BLOCOS: UMA OUTRA MENTALIDADE DE EDITORA
Blocos é uma editora com um curriculum apreciável, inclusive com três prêmios internacionais, conferidos pelo I.W.A. de Bluffton/Estados Unidos (um pelo "Blocos - Jornal de Cultura Alternativa", 1995, e o outro pelo "Catálogo da Produção Impressa dos Anos 90", 1996). No Brasil, recebeu prêmios da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (1998), do Cantinho do Poeta (2000) e, em 2001, o Prêmio Qualidade Brasil (estatueta que equivale a um óscar nacional).
Todos estes méritos, Blocos conquistou livro a livro, fazendo da editoração uma manifestação artística, em si, porque uma obra é um conjunto de elementos raros, especiais, inseparáveis, eternos. É necessário valorizá-los, para que haja um entrosamento total, uma entrega perfeita. O amor ama os detalhes e sorve as delícias de cada curva, de cada nuance e de cada ângulo. Quem ama os livros quer o melhor para eles, e sofre ao vê-los mal acabados, com cortes imperfeitos, papel inferior, sem diagramação, capas banalizadas e sem criatividade. Não fazemos isso, somos realmente uma editora diferente da maioria, a começar pelo fato de divulgarmos 5.000 autores, dentre os quais no máximo 300 publicaram conosco. Portanto, é visível que não fazemos o site com intuitos de "arrebanhar clientes", ou já teríamos parado há tempo, a sete anos atrás; mas, também, justo porque não colocamos o "lucro" acima dos nossos princípios, é que não precisamos oferecer o "menor preço do mercado", ávidos por "ganhar concorrências", e nem substituímos cerejas por jujubas coloridas, porque há diferença na qualidade, nas propriedades e no sabor, mesmo que possam assemelhar-se à distância, pela cor.
Lucrar assim será mesmo lucrar? Em termos editoriais, preços menores equivalem a serviços precários, pois o "muito barato" inclui apenas a impressão da obra e mais nada; diferente é utilizar material de primeira, capa ilustrada por artistas plásticos ou webdesigners criativos, acabamento esmerado (costurado e colado), orientação técnica especializada no momento da escolha, seleção e organização do material a ser publicado, divugação pela internet em um grande site, e apoio no lançamento no Rio, atrávés inclusive da mala direta dos autores da Editora e de um público dirigido, interessado em literatura. Já pensou se você fosse pagar por cada um desses serviços, separadamente? Depois de pesar todas essas vantagens você há de concluir que o retorno da sua publicação veio tão pouco quanto o que você pagou - na mesma proporção.O marido entrou em casa exausto e sem fôlego.
— O que aconteceu? — perguntou a mulher.
— Tive uma idéia sensacional — disse sorrindo, orgulhosamente. — Vim correndo até em casa atrás do ônibus e poupei 1 real.
Ela fechou a cara e comentou balançando a cabeça em sinal de desaprovação:
— Bem típico seu, sempre pensando pequeno, não é?... Por que não correu atrás de um táxi para poupar 10 reais?
Acompanhar a vida de um livro - da criação ao nascimento da cria - é sentir as dores do parto em nossa própria pele. Natural: somos escritores, que editam, e não o contrário - diferença que se faz notar inclusive através dos nossos atuais projetos de pesquisa, tão amplos, em prol preservação da memória artística e jornalística do país. Para além da Literatura, como escreveu uma de nossas autoras, Liane Orzechowsky dos Santos, estamos fazendo História.
Por tudo isto é que nesta trajetória procuramos autores também ousados, que voem alto conosco, capazes de colocar a obra de arte acima do retorno financeiro imediatista, por acreditarem no que fazem, e de encarar a publicação de um livro não como um gasto supérfluo a mais, do qual podem vir a se arrepender depois, mas como um investimento ao mesmo tempo pessoal e coletivo, doação essencial de si para a lucidez do mundo. Você é assim? Então temos certeza de que fecha conosco.