ENCICLOPÉDIA DA IMPRENSA BRASILEIRA ALTERNATIVA

A obra tem como fontes os acervos particulares de Edmilson Sanches (no que diz respeito ao Estado do Maranhão) e de Leila Míccolis (quanto ao restante do país), até a presente data, inclusive os zines eletrônicos.
Características: Tiragem inicial de 2.000 (dois mil) exemplares com cerca de 300 páginas; formato 21 cm x 28 cm; miolo em papel pólen soft, costurado e colado e capa em cartão supremo, plastificada.
 

        Autores:

Edmilson Sanches (responsável pelas publicações maranhenses)

Professor, Técnico em Contabilidade,  Jornalista, Radialista, Palestrante, conferencista, consultor. Constam entre suas atividades profissionais: Pesquisador na área de Segurança Pública, Violência, Criminalidade, Desenvolvimento e Desemprego, com diversos artigos publicados e palestras feitas,  diversos livros escritos e publicados nas áreas de Administração, Comunicação e Desenvolvimento. Da sua obra, constam: “Desenvolvimento com envolvimento",  Teoria e Prática de Gestão Participativa”, trabalho que foi selecionado entre estudiosos de diversos países para compor o Anuário da ONU/UNESCO e Universidade Metodista de São Paulo em 1997;  2) “Cultura, poder e mudança no Banco do Nordeste" (administração; cultura organizacional). 3) “Dez para você" (motivação). 4) “Comunicação interna - Produtos e Processos, Meios e Mensagens para a Gestão de Seres Humanos nas Organizações” (administração); 5) “O vôo da imaginação e o caminho da realização"(criação literária e produção gráfica); textos também diversos na Revista Econômica do Nordeste Consultor nas áreas de Comunicação Social, Desenvolvimento Regional, Administração Pública, Gestão de Seres Humanos (RH). No serviço público, foi secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, secretário de Comunicação e Cultura e subsecretário de Governo e Projetos Estratégicos. Em Fortaleza e Brasília, foi coordenador de Comunicação Interna e assessor da presidência do Banco do Nordeste, onde trabalhou mais de 20 anos Ex-Superintendente do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz. Aividades sociocomunitárias:  Presidente de Honra do Conselho Municipal de Educação de Imperatriz. Presidente do Conselho Consultivo e Deliberativo do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública); Conselheiro da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Contabilistas. Fundou e dirigiu a Academia Imperatrizense de Letras, a Associação de Imprensa da Região Tocantina, o Sindicato dos Jornalistas e Radialistas (Imperatriz). Ex-diretor-executivo da Federação Nacional da Imprensa (FENAI/FAIBRA – Brasília-DF). Ex-diretor da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Associação Profissional dos Contabilistas de Imperatriz, Associação Artística de Imperatriz. Membro fundador da Plenária Urbana de Imperatriz (PLURI), Academia Caxiense de Letras, Fórum Tocantino, Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos. Auxiliou na criação de dezenas de associações e outras entidades comunitárias e profissionais.

Participação nos seguintes jornais maranhenses: Campus II, CONSEGuindo, Desafio, Dial, Os Fatos, Folha do Maranhão do Sul, Gazeta, Gazeta do Tocantins, Hora H, Informativo Imperatriz Maranhão, Informativo Meridien, Informativo Mirante, Innovação (DF), Jabá New$, JORGREM - Jornal do Grêmio, Jornal da Gente (DF), Jornal da Gente (MA), Jornal de Açailândia, Jornal de Negócios, Jornal do Interior, Jornal do Mariano da Banca 2002, Jornal da Praia, Jornal do Servidor, Motivação, Nós, Nosso Jornal, Opinião e Debate, O Sabiá, Safra - Jornal de Literatura, O Timbira (RJ), O Tocantins, O Universitário, Verbo.
 
 


Leila Míccolis (responsável pelas publicações dos demais Estados)

Ex-advogada, carioca, 25 livros editados (poesia e prosa), obras publicadas na França, México, Colômbia, África, Estados Unidos e Portugal, teatróloga, roteirista de cinema e escritora de novelas de televisão, entre elas: “Kananga do Japão”, “Barriga de Aluguel” e “Mandacaru”. Elaborou verbetes para a “Enciclopédia de Literatura Brasileira” (MEC/OLAC) e também publicou: “Catálogo da Imprensa Alternativa”, 1986, pela RioArte/Prefeitª do RJ. Publicada na Revista Poesia Sempre nº 7 (Biblioteca Nacional/MEC), consta do Banco de Dados Informatizados do Banco Itaú - Módulo Literatura Brasileira, Setor Poesia (categoria: “Tendências Contemporâneas”) e dos “Cadernos Poesia Brasileira” - vol. 4, “Poesia Contemporânea”, editado pela mesma instituição, 1997. Seu livro reunindo sua obra quase completa, “Sangue Cenográfico” (Ed. Blocos, 1997) tem prefácios de Heloísa Buarque  de Hollanda, Nélida Piñon, Gilberto Mendonça Teles, Ignácio de Loyolla Brandão. Sua obra é citada e analisada por escritores como: Affonso Romano de Sant’Anna (Ed. Vozes/1978), Glauco Mattoso (Ed. Brasiliense/1981),  Jair Ferreira dos Santos (idem/1986), Assis Brasil (Ed. Imago/FBN/UMC, 1998). Co-edita com Urhacy Faustino: Blocos - Revista Cultural,  impressa e pela Internet. Em 1986, publicou "Catálogo da Imprensa Alternativa" (pesquisa, elaboração e redação dos verbetes), listando e historiando cerca de 800 pubicações constantes da publicação da RioArte até início de 1982. Capa: Rubem Grilo (EUA), Ed. RioArte, Secret. Munic. de Cultura, RJ. Tem um ensaio sobre "Alternativos na Poesia e no Jornalismo a partir de 1960", Ed. Tcvhê!/RS, 1987 e trabalhou na "Enciclopédia da Literatura Brasileira", MEC/OLAC (1991) e (OLAC), Ac. Brasileira de Letras (ABL), Biblioteca Nacional e Global, RJ (2002), como verbetista, redatora de verbetes sobre Imprensa Alternativa (tomo 1) Literatura Independente (tomo 2).
 

