1 - 3ª feira
17h30min - 6º Ciclo de Conferências: "Centenário de Morte de Euclides da Cunha". Coordenação:
Alberto Venancio Filho.
José Maurício Gomes de Almeida: "Os Sertões: Uma epopéia dos vencidos". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
8 - 3 ª feira
17h30min - 6º Ciclo de Conferências: "Centenário de Morte de Euclides da Cunha". Coordenação: Alberto Venancio Filho.
Nísia Trindade Lima: "Euclides da Cunha e o pensamento social brasileiro". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
15 - 3 ª feira
17h30min - 6º Ciclo de Conferências: "Centenário de Morte de Euclides da Cunha". Coordenação: Alberto Venancio Filho.
Francisco Foot Hardman: "Euclides e a Amazônia". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
22 - 3 ª feira
17h30min - 6º Ciclo de Conferências: "Centenário de Morte de Euclides da Cunha". Coordenação: Alberto Venancio Filho. Johns: "Confluências de linguagem em Euclides da Cunha e Guimarães". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
24 - 5ª feira
17h30min - Mesa Redonda sobre "10 Anos sem João Cabral de Melo Neto". Coordenação: Ivan Junqueira. Palestrantes: Antonio Carlos Secchin, Nicolás Extremera Tapia e Lêdo Ivo. Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
29 - 3 ª feira
17h30min - 6º Ciclo de Conferências: "Centenário de Morte de Euclides da Cunha". Coordenação: Alberto Venancio Filho. Ricardo Ventura Santos: "A antropologia de Os Sertões". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO:
A ABL inaugura exposição "Euclides, Um Brasileiro" em homenagem ao centenário de morte do autor de "Os Sertões" Em comemoração ao centenário de morte do Acadêmico e escritor Euclides da Cunha, a Academia Brasileira de Letras inaugurou no dia 27 de agosto, a exposição "Euclides da Cunha, um brasileiro", que ficará abrigada no Centro Cultura da ABL até o final de outubro.
A mostra contará com documentos que registram os dois anos e meio em que Euclides ocupou a Cadeira nº 7 da Academia, assim como constará da exibição de vídeos e de painéis iconográficos, de textos de Euclides da Cunha, ou sobre ele, correspondência (com Machado de Assis, Afonso Celso, Max Fleuiss, Gustavo Masson. José Verísssimo, entre outros), além de objetos pessoais, cartões postais manuscritos (quando de sua viagem de reconhecimento ao Purus e Alto Juruá), fotos e também espadas, facões, projéteis recolhidos em Canudos.