OBJETIVO
Trata-se de uma iniciativa que pretende reunir os poetas brasileiros mais
representativos de todos os tempos: dos quinhentistas aos internautas,
dando um significativo e extenso panorama da poesia feita em nosso país,
durante estes cinco séculos de Descobrimento.
O projeto se dispõe a colocar em uma antologia cerca de 400
poetas vivos e mortos, reunindo passado e presente literários brasileiros,
indispensável ao pesquisador, ao educador, aos alunos, ao historiador,
ao literato, escritores e aos amantes da poesia.
Para realizar tal objetivo, fizemos extensa pesquisa para escolher,
com rigor crítico e através de dados pessoais, os poetas
que mais contribuíram para o panorama poético nacional, muitos
deles também jornalistas, professores, diplomatas, biblioteconomistas,
etc.
Podemos resumir nosso método de trabalho da seguinte maneira:
catalogamos cada poeta de acordo com sua época e, conseqüentemente,
com a escola ou movimento literário aos quais pertence: quinhentismo,
arcadismo, romantismo, parnasianismo, simbolismo, modernismo (protomodernismo,
e pós-modernismo), vanguardas, concretismo, geração
70 e poetas deste final de século, ou seja, a poesia atual, rica
de manifestações poéticas, inclusive multimídias
– poesia holográfica, visual, computer poetry, sonora, etc.
Cada escola ou movimento tem, como introdução, uma breve
apreciação de um participante, expert ou professor de literatura,
que lhe dará as explicações e os contornos teóricos
necessários para a localização e melhor compreensão
da poesia dentro de seu contexto histórico-social.
Além de preencher a lacuna dos livros didáticos escolares,
que não analisam nem compilam os novos movimentos poéticos
nacionais, este volume ainda será de grande utilidade na área
de literatura comparada, pelos dados e informações que conterá.
Cada poeta terá um resumo de seus dados biobibliográficos
e a transcrição de uma poesia.
Este projeto será lançado nas comemorações
do ano 2000, pela Editora Blocos, do Rio de Janeiro, junto aos festejos
dos quinhentos anos de Descobrimento.
“Brasil – 500 Anos de Poesia” mostrará a exuberância de
nossa mais nobre matéria-prima: a criatividade de nossa gente, constituindo-se
em uma grande homenagem e uma profunda prova de amor à nossa Terra,
e aos seus poetas.
CONCEPÇÃO,
PESQUISA E EDITORA
A pesquisa está a cargo de Leila Míccolis, escritora carioca
de cinema, teatro e televisão, poeta com cerca de trinta livros
de publicados, vinte e três em poesia, tendo seu livro mais recente
“Sangue Cenográfico”, Ed. Blocos, 1998, prefácios de quarto
renomados intelecutais brasileiros: Ignácio de Loyolla Brandão,
Heloísa Buarque de Hollanda, Gilberto Mendonça Telles e Nélida
Piñon (ex-Presidente da Academia Brasileira de Letras). Tem poemas
traduzidos para o inglês, francês e espanhol, constando de
obras em Portugal, Estados Unidos, México, Espanha, Angola, Sua
obra poética é citada e analisada por escritores como: Affonso
Romano de Sant’Anna (Ed. Vozes/1978), Glauco Mattoso (Ed. Brasiliense/1981),
Jair Ferreira dos Santos (idem/1986), Assis Brasil (Ed. Imago/FBN/UMC,
1998) e está no Banco de Dados Informatizados do Banco Itaú
– Módulo Literatura Brasileira, Setor Poesia (categoria: “Tendências
Contemporâneas”), selecionada ao lado dos nomes mais significativos
da atualidade. Em 1977, foi publicada pelos “Cadernos Poesia Brasileira”
- vol. 4, “Poesia Contemporânea”, editado pela mesma instituição,
onde constam apenas 15 poetas mais importantes da literatura brasileira
atual. Na área de pesquisa, fez também parte do corpo redacional
da Enciclopédia da Literatura Brasileira, 2 vol., editada pelo Ministério
da Educação/OLAC, RJ, 1990.
A concepção gráfica é de responsabilidade
de Urhacy Faustino, paulista, romancista e autor de literatura infantil
(Ed. Moderna, com livro já na 8ª edição), poeta,
com oito livros de poesia já editados, artista plástico,
com diversas exposições no Rio de Janeiro, webmaster da revista
eletrônica do mesmo nome: Blocos, site literário brasileiro,
mais premiado pela qualidade de seu design exclusivo, feito por ele próprio.
A home page de Blocos tem prêmios internacionais de diversos países:
Itália, França, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suécia,
etc., totalizando 70 prêmios até a presente data. Com cerca
de 1.200 poetas brasileiros contemporâneos on line. É também
o diretor executivo e o programador gráfico da Editora Blocos, que,
com o Catálogo da Produção Poética impressa
nos anos 90, obteve prêmio da IWA – Internacional Writers and
Artistes Associations/U.S.A. (“The Best Catalog of Poetry”- 1996).