Participação  nos seguintes jornais: Décadas de 70 a 80 (até 1989): Abre-Alas (Juiz de Fora/MG), Aldeia – Revista de Cultura Popular/Alternativa (São Paulo/SP), Alfa-Centauri (Belo Horizonte/MG), Alguma Poesia (Rio de Janeiro/RJ), Americanto (Recife/PE), Arca (Londrina/PR), Arsenal de Cultura (Fortaleza/CE), Arte Agora (Franca/SP), Art & Manha Poética, Sapé/PB, Auê – Jornal de Sexualidade (Rio de Janeiro/RJ), Bagaço (João Pessoa/PB),  Boca da Noite (Rio de Janeiro/RJ), Boletim dos Grupos Auê e Somos (Rio de Janeiro/RJ), Canteiro (Salvador/BA), O Capital (Aracaju/SE), Cine imaginário (Rio/RJ), Conchavo Nosso (Rio de Janeiro/RJ), Conclave (João Pessoa/PB),  Cordão (Joinvile/SC), Correio de Poesia (João Pessoa/PB), Destaque (B.Horizonte/MG), Em Cartaz – Jornal de Manifestações (Curitiba/PR), Escrita – Revista Mensal de Literatura (São Paulo/SP), Fala poeta (São Paulo/SP), O Fandango (Recife/PE), Flerte (Aracati/CE), Galope Poético (Joinvile/SC), Gente (Joinvile/SC), Gilete Press (Goiânia/GO), O Grão (Salvador/BA), Hotel das Estrelas (Natal/RN), Hum (Campinas/SP), JA - Jornal da APROSUL – Assoc. Profissionais da Eletrosul (Florianópolis/SC), Jambo (Santo André/SP), Jecoaba (São Paulo/SP), Jornal da Taturana (Santo André/SP), Jornal Dobrabil (São Pulo/SP), Jornal-Éco (Urutaí/GO), Jornal Raiz (Aracaju/SE), Lampião da Esquina (Rio de Janeiro/RJ), Leia Poesia Para Viver a Vida (Recife/PE), Luta e Prazer (Rio de Janeiro/RJ), 1900 (Rio de Janeiro/RJ), Maçaneta (Rio/RJ), Matéria Prima (Caxias do Sul/RS), Momento (São Paulo/SP), Mostra Visual de Poesia Brasileira (Campos/RJ), Muiraquitã (Guarulhos/SP), Mulher (Salvador/BA), Mural de Poesias (João Pessoa/PB), Musipoétical (SP), Mutirão (Bauru/SP), Namarra (Cuiabá/MS), Pan Artes (SP), Pão & Passo (Belo Horizonte/MG), Picaré (Santos/SP), Pirauá (SP/SP), Pipocalipse (Recife/PE), Poema Convidado (Colorado/USA), Poemagia (S. Paulo/SP), Poemas e Protestos (Feira de Santana/BA), Poesia Descartável (Rio de Janeiro/RJ), Poesia Livre (Ouro Preto/MG), Potyranga – Informativo Alternativo (São Miguel Paulista/SP), Pro Domo Mea (Sabará/MG), A Prosa (Brasília/DF), Radioliteratura (Caraguatatuba/SP), Raiz – uma Revista pela Arte Alternativa (Aracaju/SE), Rato de Praia (Salvador/BA), Rebu (João Monlevade/MG), Recanto (Belo Horizonte/MG), Semente (Santos/SP), Saideira (Brasília/DF), Solux – Jornal Literário (SP/SP), Suplemento da Tribuna da Imprensa (Rio de Janeiro/RJ), Suplemento Literário do Jornal dos Lagos (Alfenas/MG), Suplemento Literário D’O Minas Gerais (Belo Horizonte/MG), Trote (Salgueiro/PE – Rio de Janeiro/RJ).

