morrer afogado;
27 - Se um Sims morre, é importante enterrar seus restos mortais.
De o deixas dentro de casa, os restos mortais se convertem em uma urna
e afetará a pontuação da comodidade da habitação.
Se você colocá-los fora, coloque uma lápide muere e
sempre lamente, para que sua alma não venha assustá-lo após
a meia-noite (Dica de Eduardo Coitinho).
28 - Um Sims deve ficar em casa (desempregado) para fazer amigos; ou,
deve sair para a cidade, porque ele voltará com amizades a mais
para casa;
29 - "Golpe do baú": Se você casa com a última
pessoa de uma casa, leva consigo todo o seu dinheiro. (Dica de Eduardo
Coitinho);
30 - Para aumentar os pontos de uma amizade difícil com um vizinho,
prepara uma comida em grupo e come com o vizinho, dança com ele,
joga xadrês, utilize a jaccuzzi. A relação com ele
aumentará, sem nenhuma das possíveis reações
negativas que se produzem com os contatos normais (Dica de Eduardo Coitinho);
31 - Cada criança de uma familia conta como un crédito
fiscal; a fatura da casa se reduz em 10% por cada um deles. Ou seja:
4 ncrianças = 60% (100% - 40%) do gasto normal (Dica de Eduardo
Coitinho);
32 - Em vez de camas, às vezes é mais prático
comprar sofás cofortáveis ou poltronas reclináveis:
podem ser usados não só para dormir, como para sentar também.
(Dica do Eduardo Coitinho);
33 - O teletransportador é ótimo: você pode fazer
com que qualquer vizinho apareça em sua casa na mesma hora... Só
tem um defeito: eles vêm tão rápido que não
tem mais tempo de te trazer uma lembrancinha (um docinho ou uma caixinha
de bombons como eles faziam, quando você os chamava por telefone...
Males do progresso...
34 - Se clicar na cara da criança no momento em que ela se está
a transformar de bebê em criança, aparecem gêmeos. Só
dá para controlar um, mas o outro geralmente obedece às mesmas
ordens (Dica de Alexandra Rosa).
35 - Se não gostar da cara da criança que nascer (depois
da fase de bebê), saia sem gravar. Depois é esperar que ele
volte a transformar-se e ver se desta vez está mais bonitinho (Dica
de Alexandra Rosa).
36 - Você pode fazer até 99 vizinhanças (se a memória
do seu micro aguentar...). Como esta criação envolve a altreração
de um arquivo, faça uma cópia de segurança antes:
entre em Template User Data e copie esta pasta com todos os arquivos que
ela contém, renomeando depois o nome do arquivo com o número
da sua nova vizinhança (a partir do 6 até o 99). Se você
já foi até a vizinhança 8, por exemplo, nomeie UserData9,
etc.
37 - Antes de voce demolir a sua casa, na hora da mudança dos
seus SIMS, venda todos os objetos que voce tiver comprado, assim eles levam
com uma renda maior. Aliás, este é um bom método para
se conseguir dinheiro extra, sem usar o rosebud ou o klapaucius: importe
uma casa da Internet, uma casa que ja' venha toda mobiliada e, mesmo que
você não goste da arquitetura e não queira morar nela,
venda os móveis, os objetos, o papel de parede, o piso. E, depois,
parta para outra casa, lucrando o que você vendeu da casa em que
não quis morar..
38 - Os mortos, quando muito "pranteados" (chorados pelos vivos), materializam-se
em serviçais. Não há controles sobre eles, mas eles
limpam a casa toda (Dica de Marc Fortuna). E dizem que quando um SIMS tem
muito carisma e conta histórias em torno de uma fogueira, aparece
um fantasma. Aliás, se você quiser ver ou ter fantasmas, pode
importar uma castelo já com cemitério. Mas, no caso de você
querer matar algum SIMS para que ele vire "alma penada", use venenos: são
rápidos e eficientes. Há uma coleção deles
em: <http://www.oph3lia.com/index2.html>. (Dica de Alexandra Rosa)
39 - Há dois programas muito interessantes
para você ver os objetos, telhados, pisos e papéis de paredes
que você não quer mais e remover do seu arquivo. O Simplorer
<http://www.thesimsresource.com/programs/> e o Elisims: <http://www.elandnews.com/elisims/>
(Dica da Alexandra Rosa). O Elisims, além de mostrar as imagens,
ainda organiza seus arquivos. Outro bom organizador é o Sim File
Maid, que pode ser encontrado clicando-se na URL: <http://mattwork.potsdam.edu/projects/SimFileMaid/
>.
40 - Ainda sobre programas, há dois sites com programas bem
interessantes para voce fazer downloads e incrementar seu jogo: <http://www.simsworld.hpg.ig.com.br/programas.htm>
e <http://www.simprograms.com/programs.shtml>. Neles vocês encontram
programas de criação de carreiras, para criança virar
adulto, "iff reader", editores de skins, clonagem de objetos e muito
mais.
