LEILA MÍCCOLIS - Exerceu a advocacia trabalhista, profissão que abandonou pela literatura. 30 livros publicados (poesias, ensaios, contos). É autora do "CATÁLOGO DA IMPRENSA ALTERNATIVA" (pesquisa, elaboração e redação dos verbetes). Capa: Rubem Grilo (EUA), Ed. RioArte, Secret. Munic. de Cultura, RJ, 1986 e elaboração de verbetes para a Enciclopédia de Literatura Brasileira, MEC/OLAC, 1990. Consta do Banco de Dados Informatizados — Módulo Literatura Brasileira, categoria "Tendências Contemporâneas", do Instituto Cultural Itaú (SP). Sua obra no Brasil, é citada e analisada por literatos como: AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA, em "Música Popular e Moderna Poesia Brasileira", Ed. Vozes, RJ, 1978, GLAUCO MATTOSO,  em “O Que É Poesia Marginal” (Ed. Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, SP, 1981, e JAIR FERREIRA DOS SANTOS, em "O Que É Pós-Moderno", idem, 1986, ASSIS BRASIL, em Poesia Fluminense no Século Xx”, Assis Brasil, Ed. Imago/FBN/UMC, 1998, RJ. Seu  livro: "SANGUE CENOGRÁFICO" (Ed. Blocos, RJ, 1997) tem prefácios de Ignácio de Loyola Brandão, Heloísa Buarque de Hollanda, Gilberto Mendonça Teles e Nélida Piñon. Diversos prêmios literários. No exterior, destaca, entre as publicações que contém sua obra ou a análise dela: 1977: "BRASILEIRAS", org. Maryvonne Lapouge et Clelia Pisa, Ed. Des Femmes, Paris/França; • 1980: "A BOOK OF WOMEN POETS FROM ANTIQUITY TO NOW", Schocken Booke, New York/EUA; • 1982: "A (MÁS)CARA DIANTE DA CARA (DOS SÍMBOLOS DO HOMEM E DO HOMEM COMO SÍMBOLO)", de Alberto Pimenta (ensaios e debates sobre Semiologia), Editorial Presença, Lisboa/Portugal; • 1982: "ANTOLOGIA DA NOVÍSSIMA POESIA BRASILEIRA", seleção e notas de Gramiro de Matos e Manuel de Seabra, col. Horizonte de Poesia, Lisboa/Portugal; • 1991: "EL PLACER DE LA PALABRA - LITERATURA ERÓTICA FEMININA DA AMÉRICA LATINA" (Antologia Crítica), org. Margarite Fernández Olmos e Lizabeth Paravisini-Gebert, Editorial Planeta Mexicana, México/D.F.;• 1993: "PLEASURE AND THE WORD - EROTIC WRITINGS BY LATIN AMERICAN WOMEN", org. Margarite Fernández Olmos & Lizabeth Paravisini-Gebert, translated by Paula Milla-Kreutzer, White Pines Press, Estados Unidos; • 1994: "CULTURAL DIVERSITY IN LATIN AMERICAN LITERATURE", David William Foster, University of Mexico Press, Albuquerque/Mexico • 1998: “HAÏKUS SANS FRONTIÈRES - une anthologie mondiale”, org. André Duhaime, Les Éditions David, Canadá. Para cinema, adaptou o premiado romance de Paulo Jacob, "Dos ditos passados nos acercados do Cassianã" e tem ainda um curta metragem: "Oração Infantil", baseado em poema seu, homônimo (ambos os roteiros com João Luiz Pacheco Mendes). Para teatro tem encenadas as seguintes peças: "SE O CASAMENTO VAI MAL... PIMENTA, ALQUIMIA E SAL", dir. Guilherme Corrêa (com Ana Rosa) e "FORA DE FORMA" (juvenil), dir. Maria Cristina Furtado. Para televisão, escreveu: "PAIS PROBLEMAS" ("Caso Verdade", 1983/TV Globo), "MANIA DE QUERER", com Silvan Paezzo (novela, 1987/TV Manchete ), "RAINHA DA VIDA", com Marina Cicogna (minissérie, 1987/TV Manchete), "OLHO POR OLHO", com Wilson Aguiar Filho, (novela, 1988/TV Manchete), "KANANGA DO JAPÃO", com Wilson Aguiar Filhoe José Louzeiro (novela, 1989/TV Manchete), "BARRIGA DE ALUGEL", com Glória Perez (novela, 1990/TV Globo), "74.5 - UMA ONDA NO AR" (novela, 1994/ versão internacional), “MANDACARU”, com Yoya Wursh  e Clóvis Levy e Gregorio Basic (novela, 1997/1998,  TV  Manchete).
http://www.blocosonline.com.br/sitespes/lmiccolis.htm