Coluna de 28/2
(próxima coluna: 14/3)
Nascido em Santos no dia 29 de setembro de 1935, Plínio Marcos de Barros, um dos maiores gênios da dramaturgia brasileira contemporânea, foi um cara autentico e coerente com sua época e tudo aquilo que acreditava ser importante para a arte teatral como agente de transformação social. Mas ele também foi um menino feliz, filho de um bancário, em uma família de seis filhos.
“A gente veio de origem mais ou menos humilde, mas minha infância foi muito feliz, pelo menos foi muito despreocupada. […] A única dificuldade que eu tinha era exatamente o colégio. Eu não suportava a escola. Levei quase dez anos para sair do primário. E quando saí já não dava mais para continuar estudando.”
Por conta disso, passou por um período na infância onde o consideravam débil mental.O rotulo era atribuído por sua pouca capacidade de concentração. Que ironia. Só se fosse um débil mental genial. Pois ele soube falar da sociedade brasileira e sua cruel realidade, suas pregas e dobras, retratando-a como ninguém. Sua percepção apurada da comunicação humana com suas nuances, o levou a caminhos não antes explorados. Mas o que ele queria mesmo era ser jogador de futebol. E até que foi por um tempo. E depois, acabou profissionalizado como funileiro. Em seu certificado de reservista, sua profissão oficial o registrava como funileiro. Vejam só, os caminhos escapatórias, alternativos e tortuosos de um artista brasileiro. Mas sua arte pulsou mais forte. Sempre.
Aos 19 anos, entrou de vez para o circo, motivado por uma moca que só podia namorar “gente do circo”. Mas desde seus 16 anos já atuava como palhaço. Trabalhou em vários circos e viajou muito em sua vida circense. Depois decidiu que queria mesmo era ser ator.
E foi em 1958, que ele se iniciou como autor/dramaturgo de um dos maiores e mais pulsantes textos de sua obra, “Barella”. Retratou algo grotesco do cotidiano: “Houve um caso, em Santos, que me chocou profundamente: um garoto foi preso por uma besteira e, na cadeia, foi currado. Quando saiu, dois dias depois, matou quatro dos caras que estavam com ele na cela. Fiquei tão chocado com esse negócio todo que escrevi a Barrela .”
Sua obra completa compõe-se de 31 pecas, sendo 27 textos para teatro adulto e mais quatro, para teatro infantil em quase quarenta anos de carreira.Entre eles, dramas de linguagem popular, realistas e temas de exclusão do considerado “teatro sujo” ou “maldito” como “Navalha na Carne ”, “ Dois Perdidos numa Noite Suja”, “Quero, uma reportagem maldita ” (publicado em 1976, ganhou o Prêmio APCA de melhor romance do ano, antes de virar peça), “Mancha Roxa ” (escrita em 1988, foi um dos textos pioneiros sobre Aids no teatro brasileiro), mas também surpresas líricas como dois musicais e uma opereta, inclusive um deles sobre o poeta e compositor Noel Rosa. Ele também amava o mundo do samba.
Nesse mesmo ano de 58, curiosamente, por coincidência ou não do destino, ele conheceu Pagu , a famosa militante comunista e escritora, Patrícia Galvão, ex-companheira de Oswald de Andrade [ver artigo anterior]. Ele foi substituir um ator para um espetáculo infantil que ela estava fazendo e rapidamente e em pouco tempo, ficaram muito amigos. Sua influência sobre ele foi enorme. Como ele mesmo contava, ela o estimulou muito a ler e estudar textos de bons dramaturgos e foi através dela que conheceu “um grupo de intelectuais raríssimo ”. Coisa de estar no lugar certo na hora certa, com a turma certa “da hora”. Mas ao mesmo tempo, nesta mesma época, Plínio já pertencia ao Clube de Poesia, do jornal O Diário, de Santos, tendo várias poesias publicadas. E também se envolvia com o teatro amador local.Universos paralelos de sua vida, cheia de diversidades.