41 - Se uma de suas casas estiver travando todo o micro, copie a respectiva
casa em templateuserdata/houses e cole no lugar da casa com defeito; Ou
seja. Se a casa com problemas é o lote 8, da vizinhanca 1, copie
em templateuserdata/houses/house8 e cole em userdata/houses/house8 na vizinhança
1. Você perderá a casa, que será substituída
por um terreno vazio, mas não os personagens. Basta clicar na cruz
vermelha em baixo de cada um, que eles voltarão ao jogo. (Dica de
Júlia Schreiner)
42 - Vá para a cidade e compre o máximo
de revistinhas que puder.Volte para casa,coloque-as em cima da mesa e venda-as
uma a uma. Cada uma custará 460. (Dica de André Yuri)
43 - No Pacote do Encontro Marcado (assim como
nos posteriores também) não dá para usar o "set hour
X". (Dica de André Yuri)
44 - Para os iniciantes no jogo, algumas dicas.
a) Depois de importar a sua casa ou de construi-la, compre logo uma mesa
barata, computadores e uma estante. Como? Com os potes de ouro. São
muito úteis neste começo, para remodelar a casa e adquirir
o mobiliário básico de que ela precisa. Quem for trabalhar,
vai direto para o computador, procurar emprego. Você deve fazer isso
logo, porque o jogo começa sempre às 7 da manhã e,
às vezes, você já pega um emprego ao meio-dia. Quem
você reservar para ficar em casa fazendo RP, vai para pegar um livro
na estante e estudar culinária . c) De imediato não esqueça
do alarme contra ladrão e do alarme contra incêndio, no fogão.
Se você se descuidar e um SIM que não sabe cozinhar começar
um incêndio no fogão, não se desespere. Mande-o fazer
qualquer atividade longe (aliás, mande todos fazerem atividade longe,
senão eles vêem ver o fogo e podem, inclusive, se queimar)
e espere com calma o bombeiro. d) Enquanto seus SIMS não têm
pelo menos dois pontos em culinária, se você quiser, compre
uma mesa com comida, rende bastante e não há perigo do fogo;
ou então, compre um robô, assim e mande-o servir refeição.
A comida parece que não é das mais saborosas, porque a fome
satisfaz-se pouco, mas ao menos há menos perigo de se atear fogo
na casa com cozinheiros inexperientes. e) Na ferramenta jardim, há
placas especiais para você plantar cenouras, alfaces e ervilhas.
Depois, você pode vendê-las na cidade velha (em O Bicho vai
Pegar) ou adicionar ao inventário. No entanto, dá muita praga
e bichos. Mesmo assim, rende uma graninha extra, embora com muito suor,
porque não pense que a jardineira contratado vai regar o jardim
ou colher o que você plantou, porque ele só rega as plantas,
de três em três dias... Folgada... nova
45 - Se o jogo travar, ou seja, se nenhum SIMS
obedecer ao comando do mouse, às vezes você não precisa
sair do jogo. Salve, vá para a vizinhança, mude de ambiente
e coloque graminha ou execute alguma ação nos locais públicos.
Em geral, quando você voltar para sua casa que você estava
brincando, o comando voltará a funcionar. Se não der certo,
o jeito é realmente sair do jogo.
nova
46 - Em O Bicho vai pegar, se você pensa
que pode ganhar tempo, indo na vender a colheita de seu SIMS enquanto os
demais moradores estão no trabalho, desista. Só com todos
os membros, até os gatos e cachorros vão juntos. Mas, lá,
aproveite para comprar guloseimas para eles e também para pedir
conselhos sobre as colheitas ou treinar seu animal, com o treinador (que
mais parece um militar...). É um dinheiro bem pago, para você
não ficar ocupando o seu tempo disponível ensinando o seu
animal. Outra forma de lucro é fazendo conserva. Compre a mesa e
mãos à obra, ou melhor, à massa. Depois de pronto
o tabuleiro, você pode vender cada um ou adicionar ao inventário,
neste caso presenteando alguém com este carinho. nova
47 - Na Cidade Velha ou em quaisquer outros ambientes,
vale a pena colocar mais telefones públicos, porque em geral esses
locais só têm um e os SIMS estão sempre muito distantes
deles, levando bastante tempo para chegarem até eles. Facilite a
vida deles e sua espalhando mais telefones públicos em nome da comodidade
de todos. nova
48 - Na hora de criar uma família já
planeje, para o SIMS que ficar em casa, um signo com muitos pontos de atividade
e extroversão. Às vezes ele pode demorar a fazer amizade
justamente porque ser tímido, reservado, ou pouco animado, uma vez
que você não lhes deu a quantidade de estímulos suficientes.
Como nestes últimos pacotes cada vez está mais difícil
um SIMS namorar, ficar ou casar, é bom, desde o início você
não dificultar este quesito. E, também, não se esqueça
de colocar no máximo seis SIMS em cada casa, para que possa haver
mobilidade de alguém mais entrar ou sair. Poucos personagens demoram
mais a ter promoção porque têm mais dificuldade conciliar
sua vida social e profissional. E, casa com o número máximo
de SIMS, oito, nenhum deles pode trazer o seu amor para dentro de casa.
