logotipo




BLOCOS: UMA OUTRA MENTALIDADE DE EDITORA

Blocos é uma editora com um curriculum apreciável, inclusive com  três prêmios internacionais, conferidos pelo I.W.A. de Bluffton/Estados Unidos (um pelo "Blocos - Jornal de Cultura Alternativa", 1995, e o outro pelo "Catálogo da Produção Impressa dos Anos 90", 1996). No Brasil, recebeu prêmios da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (1998), do Cantinho do Poeta (2000) e, em 2001, o Prêmio Qualidade Brasil (estatueta que equivale a um óscar nacional).

Todos estes méritos, Blocos conquistou livro a livro, fazendo da editoração uma manifestação artística, em si, porque uma obra é um conjunto de elementos raros, especiais, inseparáveis, eternos. É necessário valorizá-los, para que haja um entrosamento total, uma entrega perfeita. O amor ama os detalhes e sorve as delícias de cada curva, de cada nuance e de cada ângulo. Quem ama os livros quer o melhor para eles, e sofre ao vê-los mal acabados, com cortes imperfeitos, papel inferior, sem diagramação, capas banalizadas e sem criatividade. Não fazemos isso, somos realmente uma editora diferente da maioria, a começar pelo fato de divulgarmos 5.000 autores, dentre os quais no máximo 300 publicaram conosco. Portanto, é visível que não fazemos o site com intuitos de "arrebanhar clientes", ou já teríamos parado há tempo, a sete anos atrás; mas, também, justo porque não colocamos o "lucro" acima dos nossos princípios, é que não precisamos oferecer o "menor preço do mercado", ávidos por "ganhar concorrências", e nem substituímos cerejas por jujubas coloridas, porque há diferença na qualidade, nas propriedades e no sabor, mesmo que possam assemelhar-se à distância, pela cor.

O marido entrou em casa exausto e sem fôlego.
— O que aconteceu? — perguntou a mulher.
— Tive uma idéia sensacional — disse sorrindo, orgulhosamente. — Vim correndo até em casa atrás do ônibus e poupei 1 real.
Ela  fechou a cara e comentou balançando a cabeça em sinal de desaprovação:
— Bem típico seu, sempre pensando pequeno, não é?... Por que não correu atrás de um táxi para poupar 10 reais?
Lucrar assim será mesmo lucrar? Em termos editoriais, preços menores equivalem a serviços precários, pois o "muito barato" inclui apenas a impressão da obra e mais nada; diferente é utilizar material de primeira, capa ilustrada por artistas plásticos ou webdesigners criativos, acabamento esmerado (costurado e colado), orientação técnica especializada no momento da escolha, seleção e organização do  material a ser publicado, divugação pela internet em um grande site, e apoio no lançamento no Rio, atrávés inclusive da mala direta dos autores da Editora e de um público dirigido, interessado em literatura. Já pensou se você fosse pagar por cada um desses serviços, separadamente? Depois de pesar todas essas vantagens você há de concluir que o retorno da sua publicação veio tão pouco quanto o que você pagou - na mesma proporção.

Acompanhar a vida de um livro - da criação ao nascimento da cria - é sentir as dores do parto em nossa própria pele. Natural:  somos escritores, que editam, e não o contrário - diferença que se faz notar inclusive através dos nossos atuais projetos de pesquisa, tão amplos, em prol preservação da memória artística e jornalística do país. Para além da Literatura, como escreveu uma de nossas autoras, Liane Orzechowsky dos Santos, estamos fazendo História.

Por tudo isto é que nesta trajetória procuramos autores também ousados, que voem alto conosco, capazes de colocar a obra de arte acima do retorno financeiro imediatista, por acreditarem no que fazem, e de encarar a publicação de um livro não como um gasto supérfluo a mais, do qual podem vir a se arrepender depois, mas como um investimento ao mesmo tempo pessoal e coletivo, doação essencial de si para a lucidez do mundo. Você é assim? Então temos certeza de que fecha conosco. 


Caixa Postal,  113771
24900-000 Maricá/RJ
(0xx21) 2634 0002
blocos@blocosonline.com.br
editorablocos@bol.com.br