Em 1960, mudou-se de vez para São Paulo. Trabalhou de camelô, fez teatro infantil, se virou como podia e foi dirigido por Ziembinsky em “Cesar e Cleópatra” fazendo as pontas de carregador de tapetes, guarda egípcio, entre tantas outras dez coisas mais.A peca foi um fracasso. Mas ele ficou muito amigo de Cacilda Becker. Curioso é que ao mesmo tempo, fazia uma ponta no Teatro de Arena em “O Noviço” no último ato e fazia o maior malabarismo, pois saia correndo da companhia de Cacilda (onde entrava no primeiro ato) e chegava correndo no Arena, a tempo de entrar em cena. Três anos depois já escrevia para o programa TV de Vanguarda para a TV Tupi. Por lá também trabalhou duro como técnico.
Em 1965, a pleno vapor, no auge do Teatro de Arena, teve a grande oportunidade de sua primeira peça vir a ser encenada em São Paulo - “ REPORTAGEM DE UM TEMPO MAU” - porem veio a censura para brecá-lo e tentar desanimá-lo. Mas ele não cedeu e continuava a batalha árdua de ser artista e escritor :
“Continuei na luta brava. De manhã, vendia álbum de figurinha na feira, de tarde trabalhava na técnica da Tupi e à noite fazia uns bicos como administrador do Arena.”
Plínio Marcos foi um dramaturgo que sofreu na carne a censura do governo militarista e chegou a ter o exercito cercando o teatro, além de policiais procurando-o para impedi-lo. Mesmo assim, realizou sessões clandestinas varias vezes e peitou as ordens dos generais, acreditando no seu direito de expressão. Suas peças foram consideradas pornográficas e subversivas, principalmente porque continham palavrão. Ele apenas tentava escrever como se fala, como os carregadores de mercado trocavam idéias, ou então como se falava nas cadeias, ou mesmo nos puteiros. Mas naquela época, ninguém queria saber. Ele simplesmente chocava. Durante a década de 70, era considerado um maldito. Foi o próprio símbolo do autor perseguido pelos censores. Aquele cara que incomodava a ditadura e a Censura Federal. Foi preso pelo 2º Exército em 1968 e liberado dias depois. Em 1969, foi preso em Santos novamente, no Teatro Coliseu. Foi transferido mais tarde, do presídio de Santos, para o DOPS em São Paulo. Além disso, foi detido em várias ocasiões para interrogatórios. Fato ocorrido também com muitos intelectuais da época. Contou com a ajuda de seus muitos amigos da classe artística, para ser liberado varias vezes.
Como autor, também colaborou para diversos jornais e revistas escrevendo contos, reportagens, entrevistas e crônicas sobre diversos assuntos. Alguns exemplos são: Diário da Noite, Folha de SP, Diário Popular, revista Veja. E, desde 1968, manteve por dez anos – não ininterruptamente - uma coluna diária no jornal Última Hora, SP. Muitas vezes criava seu trabalho primeiramente como literatura, pois sabia que se lançasse o texto como peca, seria automaticamente censurado. Passou a publicá-los antes de encená-los.
Mas vender livros também não era nada fácil e ele o fazia naturalmente, sem constrangimentos. Afinal teve grande experiência como camelo e isso não o intimidava. Batia papo com os passantes, interagia, contava histórias e faturava sua grana. Vendia seus livros nas ruas, feiras de livros, nas portas dos teatros, na porta do MASP e nos restaurantes paulistas: Gigeto, Giovani Bruno, Orvieto, Piolim. Dito por ele mesmo: “Sabe, não é fácil vender livros em terra de analfabeto com fome”. Assim tornou-se figura popular nas ruas da cidade e muitos lembram-se dele nesta atividade.
Em 1980, as coisas melhoram um pouco e as peças Barrela e O Abajur Lilás foram liberadas pela Censura Federal. Barrela faz um enorme sucesso de crítica e de público· Vinte e um anos depois de ter sido escrita, essa peça-reportagem continua atualizadissima. Retrata a realidade dos presídios e ainda tem tremenda validade. Hoje em dia, quase cinco anos após sua morte, ainda vemos sucessos como o filme “Carandiru” ou até mesmo “OZ”, o seriado americano exibido na HBO. Ambos tratando do mesmo tema que Plínio Marcos de forma vanguardista introduziu na sociedade brasileira como reflexão sugerida através da lucidez a respeito de sua época, revelada em seu trabalho teatral. Veja sua opinião sobre o sucesso retumbante do espetáculo,mais de vinte anos depois de escrito: “Uma pena. Pena, porque os méritos não cabem à peça. É tudo culpa do país, que não evoluiu socialmente .”