A constituição da família precisa ser bem planejada
para que haja harmonia funcional e bom entrosamento no sentido afetivo.
nova
49 - Quanto aos animais, você precisa testar se eles preferem
dormir no sofá ou em que tipo de casa, porque, muitas vezes, compra-se
brinquedos ou casas caríssimas e eles preferem dormir no chão...
O move_objects on funciona com eles também, não tão
completamente quanto para os "humanos". E, quando aparece "ser pedido"
é quando eles estão mais dispostos a aprender, ou a ganhar
mais pontos em habilidades. Aproveite estas oportunidades, sempre que possa.
Quanto mais bem treinado ele for, mais ele pode ganhar prêmios, troféus,
que podem enfeitar sua casa ou ser dado para alguém (às vezes
um presente é importante em uma conquista amorosa).
nova
50 - Não adianta você sair dos balneários
ou dos campings sem pagar as contas, de "fininho", crente que conseguiu
levar vantagem, porque elas são acrescentadas nas despesas que você
recebe pelo Correio... Também não adianta comprar jóias
pensando que seja um bom investimento, pois elas chamam ladrões
e, muitas vezes, mesmo com alarme, o preço pago pela recompensa
da captura é inferior ao valor das jóias, ou seja, você
fica no prejuízo.. E quanto aos cartões postais que você
manda, não entram no inventário do destinatário. Ou
seja: até no SIMS, o Correio não é meio deficitário,
em termos de serviços... nova
Mande sua dica "esperta" para nós, que
divulgaremos para todos.
As emocionantes aventuras dos nossos SIMS:
1 - "Vocês sabiam que os sims podem sofrer combustao e pegarem fogo do nada? Pois é, se de repente seu sim começar a espernear, gritar e desaparecer...saiba que ele morreu queimadinho da silva... Às vezes, por problemas do jogo, o fogo nao aparece e vc. so ve seu sim esperneando até desaparecer..." Eddie Santos.
2 - "Uma vez coloquei um dos meus sims para ir dormir...depois nao consegui mais fazer com que ele acordasse...tudo foi ficando no vermelho, a nao ser o conforto e a energia...e ele estava dormindo mesmo....mas como nao tinha jeito de fazê-lo acordar...a unica forma que encontrei foi desinstalar o jogo e instalar novamente..." Eddie Santos.
3 - "Deu até dó da Mineirinha. Ela caiu de cara no gelo e começou a chorar. Ficou emburrada e de cara feia pra todo mundo lá porque os outros começaram a rir quando ela caiu... até eu..." Marc Fortuna
4 - "Realmente eles falam bonitinho! tenho uma amiga minha que ela joga tanto que fala na língua dos sims. É muito engraçado. Mesmo quando ela fala normal ela entra em modo sim... tipo, quando o irmão dela enche o saco, ela diz "ser expulso". =o) E la nem diz mais oi! é só " ulala"!!! Hilário! by the way... a frase preferida dela: "dis gró is frainishing!" (falar eu tb sei, agora escrever...)" Renata Gatti.
5 - "Adorei o modo sim...confesso que utilizo mto..principalmente quando estou muito cansada... fico pensando... minha barrinha de energia tá baixa... e banheiro então?! Nossa....direto!! Fico rindo até sozinha!!!" Aline/Pandora.
6 - "Meu SIMS foi abduzido, e não tem mais temperamento... é ZERO.... E o filho do raptado também ficou sem pontos nenhum de signo!!! Estranho!!!!" Aline/Pandora
7 - "No momento estou com QUATRO Bills no jogo e com DOIS Wills. Como não há laboratório na casa, comecei a investigar de onde eles estavam vindo, até que descobri. Do lado da casa há um cemitério e eles estão saindo das tumbas...o engraçado e' que nao vêm como fantasmas ou escravos, mas como réplica dos meus personagens. A coisa toda virou uma confusão danada, porque agora eu não tenho muito comando sobre Bill e Will, e muito menos sobre os clones, que fazem o que bem querem, mas quando os verdadeiros estão dormindo, são eles que atendem os comandos ordenados a Bill e Will" Eddie Santos.
8 - "Tenho em uma casa duas crianças, uma delas não quere ir pra escola de jeito nenhum... vive com 6 de média. e quando perde o ônibus, ainda quer brincar. Eu a deixo estudando o dia inteiro... Sabe o que é mais engraçado??? Eu morei com uma família americana nos EUA e, como hmenagem, criei uma família Sims com todos eles. (quero construir uma casa igual a deles). A menina mais velha tinha um problema sério para pegar o ônibus. tinha manhã naquela casa que era uma gritaria... e adivinha qual a personagem no jogo que não quer ir pra escola???????????? ELA!!!" Renata Gatti.