LEILA MÍCCOLIS
- Exerceu a advocacia trabalhista, profissão que abandonou pela
literatura. 30 livros publicados (poesias, ensaios, contos). É autora
do "CATÁLOGO DA IMPRENSA ALTERNATIVA" (pesquisa, elaboração
e redação dos verbetes). Capa: Rubem Grilo (EUA), Ed. RioArte,
Secret. Munic. de Cultura, RJ, 1986 e elaboração de verbetes
para a Enciclopédia de Literatura Brasileira, MEC/OLAC, 1990. Consta
do Banco de Dados Informatizados — Módulo Literatura Brasileira,
categoria "Tendências Contemporâneas", do Instituto Cultural
Itaú (SP). Sua obra no Brasil, é citada e analisada por literatos
como: AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA, em "Música Popular e Moderna
Poesia Brasileira", Ed. Vozes, RJ, 1978, GLAUCO MATTOSO, em “O Que
É Poesia Marginal” (Ed. Brasiliense, Coleção Primeiros
Passos, SP, 1981, e JAIR FERREIRA DOS SANTOS, em "O Que É Pós-Moderno",
idem, 1986, ASSIS BRASIL, em Poesia Fluminense no Século Xx”, Assis
Brasil, Ed. Imago/FBN/UMC, 1998, RJ. Seu livro: "SANGUE CENOGRÁFICO"
(Ed. Blocos, RJ, 1997) tem prefácios de Ignácio de Loyola
Brandão, Heloísa Buarque de Hollanda, Gilberto Mendonça
Teles e Nélida Piñon. Diversos prêmios literários.
No
exterior, destaca, entre as publicações que contém
sua obra ou a análise dela: 1977: "BRASILEIRAS", org. Maryvonne
Lapouge et Clelia Pisa, Ed. Des Femmes, Paris/França; • 1980: "A
BOOK OF WOMEN POETS FROM ANTIQUITY TO NOW", Schocken Booke, New York/EUA;
• 1982: "A (MÁS)CARA DIANTE DA CARA (DOS SÍMBOLOS DO HOMEM
E DO HOMEM COMO SÍMBOLO)", de Alberto Pimenta (ensaios e debates
sobre Semiologia), Editorial Presença, Lisboa/Portugal; • 1982:
"ANTOLOGIA DA NOVÍSSIMA POESIA BRASILEIRA", seleção
e notas de Gramiro de Matos e Manuel de Seabra, col. Horizonte de Poesia,
Lisboa/Portugal; • 1991: "EL PLACER DE LA PALABRA - LITERATURA ERÓTICA
FEMININA DA AMÉRICA LATINA" (Antologia Crítica), org. Margarite
Fernández Olmos e Lizabeth Paravisini-Gebert, Editorial Planeta
Mexicana, México/D.F.;• 1993: "PLEASURE AND THE WORD - EROTIC WRITINGS
BY LATIN AMERICAN WOMEN", org. Margarite Fernández Olmos & Lizabeth
Paravisini-Gebert, translated by Paula Milla-Kreutzer, White Pines Press,
Estados Unidos; • 1994: "CULTURAL DIVERSITY IN LATIN AMERICAN LITERATURE",
David William Foster, University of Mexico Press, Albuquerque/Mexico •
1998: “HAÏKUS SANS FRONTIÈRES - une anthologie mondiale”, org.
André Duhaime, Les Éditions David, Canadá. Para
cinema, adaptou o premiado romance de Paulo Jacob, "Dos ditos passados
nos acercados do Cassianã" e tem ainda um curta metragem: "Oração
Infantil", baseado em poema seu, homônimo (ambos os roteiros com
João Luiz Pacheco Mendes). Para teatro tem encenadas as seguintes
peças: "SE O CASAMENTO VAI MAL... PIMENTA, ALQUIMIA E SAL", dir.
Guilherme Corrêa (com Ana Rosa) e "FORA DE FORMA" (juvenil), dir.
Maria Cristina Furtado.
Para televisão, escreveu: "PAIS PROBLEMAS"
("Caso Verdade", 1983/TV Globo), "MANIA DE QUERER", com Silvan Paezzo (novela,
1987/TV Manchete ), "RAINHA DA VIDA", com Marina Cicogna (minissérie,
1987/TV Manchete), "OLHO POR OLHO", com Wilson Aguiar Filho, (novela, 1988/TV
Manchete), "KANANGA DO JAPÃO", com Wilson Aguiar Filhoe José
Louzeiro (novela, 1989/TV Manchete), "BARRIGA DE ALUGEL", com Glória
Perez (novela, 1990/TV Globo), "74.5 - UMA ONDA NO AR" (novela, 1994/ versão
internacional), “MANDACARU”, com Yoya Wursh e Clóvis Levy
e Gregorio Basic (novela, 1997/1998, TV Manchete).
http://www.blocosonline.com.br/sitespes/lmiccolis.htm