Na década de 80, ele intensificou ainda mais, uma atividade que já exercia antes: fazer debates e palestras em faculdades e universidades, teatros, clubes e até mesmo em praças públicas, tanto em São Paulo, como em inúmeras cidades de interior de todo o Brasil.Em 1979, na virada da década por exemplo, fez 150 cidades. Segundo ele: “[…] é muito mais importante você transmitir pessoalmente a sua experiência para o povo do que passar tudo somente através da arte. Eu sou povo, e com ele me sinto em casa.”
Plínio Marcos foi muito além de dramaturgo e escritor, ele também foi um polemico jornalista, trabalhou como repórter e até editorialista. Um autor e artista totalmente imerso e conectado com seu tempo e a cultura de seu povo. Seu trabalho sempre trouxe o retrato dos excluídos pela sociedade, antes mesmo disso ser levado em conta por muitos intelectuais. Além de tudo, sua figura permitiu o governo militarista revelar através da censura deslavada aos seus textos, o repúdio do poder em relação a abordagem desse panorama de não-acesso a justiça e os direitos humanos, do homem comum.
Me lembro muito bem do dia de sua morte, ele faleceu em São Paulo, em 19 de Novembro de 1999. Eu estava trabalhando no SBT, cansada após um dia longo daqueles, quando de repente sobreveio a noticia pela televisão: “Plínio Marcos faleceu hoje, seu velório será aberto ao publico no saguão do teatro Sergio Cardoso.”
Parada por um instante em estado de choque, sofri com a grande perda para a dramaturgia do Brasil. Sabia que ele estava hospitalizado,mas entre idas e vindas, ele havia estado nessa varias vezes nos últimos meses. Nunca imaginei que dessa vez fosse pra valer. Mas foi. Infelizmente. Dei alguns telefonemas e corri para o Sergio Cardoso.Ao entrar, a cena que visualizei foi de uma homenagem digna de sua honra. Artistas conhecidos e desconhecidos, jovens iniciantes ou famosos de longa data, estudantes de teatro, familiares, colegas, pares, todos ali sofrendo unidos a perda da personalidade impar desse escritor-camelo, como ele próprio se auto-intitulava. Plínio Marcos se foi pouco antes da virada do milênio. E com isso, muitos se sentiram desamparados nessa nova era.
Mas felizmente, ele continua vivo em cada palco onde seu texto esta presente. A atualidade de sua obra se encontra vigorosa, em virtude do número de montagens de suas peças, cada vez mais crescente pelo país afora, desde 2001. Você provavelmente ja assistiu alguma.Se quiser conhecer um pouco mais sobre sua vida e obra,em detalhes contados e registrados por ele mesmo, visite o website <www.pliniomarcos.com> . E divulgue. Principalmente para os amantes do bom teatro, tanto os que o fazem, como para aqueles que o assistem.
