Textos veiculados na lista "Amigos de Blocos" em  maio de 2002


Mensagem secreta

Namorados na juventude, passamos muitos anos sem ter notícias um do outro. Quando nos reencontramos, casados e com filhos, no mesmo clube que
frequentávamos na adolescência, a lembrança de nossas vivências em comum, nos invadiu. Uma em especial, nos fêz rir muito - o seu costume de enviar mensagens, usando a linguagem das flores. Sua mãe, romântica e apaixonada por flores, havia lhe ensinado o significado das flores, enquanto cuidava do lindo jardim de sua casa.

Durante o nosso namoro, eu havia aprendido o significado das flores, que recebia com frequência - a maior parte delas, colhidas no seu próprio jardim. Agora, por mais que me esforçasse, não lembrava mais os significados e, entre muitas risadas nossas, ele me lembrou alguns. De uma flor, porém, dizia não se lembrar, a azaléia vermelha.

Difícil acreditar que não lembrasse o significado dessa flor que, sempre que nos encontrávamos no clube, ele trazia nas mãos. Os amigos, assim que o viam chegando, começavam a caçoar do Don Juan que, mal se aproximava de nossa mesa, beijava uma a uma as flores e, entregava às mulheres presentes. Junto com a flor, sempre recebi um intrigante sorriso, que me deixava cada vez mais curiosa. Que mensagem haveria naquela azaléia vermelha?

Um dia, aproveitando que estávamos sós, lhe falei de minhas suspeitas e, obtive como resposta, outro enigmático sorriso e a frase: - Vou pesquisar o significado na internet, depois lhe conto. - Me sentindo muito esperta, comecei a rir e lhe disse: - Boa idéia! Também vou fazer minhas pesquisas na internet. - Agora foi sua vez de rir e, enquanto se afastava, dizer: - Não se esqueça de procurar o significado das rosas. Elas tem mensagens especiais.

Me senti como um peixe que acaba de ser fisgado mas, naquela noite, não dormi. Após ler o significado das azaléias vermelhas - amor antigo, duradouro - li tudo o que encontrei sobre rosas. Além das cores das pétalas, o significado das rosas é diferente, se a flor é recebida com ou sem folhas, com ou sem espinhos. Difícil, seria esperar o próximo final de semana, quando nos encontraríamos novamente e eu poderia lhe falar sobre minhas descobertas. Mas, nesse dia, mais uma vez, ele me surpreendeu, ao chegar sem que eu percebesse e colocar, diante de mim, uma rosa, dizendo: - Uma flor para outra flor!

Enquanto nossos amigos riam e debochavam da frase, tentei lembrar de tudo que havia lido sobre a linguagem das rosas. Botão de rosa com folhas, mas sem espinhos, significa esperança. Mensagem: " Posso ter esperança?" Com o coração disparado, rocei os lábios nas pétalas da rosa, respondendo: "Sim!"

Lenise Resende