A Blocos – Editora, Consultoria, Assessoria, Produções
Artísticas, Ltda., empresa, incumbida de publicar a obra “Brasil
- 500 Anos de Poesia”, é de propriedade de Urhacy Faustino e Leila
Míccolis. A firma tem 10 anos de atuação no mercado,
diversos prêmios pela qualidade de seus livros e ousadia de suas
iniciativas. Sua linha editorial é voltada principalmente para a
poesia brasileira, tendo mais de 100 livros nesta área, e de sua
lista de autores já constam grandes nomes como Hygia Ferreira (professora
que descobriu livro de poemas de Euclides da Cunha), Ney Reis, Celso Gutfreind,
Gilberto Mendonça Telles, Eunice Arruda, Políbio Alves, Clélia
Romano, Hugo Pontes, Sebastião Nunes, Philadelpho Menezes, Álvaro
de Sá, Fernando Py, Alice Ruiz, entre outros. Pela Internet, mantém
a Livraria Virtual, onde podem ser vista a qualidade gráfica de
seu trabalho editorial.
FICHA TÉCNICA
APOIO TÉCNICO - PluriCorp S.A.
REALIZAÇÃO - Poesia & Atos
DIREÇÃO DE APOIO TÉCNICO - Sandra Butcher
Vladimir Rioli
EDITORA - Blocos Editora
CONCEPÇÃO - Urhacy Faustino
PESQUISA - Leila Míccolis
DIREÇÃO DE NÚCLEO - Assef Kfouri
PRODUÇÃO EXECUTIVA - Bia Venturini
NOSSA EMPRESA
A Pluricorp S.A, já com dez anos de atuação no mercado,
presta serviços de consultoria e assessoria especializada(engenharia
financeira e societária), tanto a empresas industriais e comerciais,
como a instituições financeiras.
Organizada em seis núcleos de atividades, a PluriCorp S.A pode
assim oferecer seus serviços dentro dos padrões técnicos
que esse tipo de consultoria requer, harmonizando celeridade de procedimentos
com qualidade e eficiência.
Com uma equipe técnica de coordenadores e consultores especializados,
os núcleos contemplam modelagens personalizadas, voltadas para implementar
projetos, nos mais variados mercados, considerada não só
a peculiaridade de cada um deles, mas também a conjuntura de cada
estruturação.
Dentro desse conceito de modelagens personalizadas, a PluriCorp S.A
oferece os seguintes núcleos de trabalho: Núcleo de Mercado
de Capitais, Núcleo de Gestão Contratada, Núcleo de
Gestão de Passivos, Núcleo de Autogestão, Núcleo
de Gestão Imobiliária e Núcleo de Marketing Cultural.
O Núcleo de Marketing Cultural tem como objetivos: captar recursos
junto a empresas privadas e/ou estatais, para investimento em projetos
de arte e cultura, com base nas leis federais, estaduais e municipais de
incentivo fiscal; criar projetos com recursos próprios ou obtidos
via mecenato, patrocínio, parceria ou incentivo fiscal; administrar
recursos de projetos incentivados ou patrocinados; editar e publicar livros
e cds, sobretudo de literatura; produzir e/ou organizar eventos de
arte e cultura.
O INVESTIMENTO EM CULTURA
Os incentivos que o governo oferece a empresas que investem em projetos
culturais vêm confirmar, entre nós, a forte tendência
internacional no mundo dos negócios: a crescente opção
pelo marketing cultural.
A legislação federal de incentivo à cultura(Leis
Rouanet e do Audiovisual) tem dado grande estímulo à produção
cultural e artística no país, facilitando a parceria entre
produtores e empresas.
O projeto “Adote um Escritor”, ao abrigo da Lei Rouanet, permitirá
que o investidor deduza 4% de seu imposto de renda.
DIVULGAÇÃO
• Forte ação de assessoria de imprensa, na cidade de São
Paulo, com 60 dias de antecedência ao lançamento;
• Coquetel de lançamento do livro em noite de autógrafos;
• Divulgação do livro pela internet em site próprio
e por intermédio de envio de e-mail para tres mil endereços
eletrônicos;
• Divulgação do lançamento em todos os jornais
do interior do estado de São Paulo, via mala direta;
• Distribuição do livro para bibliotecas públicas
e entidades públicas das áreas de educação
e cultura.
RETORNO DE INVESTIMENTO
• Isenção de 4% do imposto de renda;
• logomarca institucional e/ou de produto, com destaque de chancela
de apresentação, em toda ação gráfica
do trabalho;
• citação do patrocinador em toda a ação
de assessoria de imprensa, sempre que possível;
• peça promocional, fornecida pelo patrocinador, oferecida no
coquetel de lançamento e que será anexada ao press-kit
de imprensa;
• banner com logomarca institucional e/ou de produto, com destaque
de chancela de apresentação na página de abertura
do site;
• 1.500 livros para o patrocinador.
VALOR DO INVESTIMENTO
PRODUÇÃO LIVRO:
R$ 112.400,00
DIVULGAÇÃO :
R$ 30.400,00
ADMINISTRAÇÃO DO PROJETO:
R$ 22.010,00
CAPTAÇÃO:
R$ 21.700,00
IMPOSTOS:
R$ 17.784,63
TOTAL:
R$ 244.294,63
CONTATO COMERCIAL: PluriCorp S/A - Núcleo
de Marketing Cultural
Av. Paulista, 2439 - 10º andar
Tel.: (011) 3060-9700 / 3060-9490
início do projeto