Premiações em Teatro
GOLFINHO DE OURO – destaque teatro, Governo do Estado da Guanabara, 1967
PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO (SP) – melhor autor, 1967
PRÊMIO JABUTI – melhor livro de teatro, 1968
MOLIÈRE – melhor autor, Rio de Janeiro, 1967
MOLIÈRE – melhor autor, São Paulo, 1967
MOLIÈRE – melhor autor, São Paulo, 1973
MOLIÈRE – melhor autor, São Paulo, 1977
MOLIÈRE – prêmio especial, São Paulo, 1980
MOLIÈRE – melhor autor, São Paulo, 1982
MOLIÈRE – melhor autor, São Paulo, 1985
MOLIÈRE – melhor autor, São Paulo, 1986
APCT (Associação Paulista de Críticos de Teatro) – melhor autor, 1967
APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) – menção especial, 1973
APCA – melhor autor de teatro, 1975
APCA – melhor autor de romance ( Querô ), 1976
APCA – melhor autor de teatro, 1977
APCA – conjunto de obras teatrais, 1980
PRÊMIO YAZIGI – melhor autor, Rio de Janeiro, 1967
TV EXCELSIOR – destaque do ano em teatro, 1967
TROFÉU IMPRENSA – revelação masculina, ator, 1968
PRÊMIO GATO DE OURO (TV GLOBO) – melhor ator revelação, 1968
PRÊMIO PLÁ – grande curtidor, Rio de Janeiro, 1971
PRÊMIO PLÁ – grande curtidor, Rio de Janeiro, 1973
PRÊMIO PLÁ – grande curtidor, Rio de Janeiro, 1976
TROFÉU TV TUPI – destaque, Rio de Janeiro, 1973
PRÊMIO INACEM – melhor autor, São Paulo, 1982
PRÊMIO MAMBEMBE – melhor autor, São Paulo, 1980
PRÊMIO MAMBEMBE – melhor autor, São Paulo, 1985
PRÊMIO SNT – melhor autor, Rio de Janeiro, 1982
PRÊMIO DA SECRETARIA DE CULTURA DE SANTOS – teatro crítico, 1983
TROFÉU DA PREFEITURA DE CAMPINAS – homenagem, 1980
TROFÉU NOSSA CAIXA – homenagem, 1988
PRÊMIO SHELL – melhor autor, 1993
Obra Teatral Completa
TEATRO ADULTO
BARRELA 1958
OS FANTOCHES 1960 - 1ª versão de JORNADA DE UM IMBECIL ATÉ O ENTENDIMENTO
ENQUANTO OS NAVIOS ATRACAM 1963 - 1ª versão de QUANDO AS MÁQUINAS PARAM
CHAPÉU SOBRE PARALELEPÍPEDO PARA ALGUÉM CHUTAR 1965 - 2ª versão de OS FANTOCHES
REPORTAGEM DE UM TEMPO MAU 1965
DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA 1966
DIA VIRÁ 1967 - 1ª versão de JESUS-HOMEM
NAVALHA NA CARNE 1967
QUANDO AS MÁQUINAS PARAM 1967 - 2ª versão de ENQUANTO OS NAVIOS ATRACAM (1963)
HOMENS DE PAPEL 1968
JORNADA DE UM IMBECIL ATÉ O ENTENDIMENTO 1968- 3ª versão de OS FANTOCHES
O ABAJUR LILÁS 1969
ORAÇÃO PARA UM PÉ-DE-CHINELO 1969
BALBINA DE IANSÃ 1970 - musical
FEIRA LIVRE 1976- opereta
NOEL ROSA, O POETA DA VILA E SEUS AMORES 1977 - musical
JESUS-HOMEM 1978 - 2ª versão de DIA VIRÁ 1967
SOB O SIGNO DA DISCOTEQUE 1979
QUERÔ, UMA REPORTAGEM MALDITA 1979 - adaptação para teatro do romance do mesmo título, escrito em 1976
MADAME BLAVATSKY 1985
BALADA DE UM PALHAÇO 1986
A MANCHA ROXA 1988
A DANÇA FINAL 1993
O ASSASSINATO DO ANÃO DO CARALHO GRANDE 1995 - adaptação para teatro da novela do mesmo título
O HOMEM DO CAMINHO 1996 - monólogo adaptado de um conto do mesmo título, originalmente intitulado Sempre em Frente
O BOTE DA LOBA 1997
CHICO VIOLA – (inacabada) 1997, várias versões anteriores
TEATRO INFANTIL
AS AVENTURAS DO COELHO GABRIEL 1965
O COELHO E A ONÇA (HISTÓRIA DOS BICHOS BRASILEIROS) 1988
ASSEMBLÉIA DOS RATOS 1989
SEJA VOCÊ MESMO (inacabada)
______________
Fonte: www.pliniomarcos.com (*)
(*) No quarto ano da morte de Plínio Marcos, entrou no ar, no dia 19 de novembro de 2003, o website sobre o artista. A intenção é de preservar a memória do dramaturgo e dar acesso a informações completas sobre sua vida e obra, com base no seu acervo pessoal conservado por seus filhos.