Décadas de 90 até hoje: Acontecências (Paulista/PE), Almenara (Londrina/PR), Amigos e Literatura (S. Pedro das Águas/SP), Anti - Fanzine (Niterói/RJ), Arrecifes (Recife/PE), Artstação (Uberlândia/MG), Azues (Garibaldi/RS), Balaio Incomum (RJ), Balaio Poético (Brasília/DF), Blocos (revista impressa e eletrônica, co-editora), Boa Vida Magazine (Itu/SP), O Boêmio (Matão/SP), Casa do Poeta (Rio de Janeiro/RJ), Centopêlha (Petrópolis/RJ), Com/paixão (Caxias do Sul/RS), Companheiro (João Pessoa/PB), Cristais de Poesia (SP), Desmaio Publiko (Nova Iguaçu/RJ), D'Versos (São Paulo/SP), Égoïsme (Uberlândia/MG), Enlace de Poetas (RJ), Entre Amigos (Caxias do Sul/RS), Entre Azues (Caxias do Sul/RS), Espaço Poético (Patos de Minas/MG), Estro (Brasília/DF), Eu lírico (Recife/PE), O Fingidor (Manaus/AM), Folha poética (Fortaleza/CE), For the hard-core reader (Bluffton/USA), (29), Fragmentos (Caxias do Sul/RS), Francisletras (Goiânia/GO), Fronte Cultural (Chapecó/SC), Garatuja (Bento Gonçalves/RS), Gazeta Cultural (Curitiba/PR), Hum (Campinas/SP), I Kara-kati (Pau dos Ferros/RN), A Ilha (Joinville/SC), Independente (Rio de Janeiro/RJ), Informe Rose's (Cuiabá/MT), Jornal A Verdade (Contagem/MG), Jornal do Mal (Natal/RN), Jornal Informando & Educando (Niterói/RJ), O Jornalzinho (RJ), Jornalzinho Maringaense (Maringá/PR), Koisalinda (Ribeirão Preto/SP), A Ladeira (Olinda/PE), Letraz (Bauru/SP), Literapura, (Sapé/PB), O Literário (RJ), Literatura - Revista do Escritor Brasileiro (Brasília/DF), Literatura & Arte (Vitória/ES), Livros & Afins (Brasília/DF), Love for Womens (Embu/SP), Meio-Tom Poesia e Prosa (Atibaia/SP), Momento Lítero-Cultural (Alto Madeira/RO), Mulheres Emergentes (B. Horizonte/MG), Nicolau (Curitiba/PR), Notas Literárias (Maceió/AL), Nozarte (Rio de Janeiro/RJ), Oficina Cadernos de Poesia (RJ), Olhar Lacana (Piuí/MG), Opinar é preciso! (Rio Claro/SP), O que presta contas (Ipatinga/MG), Pan Artes (São Paulo/SP), Pantanal (Florianópolis/SC), Pégaso (Santos/SP), Pensaminto (Cataguases/MG), Pérola em Poesias (Rio de Janeiro/RJ), Pleno Saber (RJ), Poemia (Curitiba/PR), Programação cultural (São Bernardo do Campo/SP), Pro-Texto (Recife/PE), O Radar (Apucarana/PR), Reticências (Cândido Mota/SP), Reviragita (Embu/SP), Revirarte (Mariana/MG), Revista do Grupo de Poesia "Guilherme de Almeida" (Catanduva/SP), Roots (Manaus/AM), 6ª Mostra de Poesia (Cambuquira/MG), O Tablóide (Stª Rita de Passa Quatro/SP), Tem Tativa (Ipatinga/MG), Tendrie (Curitiba/PR), Tortura (Uberlândia/MG), Tudo! (Volta Redonda/RJ), Tudo é poesia (Campo Grande/MS), UK Brazil (Londres/Brasil), União, Força e Trabalho é Cultura - UNIFORT (S. Pedro/SP), Versos Livres (Guarulhos/SP), Vê se versas (Rezende/RJ), Zé da Silva (São Paulo/SP), Zine Lucidez (Ituiutaba/SP).
 

Arte/Diagramação/Montagem:

                                                                                            Urhacy Faustino

Brasileiro, nasceu em Cândido Mota, interior de SP, e vive no RJ. Escritor, artista plástico, ator e webdesigner. Estuda Interpretação teatral na Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Tem onze livros editados: em poesia, Os Lírios negros (96), Nus anos 80 (88), Laços e embaraços, com Mário Matos (89), Só se for a 2, com Leila Míccolis (90), Olhos rasgados (94); Estalos, também com Leila (97), Sonhos e Confiscos (97), Gênese revisitada (99); em literatura infantil,  Bom dia sol, boa noite lua, com Sandra Mara Amaral (89) e O pulo do sapo, com Cláudia Pacce (91),  já em 9ª edição, Ed. Moderna. Em romance, Colibri deflora os chats — Sexo, Amizade e Amor pela Internet (97). Com Leila Míccolis edita Blocos - jornal cultural alternativo, em dois formatos: impresso e revista eletrônica. Como Webdesigner de Blocos tem prêmios internacionais e, como editor, é responsável pela produção de cerca de 150 livros da Blocos Editora, sendo, também, ilustrador da maioria das capas das obras encontradas na Livraria Virtual.