03 - 3ª feira
17h30min - 2º Ciclo de Conferências: "Cânon, antologias e formação de leitores”. Coordenação: Acadêmico Domício Proença Filho.
Beatriz Resende: "O cânon em questão II". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca. .
10 - 3ª feira
17h30min - 3º Ciclo de Conferências:
"Caminhos do teatro brasileiro". Coordenação: Acadêmico Cícero Sandroni.
João Roberto Faria: "A revolução de Nelson Rodrigues". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
17 - 3 ª feira
17h30min - 3º Ciclo de Conferências: "Caminhos do teatro brasileiro". Coordenação: Acadêmico Cícero Sandroni. Tânia Brandão: "As grandes companhias e a profissionalização". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
24 - 3 ª feira
17h30min - 3º Ciclo de Conferências: "Caminhos do teatro brasileiro". Coordenação: Acadêmico Cícero Sandroni.
Salgado Maranhão: "Dos folguedos ao palco". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca. Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
26 - 5ª feira
17h30min - Seminário "Brasil, Brasis". "O cangaço e a literatura".
Coordenação: Acadêmico Carlos Nejar Palestrantes: Antonio Campos, Felipe Fortuna, Geraldo Ferraz e Leandro Cardoso Fernandes 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
31 - 3 ª feira
17h30min - 3º Ciclo de Conferências: "Caminhos do teatro brasileiro". Coordenação: Acadêmico Cícero Sandroni. Flávio Marinho: "Presença dos musicais" (conferência musicada com a participação de Zé Renato, Soraya Ravenle e violão). Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
VISITA GUIADA AO PETIT TRIANON
As visitas guiadas, um programa gratuito no centro do Rio de Janeiro, terão início em março. As visitas são uma forma de levar os visitantes a uma viagem no interior da sede da ABL, construção que é uma réplica do Petit Trianon francês, situado em Versailles, através de fatos e histórias curiosas da vida e obra dos acadêmicos, contadas e cantadas por um grupo de atores.
Durante o passeio, no 2º andar da Academia, abre-se ao público a exposição permanente do mobiliário de Machado de Assis, intitulada Machado vive. Esta área, conhecida como Espaço Machado de Assis, é dedicada ao fundador e primeiro Presidente da Academia Brasileira de Letras.
A visita se completa com outras atividades culturais: exibição de filme, leitura dramatizada ou peça teatral, conforme calendário da instituição.
As visitas guiadas da ABL iniciam-se no dia 21 de março e estendem-se até novembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 13h30min. A idade mínima para participar é de 12 anos e os grupos deverão ter, no máximo, 50 pessoas.
A entrada é franca, mas é necessário preencher formulário de reserva . Dúvidas poderão ser sanadas através do telefone (21) 3974-2526 ou pelo e-mail visita.guiada@academia.org.br .
A ABL informa que, para participar da visita, não é permitido o uso de bermudas, shorts, camisetas e chinelos.